domingo, 28 de junho de 2009

.:. ELÉTRICO DE ALTO ESTILO .:.

Por Fernando Calmon
Até pouco tempo, as soluções alternativas para o transporte individual urbano não passavam de mera curiosidade. Entretanto, o tráfego pesado das cidades, as deficiências viárias e a falta de estacionamento, além das preocupações ambientais, têm levado várias empresas independentes a criar propostas. A maioria concentra-se em opções elétricas, embora as baterias ainda causem dificuldades em termos de preço, peso, autonomia, desempenho e recarga.


No Salão do Automóvel de Paris (outubro de 2008), havia cerca de uma dezena de projetos de carros urbanos elétricos para dois a cinco passageiros. O que chamou mesmo atenção foi o B°, um monovolume subcompacto, de quatro portas e quatro lugares, com o desenho de classe da casa italiana Pininfarina, famosa pelo estilo de vários Ferraris. O carro pretende tornar-se algo mais do que um simples conceito de salão. O grupo francês Bolloré e a Pininfarina anunciaram a parceria para iniciar a produção em série no fim deste ano.

O B° foi projetado tendo em vista a tração elétrica. A bateria, com 300 litros de volume e 300 kg de peso, forma o assoalho envolto em um chassi perimetral. Graças a isso e o consequente centro de gravidade rebaixado o veículo permite dirigibilidade e desempenho em curvas acima da média.

Bolloré é um grupo de companhias diversificadas com 35.000 empregados e faturamento de US$ 10 bilhões/ano. Uma de suas especialidades está na produção de supercapacitores. Esse dispositivo armazena a energia liberada durante a frenagem e a devolve à bateria a fim de aumentar sua autonomia para até 250 quilômetros, de acordo com o fabricante. Na vida prática, sabe-se, alcançar essa distância, antes da recarga, só em condições ideais.

O projeto, todavia, traz uma diferença para ajudar na autonomia da bateria de lítio e polímero metálico, que por sua vez armazena cinco vezes mais energia por quilo em relação a uma bateria comum. Trata-se de painéis solares de alto desempenho instalados ao longo do teto e em parte do capô. Eles ajudam a gerar eletricidade adicional para a bateria.

Ainda não se anunciou o preço do automóvel e o ritmo de produção, nas instalações industriais da Pininfarina, também dependerá do fornecimento da bateria. A seu favor, o estilo ousado e contemporâneo a destacá-lo no ambiente urbano para o qual está destinado.

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