quarta-feira, 20 de maio de 2009

.:. CADASTRO POSITIVO VAI AUMENTAR OS JUROS .:.

O IBEDEC acredita que a aprovação do Cadastro Positivo vai aumentar a taxa de juros para o consumidor, já que os bancos partiriam dos patamares atuais de juros para calcular as taxas dos bons pagadores e aumentariam as taxas de juros para os consumidores com resultado não tão bom no referido cadastro.

“É cultural dos bancos brasileiros arrumarem subsídios para aumentar seus ganhos, nunca diminuir", afirma José Geraldo Tardin, presidente do IBEDEC. "É o mesmo que aconteceu no mercado de seguros, onde mesmo nos últimos anos quando aumentou a segurança dos veículos, com rastreadores via satélite, sistemas de freios ABS e controle de tração - tudo que minimiza os riscos a que os veículos estão submetidos - mas não houve nenhuma redução no preço dos seguros", continua Tardin.

Para que o projeto aprovado na Câmara traga algum resultado positivo para os consumidores, seria necessário que o texto de lei estabelece parâmetros claros e precisos para a aplicação do referido cadastro, inclusive com um sistema de pontuação em escalas, delimitando assim quais os descontos nas taxas de juros que cada cliente teria, estando em uma ou outra faixa de pontuação.

Recentemente protocolamos uma Sugestão de Projeto de Lei sob nº 131/2009 na Comissão de Legislação participativa, para que seja DISCIPLINADA A OFERTA DE CRÉDITO AO CONSUMIDOR. O objetivo é justamente que os fornecedores tenham critérios claros para a concessão de crédito ao consumidor.

Tardin explica que "muitas vezes o consumidor não tem restrições de crédito, tem salário e registro em carteira, mas pleiteia um financiamento que é negado sem qualquer justificativa. A sugestão pretende fazer com que as empresas que ofertam crédito cumpram o dever de transparência e informação determinado pelo Código de Defesa do Consumidor, deixando claro quais os critérios para concessão de crédito ao consumidor.

Uma vez preenchidos os critérios, a concessão de crédito é obrigatória, o que traria transparência ao mercado".O cadastro positivo, neste contexto, seria mais um entrave para a concessão de crédito ao consumidor, acredita o IBEDEC.E ainda tem a questão do custo, porque as empresas que mantém este cadastro vão cobrar por isto, tanto para abrir o cadastro como para atualizá-lo, o que vai onerar o consumidor.

Maiores informações pelo fone (61) 3345-2492 e 9994-0518 com o presidente do IBEDEC, José Geraldo Tardin.

Nenhum comentário: