domingo, 14 de junho de 2009

.:. SESSÃO SOLENE NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA MARCA OS 23 ANOS DO IPREDE .:.


Dr. Sulivan Mota, presidente do Iprede
Sede do Iprede, em Fortaleza
O Instituto de Prevenção à Desnutrição e à Excepcionalidade (Iprede) completa neste mês de junho 23 anos de atuação no combate à desnutrição e em prol do desenvolvimento infantil no Ceará.

Em comemoração à data, a Assembléia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE) realiza nesta terça-feira (16/06), às 15h, sessão solene no Plenário 13 de Maio, a partir de iniciativa da deputada estadual Lívia Arruda. Na oportunidade, serão lançados dois novos produtos criados pelo Iprede: o Programa Mediador do Desenvolvimento e a Cartilha Entrando no Mundo do Trabalho.

A nova modalidade de programa criado pelo Iprede é voltada para atender crianças de comunidades de baixa renda. Trata-se do Mediador do Desenvolvimento, um programa que vai trabalhar a criança, sua família e o universo que a cerca na própria comunidade.

A iniciativa, que vai utilizar a metodologia da mediação no próprio ambiente em que a criança vive, é inovadora e vem complementar a atuação do Iprede na atenção à criança com distúrbios nutricionais e de desenvolvimento, bem como de sua família.

É através da mediação que profissionais competentes e comprometidos com a relação humana ajudarão essas crianças em seu desenvolvimento, estimulando sua área comprometida e orientando seus pais e familiares.

Outro produto que também será lançado na sessão solene comemorativa aos 23 anos do Iprede é a Cartilha Entrando no Mundo do Trabalho, elaborada por profissionais da instituição dentro da política de protagonismo familiar para o desenvolvimento e crescimento saudável da criança.

A cartilha vai servir como instrumento didático nos cursos básicos de profissionalização das mães das crianças atendidas pelo Iprede e também como guia de informações para esse mesmo público, independentemente dos cursos presenciais. Trata de questões como os direitos trabalhistas, ética, liderança, motivação, atividades em grupo, comunicação e apresentação pessoal.

Entrando no mundo do trabalho” tem como autores os psicólogos João Vicente Menescal e Joana Mota, além do filósofo Raphael Campos, todos profissionais do Iprede. Conta também com ilustrações do artista multimídia Weaver Lima.

Conforme o presidente do Iprede, Sulivan Mota, de um lado, o novo Iprede procura estimular as "janelas de oportunidades" das crianças, contemplando aspectos cognitivos, psicoafetivos e lingüísticos; de outro lado, busca promover a inclusão socioeconômica das famílias - muitas delas oriundas da miséria - intervindo especialmente sobre os déficits de auto-estima, alfabetização, socialização, profissionalização, empreendedorismo e empregabilidade das mães.

A partir desses desafios, segundo Sulivan Mota, surgiu "Entrando no Mundo do Trabalho", uma proposta psicopedagógica que reúne, de forma simples e descontraída, os esforços do Iprede contra esses déficits de desenvolvimento pessoal e profissional.

Nenhum comentário: