domingo, 25 de janeiro de 2009

.:. VOLKSWAGEN CONQUISTA RALLY DAKAR 2009 .:.

Fotos Divulgação/Volks
O Tuareg, da equipe Volkswagen, venceu o Dakar 2009
Os pilotos Dirk von Zitzewitz, Ralph Pitchford, Kris Nissen (diretor da Volkswagen Motorsport), Mark Miller, Giniel de Villiers

A equipe da Volkswagen Motorsport venceu no último final de semana a primeira edição do Rally Dakar na América do Sul. A dupla oficial da marca, o sul-africano Giniel de Villiers (piloto) e o alemão Dirk Von Zitzewitz (navegador), conquistou o título após 14 etapas da prova que teve início em Buenos Aires e passou por diversos lugares, entre eles, os pampas argentinos, a Patagônia, a Cordilheira dos Andes e o Deserto do Atacama.

A dupla vencedora percorreu cerca de 9,5 mil km e chegou exatos 8m59s a frente do segundo modelo, pilotado pelos colegas de equipe Mark Miller/Ralph Pitchford (EUA/África). A Volkswagen fez história no Rally Dakar 2009: em toda a história do Dakar, é a primeira marca a conquistar a categoria “Carro” a bordo de um veículo com motor a diesel e também a primeira a vencer o percurso realizado na América do Sul.

Em 2008, com os mesmos pilotos e navegadores, o Touareg e a Volkswagen Motorsport venceram o Rally dos Sertões, disputado no Brasil. O piloto Giniel de Villiers coleciona muitos títulos, como os primeiros lugares no Rally de Marrocos (2003, 2006 e 2007), no Rally da Tunísia (2006) e no Transibérico (2006), além da segunda colocação no Rally Dakar (2006) e no Mundial da FIA de Cross-Country (2007). Villiers foi o primeiro estrangeiro campeão do Rally dos Sertões na categoria carros.

O terceiro Touareg da equipe Volkswagen, pilotado pelos alemães Dieter Depping/Timo Gottschalk, chegou em sexto lugar, em um total de 168 carros que haviam começado a corrida.

Na avaliação do chefe da equipe Volkswagen, Kris Nissen, conquistar o Dakar é difícil, há muitas incógnitas e nada é previsível, principalmente porque pilotaram pela primeira vez na América do Sul. O segredo da vitória foi a evolução do motor turbo diesel, que ficou menor, mais leve, econômico e resistente.

O Rally Dakar é a maior e mais dura prova de automobilismo todo terreno. A prova tem regularidade anual e começa sempre na primeira semana de cada ano. A competição conta com modelos nas categorias de automóveis, motos e caminhões.

Nenhum comentário: