quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

.:. NOVA NISSAN FRONTIER: PICAPE GANHA GAMA COMPLETA E VOLTA A SER PRODUZIDA NO PAÍS .:.

Com o motor mais potente e o maior torque da categoria, modelo marca um importante momento de expansão da Nissan
Com forte tradição na produção e comercialização de veículos 4x4, a Nissan está no mercado com a nova linha da picape Nissan Frontier, agora produzida no Brasil. Bem conhecido pelos consumidores, o modelo vinha sendo importado da Tailândia já na nova e sofisticada versão SEL. Agora, a opção topo de linha brasileira, com o mesmo nível de sofisticação e conforto, passa a ser identificada como LE.

Aprimorada para encarar qualquer desafio imposto pela diversidade de estradas, climas e condições dos mais distintos lugares do País, a Nova Frontier nacional se destaca por oferecer na versão LE os maiores níveis de potência e torque de seu segmento: seu moderno motor 2.5 16V turbodiesel com intercooler gera 172 cavalos (a 4.000 rpm) e 41,1 kgf.m (a 2.000 rpm).

Neste segmento, só este modelo sai de fábrica no Brasil com a transmissão automática de 5 velocidades, ou com a manual de 6 marchas, outra importante exclusividade oferecida para o consumidor.

As novidades não param por aí. Com a produção local, a família está maior. Além da Nova Frontier LE, a gama passa a contar com as versões XE, opção menos equipada da linha, e SE, intermediária em relação ao nível de equipamentos. As versões 4x4 ou 4x2 XE e SE têm motor de 144 cavalos de potência (a 4.000 rpm) e 36,3 kgf.m de torque (a 2.000 rpm).

A introdução dessas duas versões mostra o interesse da Nissan em atender diferentes nichos do mercado. Agora, com a produção nacional e a nova gama, a Nova Frontier está posicionada em uma ampla faixa de preços. O modelo brasileiro tem também como destaque o período de garantia, de três anos.

Com tantos atributos e a volta da produção para o Brasil, a Nissan aposta na Nova Frontier para reforçar sua participação no mercado de picapes médias e concorrer em todo o segmento de versões de cabine dupla e motor a diesel, desde as versões de entrada 4x2 até as opções 4x4 mais completas. Com a produção nacional, a marca espera vender inicialmente mil unidades ao mês.

A produção local da Nova Frontier inaugura a segunda fase do Plano SHIFT_mercosul, etapa que está relacionada aos modelos que serão fabricados localmente. O Plano totaliza o lançamento de seis modelos na região até o final de 2009.

Cinco deles, todos produzidos em outros países, já chegaram ao mercado brasileiro: o crossover Murano, o sedã Sentra, o hatchback Tiida, a própria picape Nova Frontier (importada da Tailândia) e, encerrando a primeira fase do Plano, o Novo X-TRAIL.




NOVA FRONTIER: MAIS COMPETITIVA

De acordo com Mário Furtado, gerente de Marketing Produto da Nissan do Brasil, a picape Nova Frontier, consagrada nos EUA, Europa, Tailândia e Austrália, reúne uma série de atributos que a destaca entre as concorrentes.
Em resumo, desenho robusto e imponente, maior potência e torque do segmento, conforto e espaço interno superiores, transmissões manual e automática e o chassi reforçado (com a mesma concepção do que é utilizado na picape de grande porte Nissan Titan) são seus principais pontos fortes. “A Nova Nissan Frontier nacional nasce como modelo 2009 e com três anos de garantia”, reforça Mário Furtado.

Estes diferenciais dão à Nova Frontier nacional competitividade para enfrentar os desafios do mercado e se reafirmar como ícone do segmento. “Com o volume de produção da Nova Frontier nacional temos plenas condições de ficar entre as três marcas mais vendidas no segmento.
Para o primeiro ano de vendas do modelo, projetamos um market share de 16%, com a média mensal de vendas de 1.000 unidades”, afirma Furtado. A Nova Frontier, agora brasileira, também é produzida na Espanha, Tailândia e Estados Unidos.

CARACTERÍSTICAS MANTIDAS E EVOLUÇÕES NA VERSÃO NACIONAL

O modelo nacional mantém o desenho imponente e robusto, marcado pelos traços fortes da carroceria. A frente preserva o pára-choque encorpado com faróis de neblina, faróis com extremidades angulosas e a grade com detalhes cromados, características semelhantes às da Pathfinder e do Novo X-TRAIL.

As laterais exibem os mesmos contornos largos dos pára-lamas e a traseira manteve o desenho das lanternas, mas a tampa traseira ganhou um sistema de trava por chave na versão nacional. Outro item que passa a ser oferecido para a Nova Frontier é o rack de teto com capacidade para 56 quilos de carga. A engenharia da Nissan brasileira aprimorou o modelo com reforços na capota, que resistem com segurança ao peso extra colocado sobre o novo bagageiro.

Todas as versões da Nova Nissan Frontier têm pára-brisa degradê e rodas de liga-leve 16” como itens de série; sendo este primeiro uma diferenciação em relação à versão tailandesa.

Uma das diferenças mais importantes, mas menos perceptível aos olhos está no banco traseiro. Para ampliar o conforto dos passageiros, os engenheiros da montadora nacional aumentaram a inclinação do encosto em 5° (foi de 18° da picape tailandesa para 23° na brasileira). Na prática, quem se senta ali viaja em uma posição ainda mais confortável.

A Nova Frontier também ganhou proteção extra contra entrada de poeira. Pontos de possível contaminação, como os recortes das portas por onde as dobradiças se movimentam, ganharam proteções que evitam a entrada de terra seca ou areia fina. A rigidez da carroceria foi outro ponto que mereceu atenção.

A adição de pontos de solda e o simples reposicionamento de outros deles aumentou a resistência do conjunto a torções. Com um novo jogo de pneus nacionais (Bridgestone) mais macios e o aprimoramento da fixação de componentes internos, a acústica geral do modelo (que já era silencioso para um veículo movido a diesel) melhorou consideravelmente.
AS DIFERENÇAS VISUAIS E FUNCIONAIS ENTRE AS VERSÕES PRODUZIDAS NO PAÍS
Não é apenas o pacote de equipamentos que diferencia as versões que passam a ser fabricadas no Brasil. Visualmente, a Nova Frontier traz distinções como o pára-choque traseiro cromado para a topo de linha LE e a intermediária SE, enquanto a versão de entrada da linha, a XE, sai de fábrica com o item pintado de preto.
Já a grade frontal tem detalhes cromados apenas na versão LE.

Esses mesmos detalhes aparecem pintados na cor da carroceria nas demais versões. Só a Nova Frontier mais luxuosa também oferece faróis de neblina integrados ao pára-choque, estribos laterais, rack de teto e o sistema Cargo-Channel (opcional apenas para ela), formado por trilhos, fixados nas laterais da caçamba, por onde dois pontos de ancoragem podem ser movimentados para facilitar a amarração da carga.

No alto da tampa traseira, ao lado direito, a Nova Frontier recebe as identificações 5 A/T ou 6 M/T, que se referem, respectivamente, às transmissões automática de 5 velocidades e manual, de 6 marchas. A identificação 5 A/T é outra exclusividade da Nova Frontier LE, única versão que recebe esse tipo de transmissão.

DIFERENCIAIS DA NOVA FRONTIER

Com sua carroceria de 5.230 milímetros de comprimento, 1.850 mm de largura e 1.780 mm de altura, a Nova Frontier é a picape que oferece a maior distância entre-eixos (3.200 mm). É essa medida que proporciona o amplo espaço oferecido para motorista e passageiros, superior ao que se encontra nos concorrentes. “O comprimento interno da cabine da picape Nissan é de 2.090 milímetros, enquanto a altura fica em 1.225 mm e a largura, em 1.480 mm.
Para os ocupantes da Nova Frontier, isso se traduz em maior conforto – há mais espaço para acomodar as pernas e a cabeça e os três ocupantes do banco traseiro viajam em melhores condições”, explica Mário Furtado.

Em relação à segurança, a Nova Frontier também está à frente. Com sistema de freios ABS (Anti-lock Braking System) nas quatro rodas e EBD (Electronic Brake-force Distribution).

Além do conforto e da segurança para o uso urbano, o modelo também mostra qualidades para enfrentar o fora de estrada. A capacidade de subida de rampa da Nova Frontier, de 39°, supera a das concorrentes.
Com altura livre do solo de 220 mm, o modelo conta com ângulo de entrada de 32° e ângulo de saída de 24°, índices que mantém sua competitividade em relação aos rivais. Isso também ocorre quando se observam as dimensões da caçamba.

Com 454 mm de altura (a mais alta do segmento, o que aumenta consideravelmente sua capacidade para transportar diversos tipos de objetos), a área de carga tem 1.513 mm de comprimento e 1.494 mm de largura.
A capacidade de carga da versão LE equipada com transmissão manual ou câmbio automático é de 1.005 quilos. O tanque de combustível tem capacidade para 80 litros.
DUAS CONFIGURAÇÕES DE MOTOR
Duas configurações de motor common-rail turbodiesel e duas opções de transmissão. A Nova Frontier nacional é a única picape a oferecer um propulsor com a potência de 172 cavalos a 4.000 rpm e o torque de 41,1 kgf.m a 2.000 rpm.
Essa versão mais potente do propulsor Nissan está disponível na opção topo de linha da gama, a LE, que também é a única que oferece ao consumidor a possibilidade de escolha entre a transmissão automática de 5 velocidades e a manual, de 6 marchas. As demais opções da gama estão equipadas com câmbio manual.
CONFORTO, MOBILIDADE E TRAÇÃO PARA QUALQUER TERRENO
Espaçosa, confortável, com rodar suave e seguro. E também pronta para qualquer desafio off road. “A Nova Frontier reúne o melhor dos dois mundos: é uma picape que pode ser utilizada no dia-a-dia como um carro de passeio, para o trabalho ou para a diversão da família em pleno asfalto, e, ao mesmo tempo, está pronta para enfrentar as dificuldades de uma boa trilha. É um veículo completo”, explica Arison Souza, diretor de Marketing da Nissan do Brasil.

Quando transita pela cidade, a Nova Frontier passa sem qualquer problema pelas irregularidades do piso, transmitindo conforto constante a motorista e passageiros graças à eficiente suspensão. É ela também que garante a estabilidade nas curvas. A carroceria pouco se inclina para os lados em trajetos sinuosos, garantindo o controle sobre o modelo.

As versões 4x4 da Nova Frontier nacional também contam com o moderno sistema 4WD Part Time, que pode ser facilmente acionado pelo condutor por meio de um botão rotativo no painel central – ao contrário do que ocorre com alguns concorrentes, que ainda contam com sistema de acionamento da tração 4x4 por meio de alavanca.

“Conhecido como Shift-on-the-fly, o sistema, comandado eletricamente, permite a passagem da tração 4x2 para a 4x4 mesmo quando a picape está em movimento”, esta mudança pode ser feita até a 95 km/h, explica Anderson Suzuki. Completa, a tração integral oferece as opções High e Low (reduzida) – a mais indicada para superar terrenos excessivamente irregularidades, arenosos ou lamacentos.

A transposição de obstáculos no fora de estrada também é facilitada pelo diferencial tipo LSD, de escorregamento limitado, que mantém a transmissão do torque do motor para todas as rodas em quaisquer condições, evitando a perda de tração e o atolamento de um ou mais pneus.

Quando as opções 4x4 (High ou Low) não estão acionadas, o torque do motor é transmitido apenas para o eixo traseiro – aliás, as versões equipadas com tração 4x2 são impulsionadas somente pelas rodas traseiras.

ATENÇÃO COM A SEGURANÇA

A segurança oferecida pela Nova Frontier nacional começa nos detalhes, como o retrovisor interno eletrocrômico com bússola. Além de evitar o ofuscamento da visão pelos faróis refletidos no espelho, o item permite que o motorista saiba qual rumo está tomando ao longo de uma trilha.
A terceira luz de freio é outro detalhe relevante, mas os itens mais importantes oferecidos pela picape Nissan são o duplo airbag frontal e o sistema de freios com os dispositivos eletrônicos ABS (Anti-lock Braking System) nas quatro rodas e EBD (Electronic Brake force Distribution). A Nova Frontier também conta com sistema de imobilização do motor para evitar o roubo.
QUEM É O CLIENTE DA NOVA FRONTIER NACIONAL
A Nova Frontier reúne uma série de qualidades: ao mesmo tempo em que pode servir para o trabalho pesado e enfrentar desafios off road, a picape da Nissan oferece espaço e conforto para todos os ocupantes e comportamento perfeitamente adequado ao uso urbano, como um modelo familiar.

Levando em conta a versatilidade oferecida pelo modelo e analisando o tipo de consumidor do segmento de picapes médias, a Nissan acredita que a carteira de clientes da Nova Frontier será constituída em 90% por homens casados, com idade entre 35 e 55 anos e donos de seu próprio negócio, englobando de fazendeiros, funcionários de empresas privadas a profissionais liberais.

“É o tipo de consumidor que utilizará a picape para o trabalho e suas demais atividades diárias, mas também usará a Nova Frontier para atividades de lazer no final de semana. Extrovertido e com estilo de vida ativo, esse cliente pensa em fazer algo diferente, autêntico, pensa em buscar liberdade.
Ao mesmo tempo, é um consumidor que procura um veículo com potência, desenho atraente, conforto e amplo espaço interno, que passe a imagem de poder, força, porte e elegância”, estima o diretor de Marketing, Arison Souza.
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE DA VERSÃO LE
- Estribos laterais
- Grade frontal cromada
- Espelhos retrovisores cromados
- Faróis de neblina
- Rack de teto

ITENS OPCIONAIS PARA A VERSÃO LE (LUXURY PACK)

- Acabamento dos bancos em couro
- Faróis de Xénon
- CD Changer 6-discos com MP3 e entrada auxiliar
- Sistema de amarração de carga Cargo Channel
- Retrovisor eletrocrômico com bússola digital integrada

ACESSÓRIOS:

Santantônio
Protetor de caçamba
Capota marítima
Estribo de alumínio polido
Bluetooth
Sensor de estacionamento


O QUE SÓ A NOVA FRONTIER NACIONAL TEM

- Motor com 172 cavalos de potência e 41,1kgf.m de torque
- Transmissão automática de 5 velocidades
- Transmissão manual de 6 marchas
- Sistema Cargo-Channel
- Cabine mais ampla do segmento
- Maior distância entre-eixos (3.200 mm)
OBS: Estamos avaliando uma Frontier LE com seis marchas e a surpresa é grande em todos os sentidos. Excelente visibilidade, muito conforto interno, boa performance e um baixo consumo de combustível, mesmo com os seus 172 cavalos.
A média está sendo 9km/l na cidade de Fortaleza, que é péssima para se dirigir devido ao não sincronismo dos sinais - faróis em São Paulo - e a não conservação do asfalto.
Os dois motivos descritos acima, tornam a loira desposada do sol campeã nos elevados indices de consumo de combustível.

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