sexta-feira, 18 de julho de 2008

.:. EQUILÍBRIO E BONS PEGAS SÃO A PROMESSA DA SUPER TURISMO PARA ESTE DOMINGO .:.

Muita disputa. É isso o que muita gente espera neste domingo (20), no autódromo do Eusébio, durante a realização da terceira e quarta etapas do Campeonato Cearense de Super Turismo.
Fotos: Divulgação
Luizinho Gonzaga
Pedro Sidrim
André Pontes
Manobras radicais com os carros da equipe Força Bruta

A partir de agora, a competição vai se tornar mais interessante para o público, uma vez que os problemas mecânicos da primeira etapa já foram superados e as equipes tiveram mais tempo para conhecer o equipamento.

“É natural que nas primeiras corridas os engenheiros e pilotos demorem um pouco mais para acertarem o carro, mas para este domingo todo mundo vai estar mais acostumado com o equipamento e vai andar mais próximo”, afirmou o engenheiro Pedro Virgínio, projetista do carro ST2008.

Outro fator de equilíbrio entre os carros é o trabalho de manutenção de motores que é realizado pelo preparador Fábio Araripe, o Fabão, que equalizou a potência de todos os motores em 100 cavalos. Todos os motores foram submetidos ao dinamômetro onde foi calculada a potência de cada um deles e ajustados. Assim, qualquer melhora vai depender do braço do piloto ou do ajuste de calibragem de pneus e altura do aerofólio.

O Presidente da Associação de Pilotos de Turismo do Ceará (APT), Ênio Santos também espera mais disputas, já que os pilotos puderam ajustar os carros e acertar os problemas das etapas passadas.

“Espero que nessas duas etapas as disputas sejam mais intensas. Como o regulamento prevê dois descartes, e muita gente teve problema na estréia, esse fim de semana vai ser decisivo”, ressalta o piloto que também é dirigente.

Neste final de semana a novidade é a estréia do piloto Daniel Busgaib, pela categoria Light. Daniel terá sua primeira participação em competição de automóveis, mas já disputou algumas corridas pelo Campeonato de Motovelocidade 125 cilindradas.

Líder da Super Turismo Light, o piloto da Próton Racing Team, Pedro Sidrim (Protec Tecnologia; DS&A Produções; BLZ Comunicação; Pizza Vignoli e SKY) revela que vai manter a mesma determinação pela vitória apresentada na estréia do Campeonato.

“Vamos procurar manter o mesmo desempenho da última etapa, procurando andar bem na classificação e pensar, ao longo da corrida, em somar pontos para continuar na liderança da competição. É preciso manter a mesma motivação em todas as corridas”, afirma.

Líder da Categoria principal da Super Turismo, o piloto André Pontes vai disputar as duas etapas do Campeonato Cearense da categoria com a certeza de que será o piloto a ser batido nesta dupla rodada de domingo (20). André vai ter que se preocupar com o seu desempenho e com o assédio dos concorrentes.

O piloto vai precisar se concentrar e saber o momento certo na corrida para disputar curvas e ganhar posições. Uma boa classificação na tomada de tempo pode garantir uma corrida mais cautelosa visando somar pontos para se manter na liderança.

Campeão de Turismo em 2007, o piloto Luiz Gonzaga Filho, mais conhecido como Luizinho Gonzaga (MJP Consultores e Advogados, Construtora Potenza), ocupa a sexta colocação da categoria principal da Super Turismo com 18 pontos, e espera, nas próximas corridas, manter a estratégia adotada por ele na temporada passada.

“Espero continuar andando forte, mantendo, porém, a cabeça centrada na pista e aos acontecimentos, fazendo assim uma corrida mais constante e equilibrada, tirando o máximo do carro e do meu potencial buscando sempre as melhores colocações no podium”, afirmou Luizinho.

A Programação da Super Turismo começou hoje (18) com a primeira sessão dos treinos livres. Amanhã (19) a programação segue com os treinos oficiais, já no domingo (20) tem tomada de tempo das 9h e 40mim às 10h e 50mim. A terceira etapa tem início às 12h e a quarta etapa às 14h.

Durante o dia, o público ainda vai conferir o show da Banda Supra Sumo do Rio de Janeiro, acrobacias aéreas com Waldony’s, manobras radicais com os carros da equipe Força Bruta. Os ingressos custam R$5,00 a arquibancada e R$30,00, o camarote do Boteco estarão à venda na portaria do Autódromo.

A Super Turismo é realizada e organizada pela Associação de Pilotos de Turismo do Ceará, com supervisão da Federação Cearense de Automobilismo. O patrocínio é de Grafam, North Shopping, Rabelo, SP Combustíveis e Traxx.

Nenhum comentário: