segunda-feira, 6 de outubro de 2008

.:. DOM HÉLDER CÂMARA - UM MODELO DE ESPERANÇA .:.

Lançamento oficial da obra acontecerá em 11 de outubro, às 17h, na Livraria Nobel, Shopping Continental, AV. Leão Machado, 100, Loja T 03, São Paulo-SP.
Homem de fé viva e atuante nas causas sociais, além de exemplo de vida cristã e pastoral, Dom Hélder Câmara foi um profeta que lutou pelos pobres, sem se deixar vencer e desanimar. Ao contrário, demonstrou ser um pastor de conduta firme, de ira santa, “(...) pois fincou suas orações e práticas pacíficas no território comum aos bons profetas, que não se limitam à denúncia e são capazes de exercer o anúncio”, comenta Mário Sérgio Cortella no prefácio do novo livro da PAULUS, Dom Hélder Câmara - um modelo de esperança.

O autor do livro, Martinho Condini, é enfático ao parafrasear que a esperança era parte intrínseca da personalidade de Dom Hélder. Ele relata que apesar das muitas desilusões, Dom Hélder sempre esteve à espera de mudanças com otimismo espontâneo. Martinho ainda norteia a figura carismática, bondosa e sólida desse grande profeta, que, apesar de sua mansidão foi, muitas vezes, dominado por sua ira santa.

A obra caminha pelas razões históricas, políticas e religiosas que constituíram o modelo de fé e esperança deixado por Dom Hélder. O autor apresenta um legado de exemplos positivos e transformadores deste homem que sempre enxergava o lado bom das circunstâncias e, com firmeza, permanecia em silêncio orante ao se deparar com as desilusões.Ainda no prefácio de Dom Hélder Câmara - um modelo de esperança, Mário Sérgio Cortella analisa a personalidade firme de Dom Hélder durante sua trajetória de vida:

“Durante boa parte da sua vida, mereceu a denominação de ‘bispo vermelho’ (como o alcunhavam alguns se seus adversários durante a ditadura militar brasileira) por causa de sua irônica frase: ‘Quando dou de comer aos pobres, chamam-me de santo; quando explico porque é que os pobres têm fome, chamam-me de comunista’”.

O AUTOR:

Martinho Condini é graduado em História pela UNICID, mestre em Ciências da Religião e doutorando pela PUC-SP no Programa de Educação: Currículo. Professor há vinte anos, lecionou em escolas públicas, privadas, cursos pré-vestibulares e preparatórios para concursos públicos.
Atualmente, leciona História no Ensino Médio da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco-FITO e História da Educação no curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Osasco – FAC-FITO. Ministra, também, palestras sobre Dom Hélder Câmara.

SERVIÇO:
Título: Dom Hélder Câmara
Autor: Martinho Condini
Coleção: Teologia Acabamento:
Brochura Formato: 13.5x21
Páginas: 200 Preço: 20,00
Áreas de interesse: Teologia, Sociologia e áreas afins

Nenhum comentário: