Nova identidade visual, novo relacionamento com os clientes, nova linha de produtos: aos 90 anos, a Citroën abre uma nova página de sua história. A Citroën acaba de divulgar na Europa a sua nova imagem de marca e presta homenagem ao gênio André Citroën justamente na data de seu nascimento, 5 de fevereiro.
Mesmo num contexto econômico difícil, mas também num período de mudança dos hábitos automobilísticos e de novas relações entre os consumidores e as marcas, a Citroën não se deixa abater, agitando o mundo do automóvel e se reinventando.
O objetivo principal é o de dar prosseguimento à dinâmica gerada pelo sucesso dos novos produtos lançados com sucesso nos últimos dez anos. Nesta semana, a Citroën inicia um projeto de marca global em três eixos fundamentais: uma nova identidade visual, novas relações com seus clientes e uma nova linha de produtos para o futuro.
I - IMAGEM DE MARCA
Novo logotipo: o primeiro passo
Resultado de um trabalho desenvolvido pelas equipes de Marketing e de Estilo da Citroën, este sob a responsabilidade de Jean-Pierre Ploué, e da agência Landor - rede internacional de branding e de design - o logotipo é o primeiro sinal visível da mudança.
Os chevrons característicos da marca são, a partir de agora, liberados de sua área restrita e surgem em três dimensões. Eles ganham relevo em força e matéria. O vermelho como ponte entre o passado e o futuro da Citroën, se mostra na nova tipologia do nome de marca. Um vermelho que também se modernizou, ficando agora mais profundo.
Se hoje a Citroën se expressa visualmente de maneira heterogênea, um novo princípio gráfico, uma tipologia exclusiva e um tom de voz único, permitirão, a partir de agora, garantir à marca melhor visibilidade e uma expressão mais coerente. Este novo universo carrega o novo status da marca.
Um universo onde o branco - sinal de transparência e de elegância - predomina; onde o vermelho é utilizado para expressar dinamismo, e onde o preto, o cinza e o cromo trazem status e força.
Resultado de um trabalho desenvolvido pelas equipes de Marketing e de Estilo da Citroën, este sob a responsabilidade de Jean-Pierre Ploué, e da agência Landor - rede internacional de branding e de design - o logotipo é o primeiro sinal visível da mudança.
Os chevrons característicos da marca são, a partir de agora, liberados de sua área restrita e surgem em três dimensões. Eles ganham relevo em força e matéria. O vermelho como ponte entre o passado e o futuro da Citroën, se mostra na nova tipologia do nome de marca. Um vermelho que também se modernizou, ficando agora mais profundo.
Se hoje a Citroën se expressa visualmente de maneira heterogênea, um novo princípio gráfico, uma tipologia exclusiva e um tom de voz único, permitirão, a partir de agora, garantir à marca melhor visibilidade e uma expressão mais coerente. Este novo universo carrega o novo status da marca.
Um universo onde o branco - sinal de transparência e de elegância - predomina; onde o vermelho é utilizado para expressar dinamismo, e onde o preto, o cinza e o cromo trazem status e força.
A CITROËN SPORT MUDA PARA CITROËN RACING
Com quatro títulos de campeão do mundo de ralis (construtores) e cinco títulos de campeão do mundo WRC (piloto e co-piloto) para Sébastien Loeb e Daniel Elena, a Citroën entra para a história do esporte automobilístico. Já para o Rali de Chipre, em março, a equipe Citroën Sport se torna Citroën Racing. As especificidades do universo dos ralis automobilísticos - velocidade, dinamismo, ímpeto – são integradas no universo da Citroën Racing em três linhas vermelhas “degradês” sobre fundo branco.
Com quatro títulos de campeão do mundo de ralis (construtores) e cinco títulos de campeão do mundo WRC (piloto e co-piloto) para Sébastien Loeb e Daniel Elena, a Citroën entra para a história do esporte automobilístico. Já para o Rali de Chipre, em março, a equipe Citroën Sport se torna Citroën Racing. As especificidades do universo dos ralis automobilísticos - velocidade, dinamismo, ímpeto – são integradas no universo da Citroën Racing em três linhas vermelhas “degradês” sobre fundo branco.
II – MODERNO RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES
Para privilegiar o relacionamento com o cliente e a experiência de marca, a Citroën inicia uma transformação de sua rede internacional de pontos de venda: espaços de exposição, de recepção, de venda e de manutenção. Do lado de fora, a transparência, a fluidez e a cor fornecem indicações simples, imediatamente reconhecíveis. No interior, o espaço é inteiramente repensado e dirige naturalmente o cliente para os serviços que lhe são reservados.
Seja uma nova obra, reestruturação de um edifício existente ou simplesmente um « relooking », todos os pontos de venda Citroën no mundo têm, a partir de agora, acesso a esta oferta modular em três níveis. Em cinco anos, os 8 000 pontos de venda Citroën mudarão de face para que em todos os lugares do mundo os clientes tenham o prazer de visitar a Citroën. O objetivo da marca é estar no mesmo nível dos melhores do mundo nas pesquisas entre as montadoras de forma a figurar entre as cinco melhores nas pesquisas anuais do órgão independente JD.Power.
Para os clientes Citroën a experiência com a marca deve ser excepcional em todas as circunstâncias. A marca implementa - tanto na Venda como no Pós-Venda, novos programas de comprometimento com os clientes, na direção dos temas considerados fundamentais para a marca: atendimento imediato e individualizado, respostas rápidas e claras, entrega e apresentação personalizada do carro, comprometimento dos prazos, clareza quanto aos trabalhos realizados, acompanhamento de cada intervenção… entre outros compromissos através dos quais as redes da Citroën são avaliadas.
Seja uma nova obra, reestruturação de um edifício existente ou simplesmente um « relooking », todos os pontos de venda Citroën no mundo têm, a partir de agora, acesso a esta oferta modular em três níveis. Em cinco anos, os 8 000 pontos de venda Citroën mudarão de face para que em todos os lugares do mundo os clientes tenham o prazer de visitar a Citroën. O objetivo da marca é estar no mesmo nível dos melhores do mundo nas pesquisas entre as montadoras de forma a figurar entre as cinco melhores nas pesquisas anuais do órgão independente JD.Power.
Para os clientes Citroën a experiência com a marca deve ser excepcional em todas as circunstâncias. A marca implementa - tanto na Venda como no Pós-Venda, novos programas de comprometimento com os clientes, na direção dos temas considerados fundamentais para a marca: atendimento imediato e individualizado, respostas rápidas e claras, entrega e apresentação personalizada do carro, comprometimento dos prazos, clareza quanto aos trabalhos realizados, acompanhamento de cada intervenção… entre outros compromissos através dos quais as redes da Citroën são avaliadas.
III – NOVAS ESTRATÉGIAS DE PRODUTOS
A Citroën inicia uma transformação profunda de sua imagem de marca, de seu compromisso junto aos clientes, mas também de sua estratégia de produtos para o futuro. A marca dispõe hoje da gama a mais vasta e a mais diversificada de sua história e vai manter esta política de diferenciação de modelos, enquanto acelera os lançamentos previstos. Assim, nos próximos três anos, a Citroën lançará na Europa, seis novos modelos, ao ritmo sustentado de um lançamento a cada seis meses.
A primeira ilustração desta nova linha de produtos é o concept car DS INSIDE como um protótipo que inicia uma nova linha de veículos caracterizados por decisões radicais em termos de estilo, de dinâmica e de utilização. Objetos de desejo, acessíveis, que se destacam pela sua criatividade, pela inteligência de sua concepção e pela qualidade de seus acabamentos. Automóveis que dão o melhor da Citroën.
Uma linha de produtos que leva o novo espírito Citroën para cima: Tecnologia Criativa. Da mesma forma que o “C” seguido de um número, como no C5 ou a assinatura Picasso para os monovolumes indicam os modelos atuais, a nova linha de produtos vai ganhar uma denominação específica: a linha DS. DS expressava na época e expressa ainda uma nova maneira de ver o automóvel e o futuro.
A primeira ilustração desta nova linha de produtos é o concept car DS INSIDE como um protótipo que inicia uma nova linha de veículos caracterizados por decisões radicais em termos de estilo, de dinâmica e de utilização. Objetos de desejo, acessíveis, que se destacam pela sua criatividade, pela inteligência de sua concepção e pela qualidade de seus acabamentos. Automóveis que dão o melhor da Citroën.
Uma linha de produtos que leva o novo espírito Citroën para cima: Tecnologia Criativa. Da mesma forma que o “C” seguido de um número, como no C5 ou a assinatura Picasso para os monovolumes indicam os modelos atuais, a nova linha de produtos vai ganhar uma denominação específica: a linha DS. DS expressava na época e expressa ainda uma nova maneira de ver o automóvel e o futuro.
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