sábado, 18 de abril de 2009

.:. O FIO QUE REVOLUCIONOU A MODA E O COMPORTAMENTO MUNDIAL COMEMORA 50 ANOS DE INOVAÇÃO .:.

Roupas pesadas, duras, incômodas, desconfortáveis e que muitas vezes deixavam marcas e até mesmo machucavam. Era assim há cinquenta anos, antes da invenção do fio LYCRA®. Desde o seu surgimento, em 1959, o mundo fashion não é mais o mesmo.
Em composição com diferentes tipos de tecido, o fio vem revolucionando a moda e seus diversos segmentos: lingerie, meias, praia, esportes e jeans.
O fio LYCRA® chegou mais resistente e durável que a borracha, suportando uma tensão maior de duas a cinco vezes e um terço mais leve. Além de ser mais elástico, com capacidade de esticar em até sete vezes e voltar ao tamanho original sem perder a forma.

A cada nova coleção os estilistas experimentam, brincam, criam e recriam formas diferenciadas com as inúmeras possibilidades proporcionadas pelo fio. Que ainda, oferece conforto, ajuste perfeito e fácil manuseio. Não existem limites para utilizar tecidos com o fio LYCRA®.

O primeiro segmento a adotá-lo foi o de lingerie, que vislumbrou o avanço que a inovação traria aos seus produtos, tornando-os mais leves, resistentes e confortáveis. Aposentando, assim, as peças que reprimiam os movimentos, não modelavam as formas e esquentavam nos dias de calor.

Já nos anos 60, o fio LYCRA® é forte aliado ao movimento de libertação feminina por seus principais atributos: liberdade, praticidade e conforto. Neste período, o mercado de meias também foi beneficiado com a invenção da meia-calça, que passa a ter o fio LYCRA® em sua composição.

Foi o adeus as incômodas cintas ligas e as meias de nylon.

Como as possibilidades eram, e são inúmeras até hoje, a moda praia passa a adotá-lo em sua confecção, dando charme ao destacar a silhueta feminina com conforto, mantendo as formas da peça por mais tempo e secando mais rápido.

Essa seria a segunda revolução do segmento, após a invenção do biquíni nos anos 40. A partir de 1968 passa a ser útil também aos atletas de esqui, que participaram, e ganharam, os Jogos Olímpicos de Inverno, em Grenoble. As roupas utilizadas eram mais leves e facilitavam a mobilidade.

Em 1974 chega ao Brasil a primeira fábrica do fio LYCRA®. Instalada em Paulínia, interior de São Paulo, com a finalidade de suprir a indústria têxtil local, implantada com tecnologias de produção modernas e sistemas novos de polimerização e fiação.

Ainda nos anos 70, o fio marca presença nas calças jeans, tornando o uso da peça indispensável no dia-a-dia. Na década de 80, a vontade de malhar e deixar em evidências as curvas femininas era cada vez maior. Com isso, o segmento activewear adere aos fios tecnológicos e a toda performance do fio LYCRA® para recortes anatômicos.

O fio LYCRA® iniciou os anos 90 como uma das grandes invenções do século 20, mudando a vida, os hábitos e o comportamento das consumidoras. Nesta década, o fio consolida o jeans como peça indispensável para mulheres e homens, por ser prática e confortável. Seu novo logotipo transformou-se num ícone associando moda, qualidade e tecnologia.

Nos anos 2000 não para de inovar. A cada momento lança uma nova tecnologia para aprimorar a utilização dos fios nos diferentes setores. As palavras de ordem são conforto e bem-estar.

Para moda íntima, a coleção de fios LYCRA® Xtra Fine e a fita LYCRA® 2.0; para o jeans o tecido LYCRA® XFIT e para a moda praia o fio LYCRA® Xtra Life, que passou a ser produzido no Brasil este ano. Com certeza as novidades não vão parar por aí!


Confira o depoimento de alguns dos parceiros da marca LYCRA® e importantes nomes do mercado da moda brasileira sobre as mudanças na moda após o surgimento do fio:

“Tenho apenas 49 anos, fica difícil imaginar uma vida sem o fio LYCRA®, não que eu seja um esportista e nem que queira valorizar as formas do meu corpo, mas penso eu: o que seria de mim sem o conforto que esta "inovação" me proporciona.

Basta parar um pouco e refletir sobre estes últimos 50 anos e suas tantas revoluções e concluo - seria possível mudar tanto em tão pouco tempo sem este filamento que transformou nossas roupas? Trocamos armaduras por casulos aconchegantes, que nos protegem, que nos enfeitam e que nos tornam mais confiantes e felizes.

Estar bem e feliz gera um estado de espírito que contagia os outros e torna-se Moda. Moda é reflexo de seu tempo, um registro preciso e precioso das conquistas humanas. A moda reflete liberdade, pensamentos e atitudes. A marca LYCRA® para mim significa isso tudo.”
WALTER RODRIGUES – ESTILISTA

“O fio LYCRA® foi a fibra mais revolucionária de todos os tempos. Gerou uma mudança radical a partir dos anos 80, pois a vida passou a ser mais ativa, além do aumento da prática esportiva. A fibra reflete o dinamismo da época contemporânea.”
COSTANZA PASCOLATO, CONSULTORA DE MODA

“Na moda íntima e praia podemos classificar a historia em AL (antes do fio LYCRA®) e DL (depois do fio LYCRA®). A mulher foi finalmente liberada da tirania da modelagem rígida e das sobras e apertos dos tecidos sem elasticidade que serviam apenas na silhueta padrão.
E o visual? As calcinhas sobrando e os sutiãs extrapolando definitivamente não ajudavam ninguém a se sentir sensual naqueles trajes.

E o conforto? Imagine-se saindo do mar com aquele maiô de helanca encharcado quase duas vezes mais pesado que antes do mergulho.
E a segurança? Qual a sensação de usar uma peça íntima que, para não ficar sobrando, quase esmaga para deixá-la segura.

E a performance? Imagine quais seriam os tempos recordes da natação usando aqueles calções de banho sem o fio LYCRA®.
É natural do ser humano absorver as novidades que facilitam sua vida, esquecendo a situação anterior e deixando de dar às inovações o seu devido valor. Ninguém mais se imagina acendendo os lampiões às 6 da tarde ou aquecendo mamadeira no banho maria.

Nos 50 anos da marca LYCRA® paramos um pouco para refletir e relembrar seu verdadeiro valor para o bem estar de toda a humanidade.
Parabéns fio LYCRA® e muito obrigado!”
OSWALDO DE OLIVEIRA, DIRETOR DE OPERAÇÕES DA VALISÈRE

“O fio LYCRA® revolucionou o mundo da moda, pois a maleabilidade do tecido fornece total liberdade. Agregar tecnologia e design só é possível com o fio LYCRA®.”
PAOLA ROBBA, ESTILISTA E PROPRIETÁRIA POKO PANO

“O surgimento do fio LYCRA® trouxe um up-grade no bem estar do vestir-se. Não se vive mais sem essa sensação gostosa. É vício perene.”
LILIANA AUFIERO, DIRETORA PRESIDENTE DA LUPO SA

“O fio LYCRA® proporcionou aos tecidos um novo atributo que representou uma importante revolução para o mercado esportivo. A liberdade de movimentos que as peças com o fio LYCRA® proporcionam é um dos benefícios mais importantes na atividade física, tanto dos atletas amadores como profissionais. Inclusive, a Speedo teve o privilégio de ser a pioneira ao lançar os primeiros trajes de banho com o fio LYCRA®, que até hoje oferecem um conforto fundamental aos nossos consumidores.”
RENATO HACKER, DIRECTOR DE MARKETING DA SPEEDO

“Especialmente para a moda do mercado esportivo, a entrada do fio LYCRA® fez com tecnologia pudesse ser agregada ao design, proporcionando ao atleta benefícios de conforto e movimento que impactam diretamente na performance esportiva.”
IAN SMITH, ADIDAS COUNTRY MANAGER AMERICAS

“Conforto acima de qualquer outro beneficio. O Fio LYCRA® valorizou mais as curvas femininas e os homens agradecem! Claro quando tem curvas!”
RONI ARGALJI – DIRETOR DA DULOREN

“A moda teve dois momentos para as mulheres antes do fio LYCRA® e depois do fio LYCRA®. Considero que a introdução do fio LYCRA® na roupa intima foi a melhor contribuição já inventada para nós mulheres. Valoriza o que temos de bonito e disfarça nossas inconviniências.
DENISE AREAL – DIRETORA DE MARKETING DA DULOREN

“Antes da marca LYCRA® existiam duas fontes principais de elasticidade em roupas: a borracha e o nylon stretch. Ambos os produtos tinham graves limitações: a borracha era pesada demais, tinha pouca resistência à exposição química e física, baixo poder e força relativa não podia ser tinta em cores da moda. O nylon stretch podia ser usado em roupas, mas carecia de flexibilidade.

A LYCRA® solucionou as limitações de ambos produtos. É forte, três vezes maior em força da que a borracha, tem excelente resistência à exposição física e química, pode ser feita em “deniers” muito finos e pode ser tinta e estampada em combinação com todas as fibras. Pode ainda ser prefixada e moldada.

Isso abriu o mercado da moda em todas as áreas do vestuário. Em verdade, muitos novos tipos de maquinário para tecidos de tricot ou trama e urdume foram desenvolvidos para tirar vantagem das propriedades do fio LYCRA® e criar tipos de tecidos de moda completamente novos, inclusive na área da lingerie.

A roupa íntima podia agora ser tanto funcional como sexy e de moda. A capacidade de tingir e estampar tecidos contendo o fio LYCRA® criou uma verdadeira nova indústria de moda em tecidos e confecção. Só precisamos visitar uma praia para observar a tremenda criatividade em cor, estampa e estilo que se tornaram possíveis com o desenvolvimento do fio LYCRA®®.

Das casas de costura em Paris e Milão até os estilistas e fabricantes do Rio e São Paulo, temos exemplos do vestuário feminino e masculino de “Outwear” que não apenas são belos de se ver no corpo, mas são também extremamente confortáveis. Nada disso era possível antes do fio LYCRA®.

As possibilidades da moda no futuro são vastas e empolgantes. São limitadas apenas pela imaginação e criatividade dos estilistas e fabricantes a cada estágio da corrente de marketing.”
ALBERTO KHOURY, DIRETOR DA SAYOART IND. S/A

O fio LYCRA® tornou as roupas mais duráveis e flexíveis, proporcionando caimento, conforto e performance incomparáveis.
RICARDO ROSSET, SÓCIO DIRETOR DA TRACK&FIELD

“Dá para imaginar uma mulher na praia de Ipanema de biquíni de nylon?
Dá para imaginar uma mulher de lingerie de meia malha de algodão?
Dá para imaginar uma mulher fazendo ginástica de legging de helanca?
Dá para imaginar o mundo da moda sem a liberdade, conforto e sensualidade que o fio LYCRA® proporciona?
Fio LYCRA®®, depois de você o mundo nunca mais foi o mesmo.”
LUIZ GUSTAVO ROSSET, DIRETOR COMERCIAL DA ROSSET

“O fio LYCRA® trouxe conforto para a moda. Facilitou e democratizou a moda para vestir melhor curvinhas mais acentuadas. Na lingerie diminuiu pregas, pences e costuras, permitindo maior liberdade de movimentos. Cinquenta anos de parceria de sucesso.”
EVA GOLDMAN, DIRETORA DE MARKETING DA DEMILLUS


“Minha relação com a marca LYCRA® é afetiva e começou muito antes de criar a Salinas nos anos 80.
“Arpoador 1974 – Lembro que foi esse o meu primeiro contato com a marca LYCRA®...aos 12 anos de idade. Até então os biquínis da minha geração eram todos de tecido de algodão ou helanca, feitos em casa para atender às formas que queríamos e não existiam no mercado.

Vocês não podem imaginar a revolução que foi na nossa praia descobrir uma calcinha de lingerie com fio LYCRA® da marca EVA® que se passava por uma calcinha de biquíni de praia perfeita, tanto na modelagem quanto no acabamento e gramatura pesadinha. Era bem moderninha e baixinha, acho que seria atual até hoje.

Adorávamos a liberdade e o conforto que aquela novidade nos proporcionava. Era o fio LYCRA® chegando à nova geração de Ipanema. Éramos todas iguais, do corte de cabelo ao biquíni. O soutien ainda era de chitão ou bolinha e era a única coisa que nos diferenciava.

Esse momento ficou gravado na minha memória, como um marco da moda praia dos anos 70. Amo fazer biquíni, adoro evolução tecnológica e qualidade....É, pelo jeito, a marca LYCRA® será uma parceira eterna.“
JACQUELINE DE BIASE, DIRETORA DE ESTILO DA SALINAS

O QUE É O FIO LYCRA®®?

O fio LYCRA® é marca registrada da INVISTA para seu fio elastano e hoje está entre as mais conhecidas em todo o mundo, tendo conquistado ao longo das últimas cinco décadas a confiança dos consumidores pela qualidade, liberdade de movimento e caimento perfeito que o fio proporciona.

A INVISTA é um dos maiores produtores integrados de polímeros e fibras, principalmente para aplicações de nylon, spandex e poliéster, de todo o mundo. Com presença atuante em mais de 20 países, a INVISTA, com sua estrutura global de negócios, agrega valor excepcional aos seus clientes através de inovações tecnológicas e conhecimento de mercado combinados a um prestigioso portifólio de marcas para vestuário: fio LYCRA®, fio COOLMAX®, tecido e enchimento THERMOLITE®, tecido freshFX®, fio SUPPLEX® e fio TACTEL®.

Para mais informações sobre a INVISTA, visite
http://www.invista.com/.
Para mais informações sobre a marca do fio LYCRA® , visite
http://www.lycra.com/.

Nenhum comentário: