sábado, 19 de julho de 2008

.:. NISSAN QASHQAI, MAIS UM CAMPEÃO DE VENDAS COM TURBO BORGWARNER EM SUA MOTORIZAÇÃO. .:.

O Nissan Qashqai, um Crossover SUV do porte do Hyundai Tucson e pouco maior que o Ford EcoSport, é um campeão de vendas. Tanto assim que, nove meses após seu lançamento, em 2007, o veículo já havia comercializado mais de 100.000 unidades. Para este sucesso contribuiu o desempenho do moderno motor a diesel Renault 1.5 cSi de 4 cilindros, injeção direta e turbo BV39 BorgWarner de geometria variável (VTG). Nissan Qashqai, o primeiro compacto europeu resultado da aliança entre Renault e Nissan

Este propulsor, de 106 HP e torque máximo de 240 Nm, leva o veículo - 4x2 ou 4x4 - a 176 km/h. Em velocidade de cruzeiro, o consumo é de 21,2 quilômetros por litro. Silencioso, o motor do Qashqai ainda atende às normas de poluição Euro3 e, dentro em breve, Euro4.

Para suprir esta inesperada demanda na Europa, a Nissan vem aumentando a produção de sua fábrica de Sunderland, na Inglaterra, e transferiu, em janeiro último, parte da produção do Qashqai para a fábrica de Kyushu. Além do desenho moderno e novidades técnicas, o Qashqai foi eleito o automóvel europeu mais seguro, obtendo a inédita pontuação máxima da Euro-NCAP.

Resultado da aliança Renault e Nissan, este veículo é o primeiro compacto europeu produzido em conjunto por estas montadoras. E, embora tenha características de utilitário esportivo, foi criado visando o uso urbano. Mesmo assim, seu chassi alto, pára-choques grandes e barras de impacto lateral passam a sensação de aventura.

Nenhum comentário: