segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

CITROËN DS: O CARRO MAIS BONITO DE TODOS OS TEMPOS
Fotos: Divulgação/Citroën
Assim que foi lançado, em 1955, o Citroën DS foi visto como a grande sensação do meio automotivo. Mais de 50 anos depois, a originalidade e beleza de suas linhas continuam marcantes − e foram decisivas para dar ao DS o título de carro mais bonito de todos os tempos, de acordo com uma votação promovida pela revista britânica Classic & Sports Car.

A votação elegeu os dez carros mais bonitos da história. O júri foi composto por 20 designers de carros premiados − nomes como Giorgetto Giugiaro, responsável por projetos importantes de diversas marcas, entre elas Maserati, Fiat e Volkswagen; Ian Callum, diretor de design da Jaguar; Peter Stevens, responsável pela McLaren F1; e Marcello Gandini, designer de carros como o Lancia Stratos e o Lamborghini Countach.

O design belíssimo do DS vem de uma perfeita união entre o estilista e escultor Flaminio Bertoni e o engenheiro André Lefévre. Com esses dois talentos, surgiu um carro com design e aerodinâmica vivendo em completa sintonia.

Mas o DS não é fantástico somente em seu exterior. Ele também superou todos os padrões automotivos vigentes na época, inovando na suspensão, comportamento aerodinâmico, frenagem e direção. Sua herança ao mundo automotivo pode ser sentida até os dias de hoje: se os veículos de hoje em dia freiam bem, se comportam de maneira perfeita na estrada e não deixam a desejar em matéria de conforto, é em grande parte porque, em meados da década de 1950, a Citroën lançou o DS.

Em seu currículo, o DS foi carro oficial de ministros, prefeitos e, principalmente, do General Charles De Gaulle, que deixava explícito seu enorme apreço pelo veículo. Também aparecem vitórias nas principais provas de rali, como o Rali de Mônaco, a Volta de Córsega e a Prova Liége-Sofia-Liége, mostrando um ótimo desempenho em todos os tipos de terreno. Com isso, a Citroën inventou o profissionalismo nas competições automotivas.

Sua história cheia de inovações só podia ter como resultado o título da Classic & Sports, desbancando marcas como Jaguar, Ferrari e Lamborghini e mostrando que o Citroën DS vai sempre continuar surpreendendo.

DS: O VEÍCULO DO SÉCULO CRIADO PELA CITROËN
DS - 1955-1975

No Salão de Paris de 1955, quando a sua apresentação, o mundo do automóvel não teve qualitativos suficientes para designá-lo. Revolucionário em todos os elementos que o compõem...No livro “60 Anos de Estilo e de Protótipos Citroën”, ele é citado como “uma obra de sonho milagrosamente produzida em série”.

Carroceria elegantemente aerodinâmica, desenhada e esculpida com originalidade. Suspensão oleopneumática, aliando conforto e comportamento dinâmico, bem como a altura constante da carroceria independente da carga transportada, correção automática da estabilidade do veículo.

Freios assistidos a discos (pela primeira vez no mundo num veículo de série), dois circuitos de freios independentes, repartidor automático em função da carga. Habitabilidade e visibilidade máximas. Câmbio semi-automático. Direção assistida. Capota em alumínio. Painel de instrumentos com um desenho futurista. Volante de braço único e uma grande habitabilidade. Quanta inovação!

O Citroën DS foi a soma da obra consensual dos engenheiros e técnicos de um Gabinete de Estudos excepcional, supervisado por André Lefèbre, com a carroceria desenvolvida pelo genial estilista-escultor “Flaminio Bertoni” (contratado em 1932 por André Citroën). Um, responsável pela técnica; outro, pela beleza.

É sob a presidência de Pierre Bercot que nasce o DS. Mas os estudos do VGD (Veículo de Grande Difusão), projeto que deverá substituir o Traction, começam na era de Pierre Boulanger entre 1938 e 1939. A origem do projeto, diz o Caderno de Encargos, “É não se tratar de um veículo revolucionário, mas de um veículo de grande difusão, mais seguro e confortável que o Traction, mas também menos oneroso, para poder alargar sua difusão”.

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