terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

.:. NOVA HISTÓRIA: A CITROËN SE REINVENTA .:.


Nova identidade visual, novo relacionamento com os clientes, nova linha de produtos: aos 90 anos, a Citroën abre uma nova página de sua história. A Citroën acaba de divulgar na Europa a sua nova imagem de marca e presta homenagem ao gênio André Citroën justamente na data de seu nascimento, 5 de fevereiro.


Mesmo num contexto econômico difícil, mas também num período de mudança dos hábitos automobilísticos e de novas relações entre os consumidores e as marcas, a Citroën não se deixa abater, agitando o mundo do automóvel e se reinventando.

O objetivo principal é o de dar prosseguimento à dinâmica gerada pelo sucesso dos novos produtos lançados com sucesso nos últimos dez anos. Nesta semana, a Citroën inicia um projeto de marca global em três eixos fundamentais: uma nova identidade visual, novas relações com seus clientes e uma nova linha de produtos para o futuro.

I - IMAGEM DE MARCA

Novo logotipo: o primeiro passo

Resultado de um trabalho desenvolvido pelas equipes de Marketing e de Estilo da Citroën, este sob a responsabilidade de Jean-Pierre Ploué, e da agência Landor - rede internacional de branding e de design - o logotipo é o primeiro sinal visível da mudança.

Os chevrons característicos da marca são, a partir de agora, liberados de sua área restrita e surgem em três dimensões. Eles ganham relevo em força e matéria. O vermelho como ponte entre o passado e o futuro da Citroën, se mostra na nova tipologia do nome de marca. Um vermelho que também se modernizou, ficando agora mais profundo.

Se hoje a Citroën se expressa visualmente de maneira heterogênea, um novo princípio gráfico, uma tipologia exclusiva e um tom de voz único, permitirão, a partir de agora, garantir à marca melhor visibilidade e uma expressão mais coerente. Este novo universo carrega o novo status da marca.

Um universo onde o branco - sinal de transparência e de elegância - predomina; onde o vermelho é utilizado para expressar dinamismo, e onde o preto, o cinza e o cromo trazem status e força.

A CITROËN SPORT MUDA PARA CITROËN RACING

Com quatro títulos de campeão do mundo de ralis (construtores) e cinco títulos de campeão do mundo WRC (piloto e co-piloto) para Sébastien Loeb e Daniel Elena, a Citroën entra para a história do esporte automobilístico. Já para o Rali de Chipre, em março, a equipe Citroën Sport se torna Citroën Racing. As especificidades do universo dos ralis automobilísticos - velocidade, dinamismo, ímpeto – são integradas no universo da Citroën Racing em três linhas vermelhas “degradês” sobre fundo branco.

II – MODERNO RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES

Para privilegiar o relacionamento com o cliente e a experiência de marca, a Citroën inicia uma transformação de sua rede internacional de pontos de venda: espaços de exposição, de recepção, de venda e de manutenção. Do lado de fora, a transparência, a fluidez e a cor fornecem indicações simples, imediatamente reconhecíveis. No interior, o espaço é inteiramente repensado e dirige naturalmente o cliente para os serviços que lhe são reservados.

Seja uma nova obra, reestruturação de um edifício existente ou simplesmente um « relooking », todos os pontos de venda Citroën no mundo têm, a partir de agora, acesso a esta oferta modular em três níveis. Em cinco anos, os 8 000 pontos de venda Citroën mudarão de face para que em todos os lugares do mundo os clientes tenham o prazer de visitar a Citroën. O objetivo da marca é estar no mesmo nível dos melhores do mundo nas pesquisas entre as montadoras de forma a figurar entre as cinco melhores nas pesquisas anuais do órgão independente JD.Power.

Para os clientes Citroën a experiência com a marca deve ser excepcional em todas as circunstâncias. A marca implementa - tanto na Venda como no Pós-Venda, novos programas de comprometimento com os clientes, na direção dos temas considerados fundamentais para a marca: atendimento imediato e individualizado, respostas rápidas e claras, entrega e apresentação personalizada do carro, comprometimento dos prazos, clareza quanto aos trabalhos realizados, acompanhamento de cada intervenção… entre outros compromissos através dos quais as redes da Citroën são avaliadas.

III – NOVAS ESTRATÉGIAS DE PRODUTOS

A Citroën inicia uma transformação profunda de sua imagem de marca, de seu compromisso junto aos clientes, mas também de sua estratégia de produtos para o futuro. A marca dispõe hoje da gama a mais vasta e a mais diversificada de sua história e vai manter esta política de diferenciação de modelos, enquanto acelera os lançamentos previstos. Assim, nos próximos três anos, a Citroën lançará na Europa, seis novos modelos, ao ritmo sustentado de um lançamento a cada seis meses.

A primeira ilustração desta nova linha de produtos é o concept car DS INSIDE como um protótipo que inicia uma nova linha de veículos caracterizados por decisões radicais em termos de estilo, de dinâmica e de utilização. Objetos de desejo, acessíveis, que se destacam pela sua criatividade, pela inteligência de sua concepção e pela qualidade de seus acabamentos. Automóveis que dão o melhor da Citroën.

Uma linha de produtos que leva o novo espírito Citroën para cima: Tecnologia Criativa. Da mesma forma que o “C” seguido de um número, como no C5 ou a assinatura Picasso para os monovolumes indicam os modelos atuais, a nova linha de produtos vai ganhar uma denominação específica: a linha DS. DS expressava na época e expressa ainda uma nova maneira de ver o automóvel e o futuro.

Nenhum comentário: