quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

.:. PORTA-LUVAS – 01 - 01 – 2009 .:.

INICIANDO O ANO DE 2009
Foto: Patrícia Paes
E iniciamos o ano ao lado de uma excelente causídica e que se fortalece todo dia orando ao Senhor. Nada melhor que está ao lado de uma temente a Deus e que nele credita tudo de bom que acontece em sua vida. Narcélia Saraiva que está agora fazendo sociologia é o símbolo da mulher que estuda, que trabalha, que cuida dos filhos, uma profissional respeitada, de bem como a vida e que entra 2009 sem lembrar-se de crise, violência e o mais. É um exemplo a ser seguido neste ano que se inicia.
AGRADECIMENTO
Foto: Patrícia Paes
No primeiro dia do ano o nosso agradecimento a todos que colaboraram para o sucesso dos nossos eventos em 2008, dos lançamentos das novas edições da CHIC, que foram bastante badalados e aos que divulgaram o BLOG, que está hoje com mais de 130 mil e 400 visitas. Juliana Amaral, a jovem que está ao meu lado, representa todos, pois ela participou e colaborou ativamente com tudo que disse respeito à CHIC em 2008. Obrigado

FLASHES DO COQUETEL DA CHIC NA GALPÃO D
Mais fotos do chique coquetel acontecido na Galpão D, no dia em que se comemorou o terceiro ano da CHIC, AUTOMÓVEIS & SOCIEDADE e apresentou os chiques da city.
Fotos: Patrícia Paes
Welton Demétrio com Isadora Barroso e Wendel Demétrio
Rosângela Gama com o troféu por ter a sua clinica de beleza, a Espaço Revista Viva, escolhida como uma Clínica CHIC
Um grupo animado comemora a sorte de um do grupo, por tenho ganho um MP5 no sorteio


ANIVERSÁRIOS

Hoje, dia 01 de janeiro, primeiro dia do ano de 2009, a folinha marca idade nova para Fred Saboya e Suely Machado.

BOA NOTÍCIA

Na noite de ontem, quase ao romper do ano novo, Marcília Tavares nos dizia, ao telefone, que o nosso bom Tarcísio Tavares apresentava melhoras, pois conseguia mexer as pernas e estava mais calmo. Amanhã, se tudo correr bem, ele deverá fazer um novo exames para que os médicos consigam saber o que exatamente aconteceu. Vamos continuar orando...
FACULDADE EM BATURITÉ
Raina Sousa está em plena campanha para conseguir levar uma faculdade para sua terra natal, no caso Baturité. Já fez várias reuniões com filhos e amigos da cidade e o movimento está ganhando força, o que significa que, como a união faz a força, em breve Baturité terá não só uma, mas duas ou três faculdades. É isso aí amigo não desista do sonho, pois ele tem tudo para se tornar realidade. Com fé e trabalho tudo conseguiremos.
NOTA DE FALECIMENTO

Com pesar, noticiamos o falecimento do empresário Edgardino Bastos Sales, sócio da Panificadora Ricopane em Fortaleza e pai do líder sindical da panificação, Ricardo Sales, acontecido ontem, quarta-feira (31/12/2008). O corpo foi velado na Funerária Ternura e o enterro aconteceu ás 16h no Cemitério Parque da Paz.
EM BUSCA DA FLUIDEZ

*Por Fernando Calmon

Os congestionamentos, mesmo em cidades médias, têm levado às críticas de praxe sobre o “excessivo” número de carros nas ruas. Na realidade, apesar dos impostos muito pesados sobre os veículos, os investimentos em infra-estrutura foram deixados de lado em razão do longo período inflacionário. Assim, nem os transportes públicos, nem as vias passaram por processos de ampliação e modernização.
Na realidade até o tamanho da frota é desconhecido. Sabe-se o número de veículos emplacados diariamente, mas não os que deixam de circular ao fim de sua vida. Atestados de óbito para carros são raros. Muitos citam o atual número, quase cabalístico, de 6,5 milhões de veículos só na cidade de São Paulo. A frota real, porém, situa-se numa faixa de 20% a 25% abaixo do informado pelo Denatran. Basta verificar o Estudo da Frota Circulante Brasileira, do Sindipeças, baseado em taxas de sucateamento, roubos, furtos e acidentes com perda total.
O trânsito poderia melhorar se a tecnologia fosse usada em harmonia com planejamento, apoio logístico e, sobretudo, vontade política. Uma alternativa das mais úteis é a vigilância eletrônica, hoje voltada quase totalmente para arrecadação com multas. Exemplo positivo: câmera Solo Terra, da empresa americana Autoscope, para monitorar veículos em movimento. Há representante no Brasil, a paranaense Perkons.

O sistema baseia-se em visão computacional, incluindo câmera colorida e processador de vídeo em tempo real. Trata-se de uma unidade compacta, de fácil instalação em estruturas fixas, sem necessidade de embutir sensores no asfalto. As lentes possuem zoom de longo alcance, capazes de ampliar a área varrida, mesmo em condições climáticas adversas. Possibilita fazer gerenciamento das informações em tempo real por meio de GPRS (celular) ou links via rádio com custos compatíveis.

Os órgãos de trânsito passariam a ter controle das situações anômalas e poderiam tomar decisões mais rápidas para solução dos problemas, antes da formação de longos congestionamentos. Entre as possibilidades estão detecção de presença, contagem e sentido de circulação de veículos, além de ocupação da pista, medição do tempo médio entre veículos e sua classificação por tamanho em até cinco categorias.

Há outras configurações para gestão do trânsito, prevenção de acidentes e suas conseqüências na fluidez: tamanho da fila em cada faixa (no campo de visão da câmera), quantidade de veículos que se aproximam em grupos (define o perfil da via ou cruzamento), sentido das conversões (quando houver opção), identificação de pedestres, bicicletas e veículos parados na pista ou no acostamento, além de detecção de fumaça em princípios de incêndios.

Uma câmera desse tipo é ideal para vias expressas e cruzamentos, mas também de grande utilidade em pontes, túneis e passagens em nível. O consumo de energia baixo permite utilizar painéis de energia solar. Em dias de chuva forte transforma-se em complemento eficiente aos agentes de trânsito, que vêem seu trabalho bastante prejudicado e, muitas vezes, ficam impedidos de atuar em função dos alagamentos.

Quantas câmeras dessas estão instaladas no Brasil? Nenhuma. A fluidez do trânsito não agradece.

RODA VIVA

CHEGA já em março o Ford Fusion 2010 com frente reestilizada, novas lanternas traseiras e bancos dianteiros mais confortáveis. Foi apresentado, em novembro, no Salão de Los Angeles. Motor de 2,5 litros agora entrega 174 cv. Também será oferecida a versão V6 de 263 cv. Vem do México, isento do imposto de importação e continuará com preço competitivo.

GASOLINA deverá diminuir de preço esse ano, segundo avaliação do Banco Central. O petróleo, de fato, caiu 70%, mas o real se desvalorizou cerca de 50% em relação ao dólar. Se fosse uma conta direta, a gasolina custaria 60% menos. Não espere milagres. A Petrobrás aumentou quase nada antes e agora também será frugal no desconto. Essa contabilidade sustenta os investimentos.

NISSAN X-Trail é um utilitário esporte de qualidades apreciáveis. Dirigibilidade, postura ao volante, visibilidade, comandos de tração, posicionamento das saídas de ar e espaço interno são pontos fortes. Perdeu em agilidade com motor 2 litros/138 cv para seu preço diminuir. Ainda assim, vindo do Japão, paga imposto integral, tornando difícil concorrer com Captiva e Tucson.

NAVEGADOR Blaupunkt Travel Pilot é dos melhores já avaliados pela coluna. Programa Nav N Go e mapas Tele Atlas formam combinação imbatível. Digitação do endereço simplificada, bateria de fácil substituição (três horas de autonomia), ótima definição da tela, menus amigáveis e desenho limpo destacam-se. Falha: falta navegação direta à residência. Preço: R$ 949,00.

ESTILO do Jeep clássico inspira produtos 68 anos depois de criado (1940). Como o Mahindra Thar, exibido em dezembro, no Salão de Bologna. No caso, trata-se de uma reedição atualizada, pois foi o primeiro modelo fabricado pela marca indiana, em 1945, sob licença Willys.


CONSCIÊNCIA deixou o seguinte comentário sobre a matéria “BEACH PARK ANUNCIA NOVO PRODUTO PARA AGENTES DE VIAGEM”, veiculada neste BLOG.

BEACH PARK. PRAIA PERIGOSA.
Passei sete dias agora com a família no Beach Park (Porto das Dunas – Fortaleza) onde minha filha de quatro anos quase foi atropelada duas vezes entre seu baldinho na areia e o mar, deixando o pai com o coração disparado por bons minutos. A cena é constante e daria uma matéria bem relevante para a TV ou para uma revista de turismo.

Os buggys até que são poucos, mas o vai e vem na areia é principalmente por parte dos 4X4 e dos quadriciclos. Os 4X4 passam freqüentemente a 50-60 km/h e a 3-4 metros das cadeiras e sombrinhas. Muitos estacionam entre as cadeiras de praia e o mar tampando a vista de quem está ali sentado. Aí a turma desce do carrão para curtir aquele determinado pedaço de praia.

Alguns são mais sofisticados: a turma desce e quem cuida de montar as cadeiras e o guarda sol é o motorista - e o carro continua roubando um pedaço da areia e da vista do mar. Os quadriciclos são mais intrigantes ainda, pois chegam a bater pegas entre eles, e a maioria dos pilotos é de crianças e adolescentes menores de idade.
Além da sensação de insegurança, ainda tem o problema da feiúra, pois os condomínios, hotéis e resorts** fazem barricadas improvisadas para tentar inibir o fluxo de veículos e proteger os hóspedes. Não é uma medida eficaz e a praia ainda fica parecendo uma barreira para entrar em território israelense.

Aliás, alguém um dia me explica o que é resort, pois no que ficamos hospedados só se disponibilizava seis guarda-sóis na praia para 121 apartamentos.Que os cearenses não entendam isso como crítica barata, mas uma lembrança para que cuidem melhor de suas praias e especialmente das vidas que ainda as freqüentam.

Um cenário desse numa praia que tem como principal atrativo turismo para crianças (Aquapark), numa cidade em que o turismo é uma de suas galinhas dos ovos de ouro, parece que estão depenando essa galinha. Há cerca de dez anos, fiquei “chapado” ao levar uma buzinada de um buggy na praia de Jericoacoara-CE para sair da frente, pois eu estava caminhando na sua rota habitual. Eu já estava pra lá das dunas. Esse foi bem civilizado. Pelo menos buzinou…
DORES DE CABEÇA INFANTIS
Cada vez mais, a ansiedade é desencadeadora de alguns fatores que podem ser prejudiciais à nossa saúde. O bruxismo, que pode ser definido como o rangido dos dentes, e o apertamento silencioso, que aparece devido ao excesso de atividade da musculatura mastigatória, podem estar ligados diretamente a dores de cabeça comuns, como cefaléias e enxaquecas.

De acordo com alguns estudos odontológicos de centros pediátricos de todo o mundo, o bruxismo é um dos principais causadores desses episódios de dores de cabeça e, que geralmente, são acompanhados de alguns distúrbios relacionados ao sono. Dentre eles, podemos citar o sonambulismo e o terror noturno.

O Professor Gerson Köhler, especialista em Ortopedia Facial e Ortodontia, conta que o surgimento dessas enfermidades é ocasionado principalmente pela ansiedade e, na maioria dos casos, em crianças e adolescentes. As crianças muito ansiosas ou hiperativas são mais propensas a serem portadoras de dores de cabeça e ataques mais freqüentes de cefaléias, provenientes do apertamentos dos dentes, afirma.

Fora isso, estudos médicos alergológicos comprovam que crianças que sofrem de rinite alérgica parecem ser até três vezes mais propensas a ranger e apertar os dentes, principalmente no período da noite. Essa situação caracteriza o que pode ser classificado como uma disfunção neuromuscular de ocorrência durante o sono”, conta Gerson que também é professor convidado, desde 1988, do curso de pós-graduação em Ortodontia e Ortopedia Facial da UFPR.

Além de dores de cabeça, essas crianças e adolescentes são portadoras, normalmente, também, de anomalias dentofaciais, ou seja, tem uma predisposição a colocar os dentes e as arcadas dentárias em más posições.

Dentre os efeitos dessas anomalias estão sujeitas dores musculares no rosto e nas têmporas, disfunção nas articulações craniomandibulares, que ligam a mandíbula ao crânio, e sensações como dores de ouvido.

Isto se caracteriza por ser uma alteração ortopédica do crescimento do rosto, que deve ser tratada com a precocidade necessária para evitar futuras alterações do bem-estar e qualidade de vida na adolescência e depois na idade adulta, finaliza Köhler.
ENERGÉTICOS: OS DOIS LADOS
Após aquele final de semana proveitoso, a segunda-feira é um convite para não sair de casa. O cansaço e a fadiga são os principais inimigos de mais um dia de trabalho. Nestes casos, o uso de energéticos pode ser uma alternativa.

Compostos por carboidrato, cafeína e taurina, geram um efeito estimulante voltado ao estado de alerta do corpo. Os energéticos são grandes influentes à capacidade de diminuir a sonolência durante um certo período, afirma o nutrólogo Maximo Asinelli.

Normalmente, os energéticos são fabricados em unidades de 200 a 250ml. Se ingeridos em pequenas quantidades, podem ser insuficientes para que o estado de alerta da pessoa seja restabelecido. A cafeína só gera o efeito estimulante se consumida em uma proporção de seu peso corporal vezes três. Para que seja perceptível os efeitos um homem de 80kg, por exemplo, deve consumir no mínimo 240mg de cafeína”, explica Maximo.

De qualquer modo, existem certos limites que precisam ser respeitados por nós mesmos. Se ingeridos em excesso, os energéticos podem trazer alguns efeitos colaterais como aumento do batimento cardíaco e insônia. Além disso, a cafeína acelera também a perda de cálcio, magnésio e potássio, o que pode facilitar o surgimento de câimbras.

Outro fator muito importante, é que como essas bebidas diminuem a absorção de cálcio pelo organismo, futuramente podem causar uma perda de massa óssea. O certo é manter um controle. Os energéticos criam fortes dependências por serem compostos, em maioria, por cafeína e isso pode trazer conseqüências maléficas ao organismo, finaliza o nutrólogo.


VERSÍCULOS DO DIA

Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado porquanto temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo.
Números 21:7

E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
Mateus 6:13

Nenhum comentário: