quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

.:. KARL MARK .:.

As notas sobre a declaração de Karl Marx, feita em seu livro O Capital, em l867, foram veiculadas em várias colunas, inclusive, algumas aqui da terrinha

"É simplesmente preocupante e bastante atual: ´Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado´. (Karl Marx, em O Capital)".

Sobre as notícias que estão sendo veiculadas em várias colunas (jornais, internet, blog, etc.) sobre o que Karl Marx teria declarado em seu livro O Capital, em 1867, transcrevemos o que o economista Rodrigo Constantino, fala, em seu Blog, a respeito da declaração de Marx:


“Se desconfiarmos que alguém mente, finjamos crença: ele há de tornar-se ousado, mentirá com mais vigor, sendo desmascarado.” (Schopenhauer)


Está circulando na internet um suposto trecho de O Capital, escrito em 1867 por Karl Marx, onde ele teria feito uma previsão bastante precisa sobre a crise atual. O trecho chegou ao blog de Ricardo Noblat, e em inúmeros outros, assim como várias pessoas têm enviado por email a mensagem.


Eis o suposto trecho de Marx: “Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos a falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado".


Seria, de fato, impressionante a visão do autor dessa frase, se ela fosse verdadeira. Não é. Os marxistas sempre foram mestres na propaganda enganosa (vide União Soviética). Uma mentira repetida mil vezes acaba se tornando verdade.

Nessa crença, entre tantas outras coisas, marxistas e nazistas se parecem muito. Goebbels poderia tranquilamente se passar por marxista nesse caso. E de fato, Hitler reconheceu que aprendeu muito com os métodos marxistas.

Reescrever a história sob uma lente marxista que distorce todos os fatos é uma tarefa comum para muitos “historiadores”. Mas dessa vez foram longe demais: inventaram algo que Marx jamais disse, e a coisa se espalhou como um vírus pela internet.

Usaram a tecnologia capitalista para disseminar uma mentira contra o capitalismo, tentando resgatar em parte a imagem chamuscada do “guru” fracassado. Só que esqueceram que a mesma tecnologia ajuda bastante na tarefa de desmascarar tal mentira.



Afinal, O Capital é um livro que está em domínio público, e existem versões suas online. Qualquer um pode baixar um arquivo de PDF e ter acesso ao livro inteiro. E com um simples instrumento de busca, pode pesquisar nas centenas de páginas maçantes e confusas, qualquer termo, expressão ou passagem. Marx usa o termo tecnologia poucas vezes.

Creio que o uso dessa expressão na frase inventada foi um erro dos criadores da farsa. Deu menos credibilidade e despertou desconfiança. Fora isso, não há nada no livro parecido com tal previsão. Que Marx achava que o capitalismo iria inexoravelmente ruir, todos sabem.

Aliás, os marxistas vivem desde então cantando o fim do capitalismo em cada nova crise, apenas para verem seus sonhos macabros virarem pó uma vez mais. Mas Marx nunca chegou perto de fazer uma profecia tão certeira como essa inventada.



Mas os marxistas contaram com dois fatores que jogam a seu favor: a preguiça ou falta de tempo dos leitores; e a vontade de acreditar. Nem todos têm saco ou tempo para verificar se cada frase que recebem por email é mesmo verídica.

A internet tem esse risco: propaga muita mentira. Além disso, muitos sentem uma incrível necessidade de crer no marxismo, no fim do capitalismo, num “mundo melhor possível”. A utopia socialista, que quando tentam implantar na prática vira um inferno, conquista muitos adeptos.

A teoria de exploração do capital, por exemplo, é um bode expiatório perfeito para quem deseja jogar a culpa de seus fracassos nos outros. Segundo Böhm-Bawerk, “as massas não buscam a reflexão crítica: simplesmente, seguem suas próprias emoções”.

Acreditam na teoria marxista sobre juros porque a teoria lhes agrada. O economista conclui: “Acreditariam nela mesmo que sua fundamentação fosse ainda pior do que é”. Mas para a infelicidade dos marxistas mitomaníacos, existem alguns “neoliberais” chatos, com essa mania absurda de checar os fatos. E eis que a máscara caiu uma vez mais! Os marxistas terão que conviver com o desagradável fato de que seu “profeta” não acertou dessa vez, nem em qualquer outra.

O marxismo é mesmo uma seita calcada em dogmas. Basta aplicar a lógica para derrubar todos os mitos que ainda sustentam, não obstante tantos erros, o marxismo. Ao menos na América Latina, onde a idolatria ao fracasso tem um passado impressionante, e um futuro bastante promissor...

8 comentários:

Anônimo disse...

OK, eu até já desconfiava que a frase foi inventada. Aliás, deparei-me com este blog justamente quando fui checar, por meio de um buscador, a sua autenticidade.
Mas qualificar o Capital de maçante e confuso é no mínimo uma petulância digna de riso.

Fusca disse...

"Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado" - Karl Marx in "O Capital"...

Desafio os fãs a dizerem em que capítulo de que volume estaria tal frase.
Mais uma mentira divulgada pela "rede de desinformação" patrocinada pela esquerda festiva. Pura mentira, não existe essa frase nas mais de 3000 páginas do 'O Capital' Volume 1, 2 e 3. Puro endeusamento das tietes, viúvas e macacas de auditório do velho pensador alemão.
Como a maioria da "intelligentzia" vermelhocrata, ninguém leu a obra e basta um engraçadinho inventar uma frase para toda a manada acreditar. Só na Banânia fundada em 2003 mesmo... nóis merece!

Anônimo disse...

Bah, que azar! Utilizei um buscador para provar o que eu desconfiava: que a frase era falsa... e caí nessa bosta de site ridiculo! Óbvio que ele não diria isso, óbvio! Mas não entrarei em discussão com alguém do seu naipe. Só queria que vc provasse que o idiota que começou a veicular a frase na web atribuindo-a a Marx é de fato um Marxista. Se eu disser aqui que Cristo havia previsto essa crise há 2000 anos atrás, isso faria de mim um cristão? Não. Apenas me faria um mentiroso!
Seu site é o mais inutil e idiota que alguém poderia ter o azar de visitar. Não sei como ainda perde seu tempo escrevendo essas merdas!
Ahahaha... q inutil!

Anônimo disse...

é deprimente ver alguem falar em economistas e neoliberais com tanta defesa, nenhum genocida matou mais gente do que este sistema que voce defende tanto e que em alguma medida criou a alemanha da segunda guerra, e todos os paises imperialistas do final do seculo 19 (era dos impérios) afinal a guerra serve para construir naçoes economicamente, aja vista várias investidas norte-americanas contra paises sem expressão militar.

Basilio disse...

Pode ser que muitos foram justiçados pela ganância das metrópoles pelas matérias primas espalhadas pelo mundo. Mas também, nunca antes do capitalismo, a humanidade pode viver de tantas benesses patrocinadas pela ganância dos homens em prover mais e melhores meios de garantir o bem-estar, custa dinheiro? Custa. Mas acho improvável que se não houvesse uma possibilidade de recompensa, as pessoas altruístas teriam proporcionado o que os capitalista nos deram hoje, entra elas a possibilidade de utilizar um sistema eletrônico, criado por eles, para criticar estes "porcos capitalistas".
Gostaria de escrever mais e revisar este texto, só que estaou/estava fazendo um trabalho para a faculdade sobre a crise econômica e disponho de pouco tempo para continuar.

Em tempo, porque será que algumas pessoas, na falta de argumentos, insistem em agredir os outros que pensam diferente?

SERGIO BUCCO disse...

Que não seja de autoria de Marx também suspeitei...
Mas o autor desta matéria ou é ingênuo, ou é cabeça feita, ou é ignorante de um lado, e age de má fé por outro... O pior cego é aquele que não quer ver!

Anônimo disse...

Aqui nos comentários tem um cara que disse:

"nenhum genocida matou mais gente do que este sistema que voce defende tanto"

Bom, o comunismo já consegui superar as mortes da 1ª e da 2ª Guerra Mundial juntas, mas sobre isso os comunistas ficam quietinhos, né? E se para melhorar o mundo, precisamos sair por aí com armas atirando na cabeça de todas as famílias, não vejo uma gota de humanidade em vocês. O ideal básico do Comunismo é lindo, mas o dano que ele causou é muito pior que uma ou outra morte capitalista!! Os comunistas fazem atentados terroristas e mortes de crianças pelo narcotráfico, e depois acham que tem moral alguma para falar em "Justiça".

"esse sistema que você defende tanto... criou a Alemanha da 2ª guerra"

Hitler já tinha dito que: "O Homem só é feliz na guerra". Aí você agora, sem conhecimento algum de história me vem falar que ele causou mais mortes? Isso é mentira!!! Vocês causaram MUITO MAIS!!! E pior: Não chegaram a lugar nenhum até hoje.

Cadê a liberdade? Tomam o poder e censuram a imprensa. Cadê a justiça? Pegam várias famílias e dão um tiro na testa para fazer um "mundo melhor".

Gostaria de parabenizar o autor pelo texto. Um abraço!!

ASS: @tibartz

tibartz disse...

Aqui nos comentários tem um cara que disse:

"nenhum genocida matou mais gente do que este sistema que voce defende tanto"

Bom, o comunismo já consegui superar as mortes da 1ª e da 2ª Guerra Mundial juntas, mas sobre isso os comunistas ficam quietinhos, né? E se para melhorar o mundo, precisamos sair por aí com armas atirando na cabeça de todas as famílias, não vejo uma gota de humanidade em vocês. O ideal básico do Comunismo é lindo, mas o dano que ele causou é muito pior que uma ou outra morte capitalista!! Os comunistas fazem atentados terroristas e mortes de crianças pelo narcotráfico, e depois acham que tem moral alguma para falar em "Justiça".

"esse sistema que você defende tanto... criou a Alemanha da 2ª guerra"

Hitler já tinha dito que: "O Homem só é feliz na guerra". Aí você agora, sem conhecimento algum de história me vem falar que ele causou mais mortes? Isso é mentira!!! Vocês causaram MUITO MAIS!!! E pior: Não chegaram a lugar nenhum até hoje.

Cadê a liberdade? Tomam o poder e censuram a imprensa. Cadê a justiça? Pegam várias famílias e dão um tiro na testa para fazer um "mundo melhor".

Gostaria de parabenizar o autor pelo texto. Um abraço!!