sábado, 19 de julho de 2008

.:. MÚSICO E PROFESSOR BRASILIENSE MINISTRA OFICINA DE GUITARRA NO FESTIVAL BNB DA MÚSICA INSTRUMENTAL .:.

O músico e professor brasiliense Marcelo Barbosa ministrará a oficina de formação artística “Total Guitar”, nas próximas terça e quarta-feiras (22 e 23), nos períodos da manhã (10h30 às 13h) e da tarde (14h às 17h30), no auditório do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – 3º andar – Centro – fone: (85) 3464.3108), dentro da programação do III Festival BNB da Música Instrumental Marcelo Barbosa

Podem participar da oficina músicos com razoável experiência no instrumento. É necessário que o participante traga a sua guitarra. O objetivo da oficina é ampliar o grau de conhecimento dos alunos sobre a guitarra, abordando ferramentas necessárias para a improvisação sobre diversas situações harmônicas, assim como as principais técnicas aplicadas ao instrumento. Gratuita ao público, a oficina disponibiliza 30 vagas e sua carga horária é de 12 horas-aula. Iniciadas no último dia 8, as inscrições prosseguem até a próxima terça-feira, 22.

TRAJETÓRIA ARTÍSTICA E PROFISSIONAL

Tendo iniciado seu aprendizado musical aos 12 anos, o guitarrista Marcelo Barbosa já era músico profissional aos 17, lecionando em duas grandes escolas de Brasília, antes de abrir sua própria, desenvolvendo um método pessoal de ensino. Assim surgiu o GTR, hoje uma das referências no ensino da guitarra no País.

Marcelo também freqüentou a Berklee College of Music (Boston, Massachussets, EUA) e estudou com mestres como Greg Howe, Lula Galvão, Hélio Delmiro, Toninho Horta, Guinga e Ian Guest, entre outros.

Com uma trajetória musical própria que inclui trabalhos com as bandas Khallice e Zero 10, Marcelo também se destacou com faixas solo em coletâneas como o CD "Guitarras do Cerrado". E passou a integrar o trio de guitarras Tritone, substituindo Frank Solari e tocando ao lado de Sérgio Buss e Eduardo Ardanuy, dois dos maiores guitarristas nacionais de todos os tempos.

Tamanha musicalidade lhe rendeu, além de constantes convocações para compartilhar seus conhecimentos em workshops e revistas especializadas, o privilégio de ter uma guitarra especialmente produzida sob suas especificações: a MB-1, produzida pela Tagima.

Além de ministrar a oficina na próxima semana, Marcelo Barbosa apresenta concerto hoje (sábado, 19), às 17h30, no CCBNB-Fortaleza, dentro da programação do III Festival BNB da Música Instrumental.

Nenhum comentário: