terça-feira, 1 de julho de 2008

.:. 'BRASIL SEDIARÁ CONGRESSO MUNDIAL DE ZUMBIDO PELA PRIMEIRA VEZ NA AMÉRICA LATINA' .:.

Grupo de Pesquisa em Zumbido da Faculdade de Medicina da USP, chefiado pela Dra Tanit Ganz Sanchez, conquista, na Suécia, a presidência do maior evento da área e apresenta Aracaju como cidade sede Na última semana o Brasil conquistou o direito de sediar a 10ª edição do 'International Tinnitus Seminar' - evento que reúne, a cada três anos, os 400 principais pesquisadores internacionais da área de zumbido. Desde sua criação em 1979, a sede desse evento historicamente se alterna entre cidades americanas e européias, porém desta vez foi diferente.

Representado pela chefe do Grupo de Pesquisa em Zumbido da Faculdade de Medicina da USP, Prof.ª Dra. Tanit Ganz Sanchez, o Brasil teve uma participação marcante e conquistou espaço definitivo no cenário internacional. Com a apresentação de sete novos trabalhos científicos, uma aula sobre zumbido somatossensorial e a coordenação de trabalhos científicos internacionais no evento, que aconteceu em Goteborg, Suécia, a proposta de candidatura do Brasil possibilitou a vitória ao receber dos membros do International Tinnitus and Hyperacusis Society 57 votos, contra 27 votos para China e 4 votos para os Estados Unidos.

Esta foi a primeira vez que um país da América Latina se candidatou. Depois de consagrada a vitória, o grupo de pesquisadores brasileiros agora se prepara para receber os melhores pesquisadores internacionais no próximo congresso que acontece em 2011, em Aracajú (SE), atualmente a capital brasileira com melhor qualidade de vida.

Dra. Tanit, pioneira de pesquisas locais sobre zumbido, assegura que a vinda deste evento para o Brasil vai motivar mais profissionais para estudarem o zumbido, este sintoma que afeta 28 milhões de brasileiros e que ainda recebe tão pouca atenção de profissionais e autoridades.

Nenhum comentário: