quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

.:. COMBATE À MORTALIDADE NO TRÂNSITO REÚNE LÍDERES MUNDIAIS EM EVENTO NA ESPANHA .:.

Diretor do Denatran, Departamento Nacional de Trânsito, falará sobre o exemplo brasileiro;

Cerca de 122 mil jovens morrem por ano nos países iberoamericanos como consequência de acidentes de trânsito, que são a principal causa de falecimentos entre jovens na Espanha, Portugal e América Latina.

No Brasil, foram quase 20 mil mortos em 2006, 41% deles com idade entre 30 e 59 anos, segundo dados do Detran Um encontro em Madri, na Espanha, nos dias 23 e 24 de fevereiro, e que reunirá líderes governamentais e de entidades de trânsito de diversos países do mundo, é o pano de fundo para que a Fundación MAPFRE, atuante no Brasil desde 2004, por meio da Fundação MAPFRE, retome a discussão sobre a educação viária e a importância da prevenção dos acidentes no mundo.

No Brasil foram registradas em torno de 20 mil mortes segundo a última estimativa divulgada pelo Renaest, registro de acidentes de trânsito fatais do Departamento de Trânsito (Detran).

O Primeiro Encontro de Segurança Viária para Ibero-América e Caribe – Protegendo Vidas terá como representante brasileiro o diretor do Denatran, Alfredo Peres da Silva e acontece na semana do carnaval, considerado o feriado mais violento do País em relação à mortalidade no trânsito.

Foram 128 mortes nas estradas federais brasileiras no feriado do ano passado, resultantes de um total de 2.396 acidentes registrados pela Polícia Rodoviária Federal no período, que é de apenas cinco dias. Mesmo tendo sido 11,7% inferior ao número de mortes do ano anterior (em 2007 foram 145 falecimentos, de um total de 2.358 acidentes), o índice é considerado altíssimo pelas autoridades de trânsito e pela sociedade.

“O Brasil precisa adotar urgentemente uma postura preventiva em relação ao trânsito de maneira geral, adotando medidas educativas, visando uma mudança de cultura e um estímulo à cidadania”, diz Fátima Lima, superintendente da Fundação MAPFRE no Brasil.


Sobre o evento

O Primeiro Encontro de Segurança Viária para Ibero-América e Caribe – Protegendo Vidas é realizado pela Fundación MAPFRE, da Espanha, e é resultado de uma recente parceria entre a instituição (que anualmente dedica cerca de 30% da sua verba para projetos de segurança viária) e a Secretaria Geral Iberoamericana (SEGIB), importante órgão espanhol comprometido com o fortalecimento da Comunidade Ibero-Americana.

O comprometimento da fundação com a segurança viária e educação no trânsito está garantido em seu estatuto, que destina 5% do lucro líquido do Grupo MAPFRE S.A para a Fundación MAPFRE. Somente no Brasil, a Fundação MAPFRE já formou, até o momento, em torno de 3 milhões de crianças e 95 mil professores sobre a segurança viária.

Nenhum comentário: