domingo, 23 de novembro de 2008

.:. CATARATAS RECEBEM MILIONÉSIMO VISITANTE NESTA SEGUNDA .:.

Visitante ilustre será homenageado às 9h30min na presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.
O Parque Nacional do Iguaçu – Brasil receberá nesta segunda-feira (24) o milionésimo visitante deste ano. A marca de 1 milhão de turistas recepcionados na margem brasileira das Cataratas do Iguaçu, atingida a esta altura de 2008, praticamente assegura que o recorde histórico de 1,084 milhão de visitantes, registrado em 2005, será superado no mês de dezembro.
O milionésimo visitante será recebido no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu às 9h30 pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, pelo diretor-geral de Itaipu Binacional, Jorge Samek, e por Julio Gonchorosky, diretor de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade.

Esta é a quarta vez em que o Parque Nacional do Iguaçu supera a marca de 1 milhão de visitantes/ano na história. Este número foi atingido também em 1986, 1987, 2005 e 2007. No ano passado, ingressaram no PNI mais de 1,055 milhão de turistas. E a expectativa é que o Parque Nacional do Iguaçu encerre 2008 com mais de 1,150 milhão de visitantes, segundo Jorge Pegoraro, chefe do PNI.

O milionésimo visitante de 2008 terá direito a um dia inesquecível no interior do Parque Nacional do Iguaçu. Além da recepção festiva, poderá usufruir de todos os passeios oferecidos junto de sua família, caso esteja acompanhado, e ainda receberá brindes.

“Estamos acompanhando a conquista deste recorde histórico com tranqüilidade e a certeza de que a visitação crescente não coloca em risco as riquezas naturais da região”, ressalta o chefe do PNI, observando que apenas 3% da área do Parque Nacional do Iguaçu estão abertas aos visitantes. “Ainda assim, busca permanentemente soluções que permitam diminuir o impacto da visitação sobre o meio ambiente”, complementa.

O superintendente de Comunicação da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, observa que a iminente conquista do recorde histórico de visitantes ocorre exatamente no ano em que a iniciativa privada, o setor público e Itaipu Binacional se uniram para reforçar a divulgação das atrações turísticas de Foz do Iguaçu. Segundo ele, a participação do trade turístico em um número maior de eventos foi decisiva para que mais viajantes incluíssem a cidade em seu roteiro de férias.

“Outra iniciativa que nos colocou em evidência é a campanha para eleger as Cataratas do Iguaçu uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza, o que deverá trazer ainda muito mais gente para Foz do Iguaçu em 2009 e 2010”, acrescenta Piolla.

Modelo para o Brasil – Unidade de conservação mais visitada do Brasil, o Parque Nacional do Iguaçu servirá de modelo para o Instituto Chico Mendes na exploração turística de pelo menos outros 15 parques espalhados pelo país. A informação é de Julio Gonchorosky, diretor de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, que acompanhará a entrada do milionésimo visitante no PNI em 2008.

De acordo com Gonchorosky, o modelo de concessões do Parque Nacional do Iguaçu, em que a iniciativa privada disponibiliza a infra-estrutura e ganha direito a explorá-la por períodos que podem chegar a 15 anos, será adotado já em 2009 nos arquipélagos de Abrolhos (BA) e Fernando de Noronha (PE). “Em Abrolhos, faremos o lançamento do edital em janeiro. E em março será a vez de Fernando de Noronha”, informa.

Segundo o diretor de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, a exploração responsável da atividade turística em parques nacionais consegue inibir agressões ao meio ambiente ao difundir a importância da preservação e gerar emprego e renda para as comunidades vizinhas.

Nenhum comentário: