segunda-feira, 1 de setembro de 2008

.:. PESQUISA REVELA PERFIL DO JOVEM BRASILEIRO .:.

Com o objetivo de entender o que pensa o jovem brasileiro, estudo realizado pelo Portal Educacional (http://www.portaleducacional.com.br/ investigou o comportamento de cerca de 6.300 estudantes brasileiros, da 8ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio
Como o jovem brasileiro encara a questão da sexualidade? Esta foi a pergunta que mobilizou 6308 alunos de escolas particulares de todo o Brasil no projeto “Este Jovem Brasileiro”, desenvolvido pelo Portal Educacional (http://www.educacional.com.br/) com a participação do psiquiatra Jairo Bouer, integrante da equipe idealizadora do projeto.

A iniciativa teve por objetivo compreender a relação dos jovens com o tema, para estimular ações educativas que ajudam a minimizar comportamentos de risco. Trazendo o assunto no formato de uma pesquisa on-line, com questões de múltipla escolha, o projeto “Este Jovem Brasileiro” mensurou como os jovens se comportam frente a temas delicados como o uso de camisinha, anticoncepcionais – convencionais ou de emergência (pílula do dia seguinte) – e a multiplicidade dos parceiros sexuais.

Os resultados indicaram que 86% dos jovens já “ficaram” pelo menos uma vez na vida e, no momento em que responderam ao questionário, apenas 20% estavam efetivamente namorando. O estudo também revelou que os namoros nesta faixa etária tendem a ser curtos, e um quarto deles dura apenas de 1 a 3 meses.

“A execução do projeto foi um verdadeiro sucesso! Afinal, conseguimos mobilizar alunos de todo o Brasil para discutir um tema importante, porém de maneira mais leve e cuidadosa”, afirma Andrea Maia de Santana, gerente da Central de Projetos do Portal Educacional.

“O sucesso da pesquisa é o anonimato dos alunos que participaram, pois, muitas vezes, ajuda aqueles que têm dificuldade de falar sobre o assunto. Agora, com os dados apurados, as escolas têm em mãos ricos subsídios para desenvolver propostas educativas interessantes e adequadas ao perfil destes jovens”, complementa a educadora. Os resultados da pesquisa foram avaliados pela equipe multidisciplinar do Portal Educacional e também pelo especialista Jairo Bouer.

Segundo o psiquiatra, que é referência nacional em saúde e comportamento dos jovens, os dados identificam alguns pontos frágeis, que merecem reflexão dentro e fora da sala de aula. No que diz respeito às relações sexuais, por exemplo, os números apontam que com as meninas a primeira vez acontece, geralmente, aos 15 anos e, no sexo oposto isso acontece um ano antes.

Também se observa que há menor rotatividade de parceiros entre as meninas. A maior parte das garotas - mais de 70% -, teve relações sexuais com companheiros fixos, provavelmente namorados. Já a maioria dos garotos - 57% - relata experiências com parceiras eventuais.

Outros dados críticos revelam que, devido à imaturidade e à falta de informação, somente 38% dos entrevistados usam outro método anticoncepcional além da camisinha. Além disso, apesar de usarem com relativa freqüência a camisinha, a pesquisa revela também que quase a metade das meninas que teve relações sexuais já achou que poderia ter engravidado. Dessas, 31,5% recorreram à pílula de emergência (pílula do dia seguinte).

RESULTADOS DEVEM APOIAR AÇÕES EDUCATIVAS


Os resultados gerais da pesquisa, com os números da sondagem e as conclusões de Bouer, estão publicados no Portal Educacional e as escolas participantes que atingiram uma amostra significativa estão recebendo seus números individualizados, com a recomendação de que sejam transmitidos aos alunos e discutidos junto com os professores para delinear estratégias capazes de diminuir a exposição a situações de risco e melhorar o rendimento na escola. O anonimato dos participantes que responderam à pesquisa é obviamente garantido.

E para quem questiona o valor de pesquisas feitas pela internet, Andrea Santana ressalta que, embora possam ser alvo de críticas quanto à suposta ausência de cientificidade na sua elaboração, “qualquer investigação sobre a realidade que adote critérios objetivos e racionais no desenvolvimento e na coleta dos dados, e que conte com tratamento rigoroso e anônimo das respostas está, em maior ou menor medida, reproduzindo um procedimento científico”.

Para este segundo semestre, o projeto “Esse Jovem Brasileiro” está promovendo um concurso com o tema “Camisinha: mantenha essa idéia ativa!”. Nele, os alunos são convidados a usar a criatividade e elaborar materiais como cartazes, vídeos e jingles, que devem ser enviados para serem julgados pela banca examinadora até o dia 17 de setembro.

Os melhores trabalhos serão premiados com MP3 e o audiolivro “Garotas/Garotos perguntam – Dr. Jairo Bouer responde”. A escola que tiver o trabalho premiado em 1º lugar também ganha uma visita do Dr. Jairo Bouer.

Nenhum comentário: