quinta-feira, 7 de agosto de 2008

.:. GOVERNO DO CEARÁ CONHECE DESIGN DA ULBRA .:.

O Secretário das Cidades do Governo do Ceará, Joaquim Cartaxo, foi ao Rio Grande do Sul para conhecer a estrutura do curso Superior de Design de Jóias, Acessórios e Calçados da ULBRA. O Ceará deve receber um aporte de US$ 61 milhões para investimentos nos próximos cinco anos e a idéia é criar um grande pólo de jóias e calçados na região de Cariri, tendo a ULBRA como parceira. A coordenadora da graduação, Débora Battastini, recebeu o secretário no campus Canoas.

Foto: Aldrin Bottega

De acordo com ele, a economia do Ceará precisa se descentralizar. Concentrado na Grande Fortaleza, os investimentos não chegam às demais regiões, o que inviabiliza o desenvolvimento de todo o Estado. Segundo Cartaxo, o governo pretende em um primeiro momento canalizar investimentos na região de Cariri, sul do Ceará, onde existe um pólo calçadista, de jóias e de turismo religioso. “Falta dar um diferencial à produção. Queremos aproveitar o potencial local para criar uma grande escola de design”, comenta.

Com esse propósito, viajou ao Rio Grande do Sul para conhecer o curso de Design de Jóias, Acessórios e Calçados da ULBRA em busca de futura parceria. “Informaram-me que a graduação daqui se encaixa exatamente com o que precisamos. Temos mais de 230 indústrias calçadistas de pequeno, médio e grande porte que precisam buscar no design a nossa marca registrada”, comenta.

Para a ULBRA, a procura pelo Governo do Ceará ratifica a qualificação da Universidade. “Temos bastante interesse em firmar um convênio e falta apenas encontrar os mecanismos necessários para operacionalizá-lo”, comenta Débora Battastini. A ULBRA deverá receber um grupo de técnicos da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ceará nas próximas semanas para dar seguimento às tratativas.

UMA GRADUAÇÃO COMPLETA

O Curso Superior de Design de Produto ampliou seu leque de atuação. Anteriormente focado na confecção de jóias, agora ele também capacita o aluno para o desenvolvimento de calçados e acessórios. As mudanças são voltadas para atender a uma crescente demanda de mercado e passam a valer a partir do próximo vestibular de verão. A carga horária continua a mesma e o aluno poderá se formar em apenas dois anos e meio.

A criação do Centro Integrado de Design (CID ULBRA), união de todas as graduações do gênero da Universidade, está em total sintonia com as mudanças no curso de Produto. “Nossa graduação vai andar, lado a lado, com as demais, principalmente com o Design de Moda”, comenta Débora Battastini. Segundo ela, jóias, calçados e acessórios estão intimamente ligadas com o mercado da moda e beleza. Cintos, óculos e pulseiras também podem fazer a diferença, de acordo com a professora.

Nenhum comentário: