sexta-feira, 13 de junho de 2008

.:. JAGUAR COMEMORA 20 ANOS DA LENGENDÁRIA VITÓRIA EM LE MANS .:.


O modelo XJR-9LM (foto acima) cruzou em primeiro lugar na prova histórica de 1988

A Jaguar irá comemorar o 20 aniversário da histórica vitória em 1988 em Le Mans em grande estilo, retornando à corrida com o legendário modelo SILK CUT XJR-9LM. O veículo irá liderar uma volta especial de apresentação da edição deste ano da prova de 24 Horas de Le Mans, que acontece neste sábado (14 de Junho). O vitorioso modelo, de propriedade da Jaguar Daimler Heritage Trust (Fundação dedicada à preservação da memória Jaguar), será pilotado por Jan Lammers.

Junto com os co-pilotos Andy Wallace e Johnny Dumfries, Jan levou o XJR-9LM à vitória largando em sexto na 56° edição da corrida.

Modelo proveniente da evolução do XJR-9, o XJR-9LM foi concebido por Tony Southgate e construído pela escuderia Tom Walkinshaw Racing (TWR) especificamente para correr nas 24 Horas de Le Mans, onde a necessidade da prova — no famoso Retão de Mulsanne — era velocidade máxima em linha reta com pacote aerodinâmico para baixa superfície.

A Jaguar participou da edição da Le Mans com cinco carros XJR-9, todos equipados com motor Jaguar V12 de 7.0 litros e 750 cavalos de potência, baseado no motor 5.3 litros do Jaguar XJS. No final da prova, três carros da Jaguar chegaram na primeira, quarta e 16ª posições.

O vitorioso Jaguar completou as 394 voltas, percorrendo um total de 5332km; o vencedor D-Type de 1957, para fins de comparação, percorreu 4397 km. A Jaguar também foi a grande vencedora do mundial em 1988, com vitória em 6 das 11 provas do Grupo C de Corrida.

Sobre a jaguar

A Jaguar é a marca britânica ícone em carros de luxo e esportivos em todo o mundo. Sua representação na América Latina e Caribe possui sede em São Paulo, de onde realiza suas operações para Brasil e sete países na América Latina e Caribe, por meio do Escritório Regional. A Perspectiva é a agência oficial de comunicação para a marca em toda a região.

A marca oferece a seus clientes diferentes modelos: XK, XJ e X-Type, somados a versões especiais de edições limitadas. O Jaguar XF, que será lançado em 2008, estabelecerá uma nova era para a empresa. Saiba mais em www.jaguar.co.uk.

Nenhum comentário: