quarta-feira, 24 de junho de 2009

.:. PINTURA CEARENSE EM NOVA PERSPECTIVA .:.

O artista plástico cearense Rian Fontenele abre a exposição individual “Elogio da Sombra” amanhã, dia 25 de junho, quinta-feira, na Galeria Mariana Furlani Arte Contemporânea, apresentando seus mais recentes trabalhos em pintura


A mostra, que estará aberta para visitação até o próximo dia 24 de julho, contará com aproximadamente 25 obras de grandes dimensões, painéis que variam entre 120 x 120 cm a 200 x 450 cm, além dos estudos desses trabalhos, todos integrantes das séries “Em louvor da Sombra”, “Noturnos e brincantes” e “Columpiantes”, às quais o artista vem se dedicando há pouco mais de um ano.

A OBRA

Utilizando nanquim, esmalte, carvão, acrílico e óleo sobre tela, o pintor, gravador e desenhista cearense Rian Fontenele apresenta nesta exposição trabalhos sóbrios, elaborados a partir da sobreposição de aguadas extremamente tênues, quase aquarelas em grandes formatos, até pinturas com camadas.

O artista aboliu as linhas precisas que delimitavam personagens em corpos nítidos, que habitualmente apareciam em seus desenhos, para se perder na perspectiva do volume, com corpos flutuantes e borrados, que dissolvem as fronteiras entre corpo e não-corpo, estabelecendo uma relação entre o abstrato e o figurativo. Uma tentativa de infiltrar-se na noite, em meio às sombras e às luzes, para se encontrar. Personagens que buscam a liberdade na escuridão.

As figuras, que parecem quererem se apagar encontram-se envoltas por uma bruma, reunidas, compondo imagens de um mundo flutuante que evidencia a luta entre o branco e o negro em um elogio à sombra a partir da presença da luz.

Os corpos cintilantes penetram noite adentro e acabam por se confundir com a mesma, vão aos poucos e vivamente perdendo-se para se encontrarem. O medo e a coragem coexistem. O que está em evidência não são os corpos em si, mas os corpos em processo de dissolução na noite. E, em vez do desejo de mostrar-se no mundo contemporâneo, há uma fuga para compreender-se.

Esse complexo processo envolve também a constante e forte comunicação com a literatura, que coexiste e interage com a pintura na obra de Rian Fontenele, a exemplo, nestas recentes obras, dos escritores Jorge Luis Borges, Junichiro Tanizaki, Per Petterson entre outros.

As obras a serem apresentadas na Exposição “Elogio da Sombra” dão continuidade ao tema abordado pelo artista plástico no trabalho “Em louvor da sombra”, da série “Noturnos”, integrante do Projeto Diálogos, lançado no último mês de março pelo Restaurante L’Ô, em Fortaleza-CE.

Quase todas as obras que irão compor essa mostra podem ser conferidas na exposição virtual no novo site:
http://www.rianfontenele.com.br/, que constitui-se em um local de encontro entre o artista, sua obra e o público.


O ARTISTA
Rian Fontenele Cunha, nascido em Ubajara-CE em 1977, filho do também artista plástico Ivan Cunha (destaque cearense na escultura nos anos 70 e 80) é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFC. Trabalha com linguagens diversas, como a gravura, a pintura e o desenho, tendo estudado desenho livre com Cecília Astellini em 1993; Fortaleza. Em Barcelona, Espanha, 1999, estudou gravura em Metal na escola D´Art Da Vinci e História da Gravura na Fundação Antoni Tápies e ainda iniciação à Gravura japonesa, escola Ukiyo-e - Fundação Joan Miró, BCN.

O artista participou de inúmeras exposições nacionais e internacionais, relacionadas a seguir, entre elas a Exposição Individual "Hiatos, hiatos de mim", em 2007, em Fortaleza. Essa mostra foi fruto do prêmio de melhor desenho da XIII Unifor Plástica, recebido pelo artista em 2005.

Serviço: Exposição “Elogio da Sombra”
Local: Galeria Mariana Furlani Arte Contemporânea
Endereço: Rua Canuto de Aguiar, 1401, Meireles, Fortaleza-CE
Abertura: 25 de junho de 2009, às 19h
Visitação: 25 de junho a 24 de julho de 2009 - Segunda a sexta, das 10 às 19h, e sábado, das 9h às 13h.
Contato: Rina Fontenele – 85 9608.7960 / Rian Fontenele – 85 9988.2050

Nenhum comentário: