terça-feira, 12 de maio de 2009

.:. BELEZA EXCESSIVA NA TERCEIRA IDADE .:.

Mulheres idosas e meios alternativos para compensar os sintomas normais da terceira idade
Para ficarem mais belas e rejuvenescidas, utilizam-se da plástica, do botox e das maquiagens Mulher idosa dedica-se a exercícios físicos para ficar "bem"

A terceira idade, normalmente, é o período onde as pessoas tendem a sofrer diversas mudanças, sejam elas, físicas ou emocionais. O fato é que, pelo menos do lado feminino, ocorrem alterações hormonais que acabam criando certas situações onde a mulher idosa, acaba sentindo-se indesejável.

Mudanças no corpo e no comportamento, dificuldades para realizar tarefas diárias da casa ou no trabalho, entre outras circunstâncias, acabam fazendo com que a mulher sinta vergonha de si mesma, ocasionando alguns sintomas de depressão (que acabam sendo impulsionados também pela redução dos hormônios).

O fato é que devido a esses fatores, como alternativa, as mulheres acabam procurando tratamentos médicos, ao invés de auxílio psicológico, o que seria o mais correto.

Na verdade, em alguns casos, abusam de remédios depressivos e recorrem a cirurgias plásticas para recuperar a auto-estima, acreditando que a aparência física possa ajudar nesses problemas.

Segundo a sexóloga Ângela Carvalho, os problemas da terceira idade feminina têm início na menopausa, que ocorre devido a uma alteração hormonal.

Realmente, a menopausa acaba criando uma preocupação tanto pelas alterações que causa no organismo, quanto pela associação de velhice que as pessoas fazem a ela.

As mulheres mais velhas tendem a ter uma baixa na auto-estima após esse período, e acabam abusando de meios alternativos para recuperá-la.

No caso, o uso excessivo de botox, peeling, entre outros tratamentos de beleza, acaba deixando a pessoa cada vez mais artificial, sem gerar um retorno satisfatório para a mesma, comenta Ângela.

De fato, as mulheres, recorrem a esses tratamentos com a intenção de tentar voltar a ser, ou parecer, como eram antes. Independente de qual seja o efeito, nunca terá uma resposta realmente significativa, o que acaba causando certa frustração, piorando os sintomas depressivos.

Uma forma de influência indireta e muitas vezes, imperceptível, são as propagandas de cremes e tratamentos milagrosos contra rugas e sintomas da velhice.

A publicidade utiliza-se de modelos jovens usando os cremes de seus tratamentos, criando assim, subliminarmente, uma falsa idéia do real resultado dos produtos, complementa Ângela.

De certa forma, o certo é procurar um acompanhamento terapêutico ou psicológico, e a sexóloga ainda finaliza: O grande problema feminino na terceira idade é a auto-aceitação, que se torna cada vez mais difícil com o passar dos anos e, quando a vontade de mudar é maior do que a de se aceitar como é.

Carvalho, CRM 11060
Cargo: Ginecologista, com formação em sexualidade humana. Cursando especialização em Geriatria.

Nenhum comentário: