terça-feira, 29 de julho de 2008

.:. SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO COMEÇA DIA 1º DE AGOSTO .:.

O nascimento de um filho, especialmente do primeiro, é um momento de completa mudança e felicidade para o casal. Porém com a rotina da vida moderna, falta de tempo e as dificuldades iniciais com o bebê, muitas mulheres acabam se questionando “por que amamentar?”.

De acordo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as crianças devem receber exclusivamente o leite materno até os seis meses de idade. Após essa faixa etária, o leite materno deve ser complementado com outros alimentos, até dois anos ou mais.

Especialistas alertam também que o aleitamento ainda na sala de parto reduz os riscos de doenças, mortalidade neonatal, proporciona benefícios a mamãe como a prevenção da hemorragia pós-parto, além de estimular a produção de leite materno.

Para a mulher, a amamentação reduz a chance de surgimento do câncer de mama e de ovários e ajuda na perda de peso, já que parte das gorduras é transferida para o leite,” afirma o obstetra responsável pela maternidade do Hospital Samaritano de São Paulo, Dr. Edilson Ogeda.

Veja abaixo uma lista de mitos e verdades sobre amamentação, preparada pela Enfermeira Obstetra Especialista em Aleitamento Materno do Hospital Samaritano, Catarina Mendonça.

MITOS E VERDADES SOBRE ALEITAMENTO

Amamentação imediatamente após o parto é saudável?

Verdade. Alimentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir consideravelmente os riscos de mortalidade neonatal, além de contribuir para a recuperação da mamãe. Quanto mais cedo acontecer a primeira mamada, maiores as chances de uma amamentação bem sucedida, além de estimular e fortalecer o vínculo mãe e bebê.

A alimentação da mãe influencia na qualidade do leite?

Verdade. Manter uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras e proteínas é fundamental para que o leite supra todas as necessidades do bebê. Dietas muito restritivas e o uso de bebidas alcoólicas e cigarros pela mãe também podem prejudicar a saúde do bebê.

Existe leite fraco?

Mito. Não existe leite fraco. O leite materno é completo do ponto de vista nutricional, pois contém sais, proteínas, vitaminas, cálcio, gordura, água, além de anticorpos. A aparência do leite pode variar nas distintas etapas da amamentação, em diferentes horas do dia e durante uma mesma mamada, no começo e no final, mas ele nunca é fraco.

A amamentação ajuda a mamãe emagrecer?

Verdade. O aleitamento traz vários benefícios para a mamãe. Além da perda de peso mais rápida após o parto, a amamentação ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, reduz o risco de hemorragia, anemia e câncer de mama.

Existe uma posição ideal para amamentar?

Mito. A melhor posição é aquela em que você e o seu bebê se sentirem mais confortáveis. Encontre um ambiente tranqüilo e agradável, sente-se e segure o bebê de maneira que fique com a cabeça mais elevada que o resto do corpo.

Como tornar a amamentação mais tranqüila e prazerosa?

Nos primeiros meses, o bebê ainda não tem um horário para mamar. Dê o peito ao seu filho sempre que ele pedir. Com o tempo, ele vai fazendo seu horário de mamadas. Antes de começar a dar de mamar, lave as mãos. Sente-se em um local confortável e ajude o bebê a pegar corretamente o peito. Após a mamada, lubrifique os mamilos com o próprio leite.


Não há necessidade de limpar os seios antes ou depois de amamentar. Após a mamada, para proteger a pele contra fissuras, contraia algumas gotas de leite, passe sobre os mamilos e deixe secar.

A amamentação é fundamental para a mãe e bebê. Além de todos os benefícios físicos, o ato fortalece o vínculo de mãe e filho. Vale lembrar também que apenas um médico pode indicar complementos e medicamentos para a mulher e criança.

Nenhum comentário: