sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

.:. DAKAR 2009: PICHINI E ROLDAN JÁ ESTÃO COM TUDO PRONTO PARA A LARGADA .:.

O Dakar 2009 chega agora a sua reta final rumo a largada. Pode até parecer contraditório dizer isto, mas para largar com tudo em ordem para uma prova tão exigente quanto esta, é preciso dar conta de um outro rali nas vésperas do evento.

Foto: Davi Santos Jr.
Lourival Roldan e Paulo Pichini durante as vistorias administrativas ontem
É que carros de corrida são carros de corrida! E carros de corrida sempre pedem um pouquinho mais de atenção, mesmo quando tudo já foi revisado e colocado em ordem. Isso acontece porque são muitos detalhes a serem observados e testados antes de uma grande prova.

Desta forma, a virada de ano de Paulo Pichini e Lourival Roldan foi de trabalho duro. Como o carro veio da Europa, ele recebeu sua primeira vistoria lá, depois foi embarcado junto a muitos outros veículos que cruzaram o Atlântico rumo a Buenos Aires e só que foram liberados para suas equipes no dia 30 de dezembro.

Nos anos anteriores isso não acontecia, já que as vistorias eram todas na Europa, base da grande maioria dos competidores, e a organização não precisava se envolver com o transporte dos veículos. Mas com a mudança de continente, foram precisos ajustes operacionais também e devido à viagem, a ASO, empresa organizadora do rali, permitiu que equipes e pilotos pudessem desembarcar seus veículos no dia 30/12 e só apresenta-los para a vistoria final, ontem, dia 1º de janeiro de 2009.

Para os veículos sul-americanos a vistoria foi realizada integralmente na Argentina.
Nesse meio tempo, ajustes técnicos e revisão de equipamentos deram o tom do trabalho. No caso da dupla Pichini/ Roldan, foi necessário ainda cuidar da adesivação do veículo que foi finalizada somente ontem.

Com tanto a ser feito, momentos antes da virada do ano, Pichini comentava, "Agora, cada hora que passa parece ser mais rápida, e mesmo com tudo já previamente programado, organizado e minuciosamente detalhado, sempre achamos alguma coisa a ajustar, revisar e apurar. Ansiedade e calma se misturam em mim de uma forma tão inexplicável que só sentindo para entender. Neste último momento, quando ainda temos acesso aos nossos carros antes deles entrarem em parque fechado, checamos cada porca e parafuso. Revisamos todos os equipamentos de bordo que um rali exige, e até treinos de troca de pneus fizemos".

Agenda cumprida, o carro entrou ontem, às 11h15min da manhã para sua vistoria final.

"Esse momento de vistoria é sempre marcante porque a organização do evento é bastante rigorosa com tudo, cada pequena coisa é avaliada, e, portanto é importante chegar com o dever de casa bem feito. Terminada as vistorias, sempre temos a oportunidade de curtir o ambiente que isso nos oferece. Todos os competidores começam a dar as caras por aqui e temos a oportunidade de encontrar os amigos, conversar, trocar idéias e até tietar os melhores do mundo", conta, com muito bom humor, o navegador Lourival Roldan.

No final da tarde de ontem Paulo e Lourival mantiveram uma reunião para acertar a estratégica da equipe, a Portuguesa Red Line contratada para fazer o apoio da dupla brasileira. Nesta reunião foram passadas as informações sobre como os apoios se portarão e como estarão posicionados para dar o suporte apropriado a seus competidores.

Mesmo recebendo o apoio da Red Line especificamente para o Dakar, a dupla brasileira mantém sua equipe, a Off tech, dentro da estrutura portuguesa com a participação do mecânico Giba. Ele será um dos responsáveis diretos por todo o trabalho no carro de Pichini/ Roldan junto aos mecânicos da Red Line, mais experientes quando o assunto é Dakar.

Ontem a noite aconteceu a largada promocional e a programação foi a seguinte:

Largada Promocional – Cerimônia de Largada no Obelisco
Local: Obelisco – Av. 9 de Julio y Corrientes
Horário: Das 17:00h às 23:h
Entrada gratuita

Amanhã, dia 3 de janeiro, acontecerá a largada oficial logo cedo para a primeira etapa do Dakar 2009.

Etapa 1 (sábado, 03 de janeiro) – Buenos Aires/Santa Rosa
Deslocamento: 196km;
Especial: 371km;
Deslocamento: 166km;
Total do dia: 733km.

OBSERVAÇÃO: Vale citar ainda, que o Dakar percorrerá 9.574 quilômetros, sendo 5.650 de especiais (trechos cronometrados). Para um comparativo rápido, o Rally dos Sertões deste ano teve um total de 4.734 quilômetros, dos quais pouco mais de 50% eram de etapas cronometradas.

Paulo Pichini e Lourival Roldan têm o patrocínio de Getronics e Cisco. Apoio IT Mídia.

Nenhum comentário: