quinta-feira, 7 de agosto de 2008

.:. ATRIZ INTERNACIONAL É EXEMPLO .:.

Mais uma história de câncer de mama alerta o universo feminino. Dessa vez, foi com a badalada atriz norte americana Christina Applegate, 36 anos. De acordo com sua agente, Ame Van Iden, e matérias publicadas na imprensa internacional, a atriz descobriu o tumor em fase inicial e não corre risco de morte. A mãe da atriz já havia passado pela mesma situação aos 33 anos de idade e, por conta disso, Christina sempre fizera mamografia e ultra-som como ação de detecção precoce.
Christina Applegate


O caso da atriz reforça a necessidade de conscientizar as mulheres a respeito do câncer de mama. “Em nódulos de até 1cm, as chances de cura são de 95%, no entanto ele é imperceptível no auto-exame” explica a Dra. Maira Caleffi, presidente da FEMAMA. Cerca de 80% dos tumores da mama ainda são descobertos pela própria mulher, palpando suas mamas. Quando isso ocorre, o tumor já apresenta um tamanho grande, o que dificulta o tratamento. O ideal é a descoberta desses tumores o quanto antes e, para isso, é necessário que toda mulher se previna, fazendo mamografia anual a partir dos 40 anos. Desta forma, a doença pode ser descoberta e tratada ainda em fase inicial.

De 5% a 7% dos casos de câncer de mama estão ligado ao fator hereditário, pois ter histórico familiar de câncer de mama (em parentes de primeiro grau) aumenta o risco de incidência da doença, sendo um alerta para iniciar um acompanhamento médico mais cedo. Entretanto, na grande maioria dos casos dessa neoplasia, as mulheres não têm parentes com câncer de mama ou mesmo outros cânceres, o que reforça a necessidade da realização da mamografia para todas as mulheres acima dos 40 anos.

SOBRE A FEMAMA:

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – FEMAMA, fundada no dia 22 de julho de 2006 no Seminário Visão de Futuro 2006-2015 na cidade de São Paulo, mobiliza 27 instituições filantrópicas, representantes em 15 Estados brasileiros. No seminário Visão do Futuro começou a primeira etapa do Projeto Te Toca Brasil, o qual consiste na união de diversas entidades ligadas à causa do câncer de mama para o alinhamento de objetivos que devem ser alcançados por meio de planejamento estratégico na busca por melhorias na área da saúde da mama, tais como 75% de cobertura mamográfica, 100% de certificação de qualidade para prestadores SUS e suplementar e tempo máximo de 30 dias entre a primeira consulta e o início do tratamento.

Nenhum comentário: