quinta-feira, 16 de abril de 2009

.:. COORDENADORA EXECUTIVA DO PROGRAMA MAIS CULTURA PARTICIPA DE SEMINÁRIO PROMOVIDO PELO BANCO DO NORDESTE, EM FORTALEZA .:.


Silvana Meireles visitará obra do Espaço Mais Cultura, onde o MinC investirá R$ 1 milhão


A secretária de Articulação Institucional e coordenadora executiva do Programa Mais Cultura, Silvana Meireles, participa nesta quinta-feira, 16, em Fortaleza, do I Seminário BNB de Política Cultural, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB). Silvana Meireles apresentará, às 15h, as diretrizes que orientam a política cultural do governo federal na perspectiva de democratizar o acesso à cultura.

O evento acontecerá no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) e contará com a presença de gestores públicos municipais e estaduais da cultura; movimentos sociais; pesquisadores, professores e alunos de cursos de Ciências Humanas; profissionais da cultura (artistas, produtores, empresários, dentre outros) e interessados no tema.

Já na amanhã, 17, Silvana Meireles reúne-se às 10h, na Prefeitura de Fortaleza, com a presidente da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo, Fátima Mesquita, para discutir de que forma se dará a adesão do município ao Programa Mais Cultura. Segundo a secretária, “as ações de Livro e Leitura, como Modernização de Bibliotecas e Pontos de Leitura, serão destacadas no plano de trabalho a ser traçado com a prefeitura”.


Em seguida, Silvana Meireles visitará o Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte – CUCA, onde o MinC investirá R$ 1 milhão no Espaço Mais Cultura, a ser instalado no local. O referido projeto funcionará no prédio desapropriado do antigo “Clube de Regatas”, na Regional I, Barra do Ceará.

O Espaço Mais Cultura servirá para a prática de atividades culturais, de criação, de lazer ou de simples convívio social, que estimulem o diálogo e a interação das linguagens artísticas em um mesmo ambiente. Os espaços são vocacionados a motivar a freqüência de jovens, famílias e promover a integração de diferentes grupos sociais.

SEMINÁRIO BNB DE POLÍTICA CULTURAL

O Seminário integra a programação comemorativa dos dez anos do Centro Cultural Banco do Nordeste e tem como objetivo discutir a política cultural na contemporaneidade em suas mais diversas expressões.

Nesta primeira edição, o evento terá como foco discussões que contribuam para promover o exercício da democracia cultural, a partir de quatro eixos: Centros Culturais como Espaços Democráticos, Política e Gestão Culturais Democráticas, Instrumentos de Democracia Cultural e Cultura e Desenvolvimento para a Democracia.

O conteúdo do Seminário – palestras e debates – será registrado em livro, que integrará a coleção Textos Nômades do Centro Cultural BNB.

Nenhum comentário: