BONITO, OUSADO, MUSCULOSO, COM MUITA POTÊNCIA E GIGABYTES
A Ford Motor Company Brasil mostrou a imprensa especializada, na Praia do Forte, Bahia, o novo Ford Fusion 2010, em lançamento simultâneo com os Estados Unidos, México e Colômbia. Ele estará, nos 400 distribuidores do País, na primeira semana de junho e vai custar R$ 99.900,00 sem teto solar (a versão V6) e R$ 84.900,00 também sem teto solar (a versão 2.5)
Na frente, predomina a ampla grade de três barras, característica do modelo, com desenho moderno e robusto
A traseira ganhou novas lanternas, de efeito tipo colméia. A tampa do porta-malas também foi redesenhada e, junto com o pára-choque, reforça a elegância e esportividade
Para se ter uma idéia de boa receptividade do novo Ford Fusion 2010 ele já vendeu nos Estados Unidos, 18 mil unidades, no mês de abril e, as primeiras mil unidades, que chegam ao Brasil estão comprometidas com a pré-venda. Um verdadeiro sucesso. O Brasil ocupa o 2º lugar em vendas do Fusion, seguido do Canadá e México. Em primeiro está os Estados Unidos.
O Novo Ford Fusion 2010 é a evolução do automóvel de luxo. Elevado a novo patamar, é um carro que combina esportividade, sofisticação, potência, dirigibilidade, espaço, conforto, requinte e avançada tecnologia pelo melhor preço da categoria.
Seu design é bonito, ousado e musculoso. Ele é impulsionado pelos modernos motores Duratec 3.0 V6, de 243 cavalos, e 2.5 16V, de 173 cavalos. A tecnologia avançada está presente também nas transmissões automáticas de seis velocidades – de modo sequencial, na motorização V6, junto com tração integral AWD –, na direção elétrica, no controle integrado de estabilidade e tração, nos freios ABS com EBD e no computador de bordo de última geração.
Na versão V6, uma novíssima central multimídia Sync®, com 10 gigabytes de memória, é controlada por uma tela “touch screen” de 8 polegadas e por comando de voz.
A cabine luxuosa tem o conforto aprimorado pela excelente acústica e pelo visual “high-tech”, além de equipamentos como bancos com ajustes elétricos e ar-condicionado com controle individual de temperatura para o motorista e o passageiro.
“O Novo Ford Fusion foi concebido para ter o melhor custo-benefício do segmento, receita responsável pelo seu sucesso desde o lançamento. Agora, traz também alta tecnologia a preço acessível”, diz Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul.
IMPONÊNCIA COM ELEGÂNCIA
O Novo Ford Fusion é um carro imponente, de linhas elegantes e modernas. "Ele destaca-se pela ousadia e esportividade”, diz João Marcos Ramos, chefe de Design da Ford América do Sul.Na frente, predomina a ampla grade de três barras, característica do modelo, com desenho moderno e robusto. Projetores elípticos e lentes escurecidas dão uma aparência envolvente e de alta tecnologia aos faróis. Os faróis de neblina, posicionados ao lado da grade inferior trapezoidal, reforçam o visual musculoso.
A traseira ganhou novas lanternas, de efeito tipo colméia. A tampa do porta-malas também foi redesenhada e, junto com o pára-choque, reforça a elegância e esportividade. Na motorização V6, a dupla saída de escape acrescenta uma dose de agressividade.
Na lateral, destacam-se as grandes rodas de liga leve de 17 polegadas, que denotam robustez, com desenho esportivo e em linha com as mais modernas tendências de design.
A carroceria vem em sete opções de cores perolizadas: Preto Bristol, Prata Munique, Cinza Berlim, Vermelho Ibiza, Branco Sibéria, Verde Lion e Azul Florence.
CONFORTO PREMIUM
O quadro de instrumentos com iluminação permanente, na nova cor "Ice Blue", tem superfície tridimensional que produz o efeito de uma jóia e proporciona excelente visibilidade a qualquer hora do dia
De extremo bom gosto, o painel segue uma arquitetura moderna tanto nos instrumentos como no computador de bordo e no console central, onde se destaca a central multimídia com tela “touch screen”, ou o sistema de som Premium da Sony, conforme a versão
Os bancos anatômicos e envolventes são revestidos em couro de alta qualidade, com pespontos de costura clara, de aparência sofisticada. Os bancos da frente possuem ajuste elétrico em várias direções
De extremo bom gosto, o painel segue uma arquitetura moderna tanto nos instrumentos como no computador de bordo e no console central, onde se destaca a central multimídia com tela “touch screen”, ou o sistema de som Premium da Sony, conforme a versão
Os bancos anatômicos e envolventes são revestidos em couro de alta qualidade, com pespontos de costura clara, de aparência sofisticada. Os bancos da frente possuem ajuste elétrico em várias direções
O interior cria um ambiente “high-tech” que inspira conforto e sofisticação. O quadro de instrumentos com iluminação permanente, na nova cor "Ice Blue", tem superfície tridimensional que produz o efeito de uma jóia e proporciona excelente visibilidade a qualquer hora do dia.
O sistema de personalização “Ambient Lighting” permite escolher entre sete cores diferentes para iluminar pontos internos da cabine.
Os bancos anatômicos e envolventes são revestidos em couro de alta qualidade, com pespontos de costura clara, de aparência sofisticada. Os bancos da frente possuem ajuste elétrico em várias direções.
De extremo bom gosto, o painel segue uma arquitetura moderna tanto nos instrumentos como no computador de bordo e no console central, onde se destaca a central multimídia com tela “touch screen”, ou o sistema de som Premium da Sony, conforme a versão.
O painel do ar-condicionado, com controles independentes de temperatura para o motorista e o passageiro, acrescenta também um efeito especial de estilo.
POTÊNCIA COM EFICIÊNCIA
A consagrada família de motores Duratec representa o estado da arte em propulsores. Modernos, compactos, eficientes, dois importantes produtos dessa família equipam o Novo Ford Fusion: o V6 3.0 e o 2.5 16V, de quatro cilindros
Ambos são produzidos com bloco, cárter e cabeçote de alumínio e têm uma inovação importante: o duplo comando de válvulas variável (i-VCT), que otimiza a eficiência e o torque.
O Duratec 3.0 V6, de 243 cavalos, traz quatro válvulas por cilindro (DOHC), pistões posicionados em ângulo de 60 graus e coletor de admissão com dutos variáveis.
O formato do cabeçote e do coletor de admissão otimiza o fluxo de ar e a potência. O torque de 30,8 kgfm (a 4.300 rpm) leva o veículo de 0 a 100 km/h em apenas 8,5 segundos.
Mas sua tecnologia aprimora também a economia de combustível. O Novo Ford Fusion faz cerca de 7,3 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada (norma NBR-7024), um nível muito bom para o seu tamanho e potência.
O desempenho do conjunto motor-transmissão do V6 é acentuado pelo exclusivo sistema AWD de tração integral nas quatro rodas, que permite a melhor distribuição de torque e tração, com aderência uniforme em qualquer condição de piso.
A transmissão automática de seis marchas conta com modo sequencial no V6. Ela permite a troca de marchas de forma automática ou manual, com um simples toque na alavanca. De funcionamento suave, produz acelerações contínuas e fortes em todas as velocidades e ainda oferece a opção “Grade Assist” para reforçar o freio-motor nas descidas íngremes.
O Duratec 2.5 16V, de quatro cilindros, desenvolve a potência de 173 cv (a 6.000 rpm) e torque de 22,9 kgfm (a 4.000 rpm), levando o veículo de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos. Faz cerca de 9,2 km/l em trecho urbano e 14,4 km/l na estrada (norma NBR-7024). Seu acelerador eletrônico contribui para a disponibilidade de força em uma ampla curva de torque, junto com a nova transmissão automática de seis velocidades.
DINÂMICA EM EVOLUÇÃO
A direção elétrica é outra novidade responsável pelo comportamento dinâmico do Novo Ford Fusion. Automaticamente, ela equilibra o esforço do volante de acordo com a velocidade, com uma curva de assistência que favorece a conectividade do motorista com o veículo. Além disso, exige menos energia do motor para funcionar e tem diâmetro de giro menor, de 11,4 metros – compatível com carros médios –, que facilita as manobras em espaços limitados.
A suspensão dianteira independente atinge também o estado da arte. Seu formato é de “duplo-triângulo” (SLA), encontrado em veículos de alta potência. A suspensão traseira também é independente, tipo Multilink.
O conjunto, com molas e amortecedores dimensionados para essa classe de veículo, possibilita o melhor compromisso de conforto e estabilidade.
"O trabalho de engenharia buscou isolar a carroceria e oferecer total segurança ao consumidor”, diz Klaus Mello, gerente de Engenharia de Veículos da Ford América do Sul.
GERAÇÃO TECNOLÓGICA
O Novo Ford Fusion é um exemplo de carro moderno que reúne o melhor da tecnologia. Isso é evidenciado pelo sistema Sync® de mídia e entretenimento, exclusivo da Ford, desenvolvido em parceria com a Microsoft.
Inclui DVD, CD/MP3 player Sony com conexão para iPod, USB e celular Bluetooth, além de “jukebox” capaz de armazenar até 10 Gb de músicas e imagens. Ele permite comandar as funções do ar-condicionado, áudio e telefone por voz ou com toques na tela de 8 polegadas. Uma verdadeira central de diversão. O sistema Dolby® 5.1 Surround, com 390 Watts e 12 alto-falantes, surpreende pela qualidade.
A tecnologia avançada do Novo Ford Fusion está presente em todos os sistemas do veículo, seja no motor, na transmissão, nos freios, na direção e no conjunto de segurança.
Ele oferece também tração integral inteligente AWD, sensor de estacionamento, monitoramento da pressão dos pneus e temporizador dos faróis, equipamentos que competidores mais caros do segmento não possuem.
Direção elétrica, sistema de freios ABS com EBD e controle eletrônico integrado de estabilidade e tração são outros itens de tecnologia do Novo Ford Fusion.
E traz ainda computador de bordo de múltipla função, piloto automático com controles no volante, abertura das portas por teclas, espelho retrovisor eletrocrômico, bocal de abastecimento sem tampa com abertura automática e espelhos retrovisores elétricos, aquecidos e com luz de aproximação.
O carro inova também na tecnologia do silêncio. Seu pára-brisa acústico contribui para a redução do ruído de vento e para o conforto interno.
QUALIDADE COM RECONHECIMENTO
O Novo Ford Fusion 2010 se destaca ainda pela qualidade. Qualificações internacionais indicam seu alto índice de satisfação do cliente.
Recentemente, foi reconhecido por entregar o melhor custo-benefício com a melhor qualidade pelo jornal Detroit News, dos Estados Unidos, que faz uma rigorosa pesquisa.
Institutos americanos voltados para a qualidade, como o JD Power e o Consumer Reports, classificam o Fusion como um dos melhores na categoria.
Seu projeto envolveu um extenso programa de validação e certificação, que incluiu mais de 8 milhões de quilômetros de testes nos Estados Unidos, Brasil e México, para entregar um padrão de qualidade capaz de atender todos os mercados do mundo.
"No mercado brasileiro, o Novo Ford Fusion oferece três anos de garantia total e pacote de manutenção econômica, com a melhor cesta básica de peças, tanto no 3.0 V6 quanto no 2.5 16V. Além disso, conta com a Revisão Preço Fixo Ford, que garante transparência e baixo custo nas revisões", informa Antonio Baltar, gerente geral de Marketing da Ford Brasil.
CINCO ESTRELAS EM SEGURANÇA
O Novo Ford Fusion recebeu a classificação máxima das principais entidades americanas que avaliam a segurança dos veículos. É cinco estrelas nos testes de proteção aos ocupantes em colisões da NHTSA (National Highway Transportation Safety Agency) e conquistou o selo “Top Safety Pick” no ranking do IIHS (Insurance Institute for Highway Safety), órgão independente que suporta as seguradoras.
Seu conjunto de segurança inclui seis air bags (frontais, laterais e de cortina) e o Personal Safety System®, além de monitoramento da pressão dos pneus. Outra inovação é o sistema de alerta pós-acidente, que aciona automaticamente as luzes de emergência e a buzina em caso de colisão.
Antes disso, os avançados recursos de segurança do Novo Ford Fusion entram em ação para minimizar as chances de acidentes. Além de freio a disco nas quatro rodas, com ABS e EBD, ele conta com o controle eletrônico integrado de estabilidade (ESC®) e tração (AdvanceTrac®), que distribui o torque adequadamente em cada roda para controlar a trajetória e ajudar a evitar saídas de dianteira e traseira do veículo.
Um comentário:
Muito bom, exelente desenho.
Postar um comentário