quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

.:. O CARNAVAL É A FESTA DO RISO .:.

Oba! Fevereiro é mês de Carnaval, a Festa do Riso e já estou preparando minha fantasia: Mamãe eu quero / Mamãe eu quero / Mamãe eu quero ir pular / me dá a corneta / me dá a corneta / me dá a corneta pra na avenida ir tocar...

Consta que foi a Igreja Católica, em 1545, quem determinou que o Carnaval deveria ser realizado dias antes da Quaresma. Eu mesmo encontrei umas oito versões sobre a sua origem e significado, mas o que nos interessa é que ele surgiu no Brasil em 1.723 com a migração portuguesa, que nos trouxe as brincadeiras e festejos carnavalescos.

Importante é o que diz João Ferreira Duarte, professor da Universidade de Lisboa: “O elemento que unifica a diversidade de manifestações carnavalescas e lhes confere a dimensão cósmica é o Riso coletivo que se opõe à solenidade repressiva da cultura oficial”.

Assim como o Riso, o Carnaval consagra a confraternização universal, onde os preconceitos de raça, idade e condição sócio-econômica são esquecidos. A essência do Carnaval é a Liberdade e o Riso, capazes de aliviar as situações mais difíceis e amargas, tornando-se assim, uma verdadeira terapia em grupo.

Por isso o Carnaval é considerado a “segunda vida do povo” baseada no princípio do Riso: é a sua vida festiva. Carnaval é a Festa do Riso, que trás para o mesmo nível do povo, quem o censura ou domina, apresentando com a ajuda da máscara ou fantasia, situações invertidas em que o homem vira mulher, o pobre vira rico, o anônimo vire celebridade.

Não podemos nos esquecer que o Riso já foi destaque de algumas Escolas de Samba. Em 2005 a Unidos do Viradouro participou do Carnaval carioca com o samba enredo: “A Viradouro é só Sorriso !” e em 2007 a Mocidade Alegre foi declarada Campeã Paulista com o samba enredo: “Posso ser Inocente, Debochado e Irreverente... Afinal, Sou o Riso dessa Gente!!!”, destacando que o Riso é a própria expressão da Alegria.

O Riso também é tema de diversas marchinhas de Carnaval, como a “Máscara Negra”, composta por Zé Kéti e Pereira Matos em 1967: “Tanto riso, oh / Quanta alegria / Mais de mil palhaços no salão / Arlequim está chorando pelo amor da Colombina / No meio da multidão...”

É isso aí pessoal, são poucas as festas capazes de gerar uma quantidade tão grande de Risos e Sorrisos quanto o Carnaval, pois quando invadimos o asfalto e os salões, uma alegria contagiante paira no ar empolgando a todos que esperaram 365 dias para viver este momento de muita alegria e descontração.

E para finalizar, alertamos: Se for dirigir não beba; faça sexo seguro usando camisinha e se for pular o Carnaval divirta-se com as pessoas e não das pessoas. Legal? Então “Sorria para a Vida / que a Vida é Alegria / é tempo de Sorria / Sorria“ e feche os olhos que eu “vou beijar-te agora / não me leve a mal / Hoje é Carnaval” .

Marcelo Pinto – Doutor Risadinha (site:
http://www.doutorrisadinha.com/ e autor do Livro Sorria, você está sendo curado – Ed. Gente - 2008)

Nenhum comentário: