quarta-feira, 6 de agosto de 2008

.:. RALPH GIBSON É PRESENÇA CONFIRMADA NO PARATY EM FOCO 2008 .:.

Mestre da fotografia P&B e considerado um dos principais fotógrafos contemporâneos, o norte-americano ministrará um workshop sobre luz e sombra e ainda contará detalhes sobre sua trajetória profissional Ícone da fotografia mundial, Ralph Gibson estará no Brasil, de 10 a 14 de setembro, participando do Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco 2008 – PEF 2008.
No dia 12, na Casa de Cultura de Paraty, será entrevistado pela jornalista Simonetta Persichetti. A entrevista irá abordar a trajetória profissional de Gibson, desde seu período como assistente de Dorothea Lange e Robert Frank até o momento atual, onde figura como um dos maiores fotógrafos contemporâneos.

E no sábado, dia 13, na Pousada do Sandi, o mestre da fotografia em preto e branco ministrará o workshop “Arquitetura e Retrato – A Arte das Sombras”, demonstrando como a escolha da luz pode construir espaços de sombras expressivos e adicionar características ímpares ao trabalho.

Com mais de 40 anos de carreira, Gibson estudou fotografia na U.S. Navy e fez parte do San Francisco Art Institute. Conquistou onze prêmios internacionais, foi condecorado Commandeur I’Ordre dês Arts ET dês Lettres da França e é doutor honorário da Univeristy of Maryland e da Ohio Wesleyan University.

Gibson orgulha-se em trabalhar sozinho e ser um fotógrafo independente. O fotógrafo também já escreveu mais de 30 livros, como o Libris ex, e 35 monografias, entre elas, Light Strings, que foi publicada em 2004.

Suas fotografias, inspiradas pela emoção e sensibilidade, estão incluídas em mais de 150 coleções espalhadas em museus pelo mundo e já figuraram em centenas de exposições. Entre elas, um ensaio sobre a cultura brasileira, fotografado em 2003 quando esteve no Brasil pela primeira vez, e que foi exposto, em 2005, na Galleria d’Arte em Bologna, na Itália.

SERVIÇO

Ralph Gibson - workshop “Arquitetura e Retrato – A Arte das Sombras”
Quando: sábado, 13 de setembro de 2008
Local: Pousada do Sandi – Largo do Rosário, 1 – Centro Histórico
Horário: das 9h às 16h
Número de participantes: até 15 alunos, com domínio da língua inglesa
Material solicitado: imagens digitalizadas, trabalhos em CD e equipamento digital (preferencialmente).

SOBRE O FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOTOGRAFIA - PARATY EM FOCO

Realizado pela primeira vez em 2005, o Festival Internacional de Fotografia - Paraty em Foco vem conquistando espaço entre os principais festivais da área no mundo, com uma programação que inclui workshops, exposições, entrevistas, projeções etc.

Durante o evento, fotógrafos, curadores, editores, críticos, jornalistas e profissionais que fazem parte do dia-a-dia da fotografia, no Brasil e no mundo, discutem tendências, trocam experiências e revelam talentos, transformando Paraty em um pólo fotográfico. Além disso, o evento desenvolve um trabalho social com a comunidade de Paraty através do ITAE – Instituto Tannus de Assistência Educacional.

Em sua quarta edição, a ser realizada de 10 a 14 de setembro de 2008, o Festival Internacional de Fotografia - Paraty em Foco – PEF 2008, tem curadoria de Marcelo Greco e contará com profissionais consagrados nacional e internacionalmente, como Bruce Gilden, Cláudio Edinger, Evandro Teixeira, Fabiana Figueiredo, Francesco Cito, Jay Colton, Luis Braga, Machiel Botman e Ralph Gibson. Mais informações: www.paratyemfoco.com.br

Nenhum comentário: