segunda-feira, 14 de julho de 2008

.:. A NUTRICIONISTA LARA NATACCI CUNHA LANÇA O LIVRO .:.

O livro é fruto de uma pesquisa feita pela nutricionista, desenvolvida após a conclusão de sua especialização na Universidade de Paris V (França) sobre Distúrbios do Comportamento Alimentar. A obra trata de vários assuntos relacionados ao tema, como os fatores desencadeantes, as conseqüências, as particularidades, a prevenção e o tratamento dos distúrbios. E vai surpreender por mostrar aos leitores que os problemas não ficam só nos já conhecidos anorexia ou bulimia, mas abrangem comportamentos que muitas vezes consideramos normais, que ganham destaque por algumas questões abordadas pela nutricionista:

· Você julga saudável ficar durante uma semana comendo só bife, salada, frutas, alimentos diet e light, e compensar no fim de semana, devorando pizzas, doces, massas frituras, álcool e muito mais?

· E seguir por 15 dias a dieta que leu na revista para perder 2 kg antes de um casamento e depois voltar a se descontrolar e engordar tudo de novo?

· E as pessoas que passam dias inteiros ingerindo só líquidos para se “desintoxicar”?

· Você acha ainda correto deixar de consumir um grupo inteiro de alimentos (como os carboidratos, por exemplo) para emagrecer?

· Quem substitui refeições balanceadas por shakes ou sopões tem um comportamento alimentar normal?

No entanto, a maioria das pessoas ignora que esses distúrbios não correspondem apenas a uma maneira anormal de se alimentar. Eles fazem parte de um sistema emocional que afeta profundamente as suas vítimas.1/3 de uma banana a mais por dia = 13 quilos a mais na balança em 10 anos.

O livro também destaca o controle do comportamento alimentar específico e preciso, que permite a manutenção do peso em longo prazo para os indivíduos que são regulados.

Um indivíduo cujo organismo gasta diariamente em média 2500 calorias e que a cada dia consumisse 25 calorias a mais- isto significa 1/3 de uma banana ou uma bolachinha sem recheio-, veria seu peso aumentar em 13 quilos depois de 10 anos.

· Podemos então concluir que as pessoas cujo peso é estável por longos períodos de tempo são capazes de ajustar seu consumo de alimentos, sem cometer um mísero engano de 1%?
·
Será que todas essas pessoas são “experts” em nutrição e metabolismo? Será que eles conhecem detalhadamente seus níveis de gasto e consumo energético?

Seguramente não, pois não existe uma forma simples de medir esses mecanismos. Como eles fazem, então?

Estas e outras respostas o leitor irá encontrar no livro Anorexia, Bulimia e Compulsão Alimentar.

SERVIÇO:
Livro “Anorexia, Bulimia e Compulsão Alimentar”, da nutricionista Lara Natacci Cunha - Editora Atheneu - Número de páginas: 172 - Formato: 14 x 21 cm - Capa: Brochura Preço: R$ 57,00

Nenhum comentário: