segunda-feira, 10 de agosto de 2009

.:. CACÁ BUENO: “COMO É BOM GANHAR EM SALVADOR!” .:.

Bicampeão faz prova perfeita e conquista primeira vitória da Red Bull Racing na temporada, estendendo sua liderança no campeonato; Serrinha tem azar no safety car e acaba em 16º
FOTOS: Luca Bassani / Red Bull Photofiles
Cacá mistura champagne com Red Bull no pódio, observado pelo chefe da equipe Red Bull Racing, William Lube
47 mil pessoas viram Cacá conter os ataques de Marcos Gomes e Ricardo Sperafico nas voltas finais
“Como é bom ganhar da Argentina” é um dos bordões clássicos do narrador Galvão Bueno, presente à inédita corrida de rua de Salvador nesse domingo (9/8) para acompanhar o filho, Cacá Bueno, na sexta etapa da Copa Nextel Stock Car em 2009.Coincidentemente, o próprio Cacá presenteou Galvão nesse Dia dos Pais parafraseando o pai-narrador ao subir no topo do pódio, logo após conquistar sua primeira vitória do ano, a primeira da Red Bull Racing desde 2007:

“Como é bom ganhar em Salvador!”, exclamou o bicampeão, agora mais líder do campeonato do que nunca. São 91 pontos, contra 65 do novo vice-líder, Marcos Gomes, segundo colocado na capital baiana.

A alegria de Cacá era compreensível. Diante de 47 mil pessoas que enfrentaram um calor segenalesco em Salvador, o piloto do carro número 0 fez uma corrida perfeita, mantendo seu terceiro lugar no grid na largada, e pulando para segundo após a quebra de motor do pole position e então líder, Thiago Camilo, na 12ª volta. Ricardo Maurício assumiu a ponta.

Com a abertura da janela de pit stops para reabastecimento na volta 15, Cacá parou junto com Ricardinho e, apesar da equipe Red Bull Racing ter feito uma parada mais rápida que a atual campeã, retornou à pista ainda em segundo.

Por pouco tempo: uma falha nos freios de Maurício na saída do box jogou o piloto do carro 90 no muro, e Cacá na primeira posição “de facto”, ainda que na pista o bicampeão fosse o oitavo, já que os sete carros à sua frente ainda não haviam parado.O safety car devido ao acidente com Ricardinho acabou, porém, prejudicando a corrida do companheiro de Cacá, Daniel Serra.
O piloto do carro 29 era um dos mais rápidos da pista ao longo de toda a prova, e vinha em 12º devido à quase impossibilidade de ultrapassar no circuito de rua baiano.A bandeira amarela na volta 16, contudo, fechou os pits e obrigou Serrinha a continuar na pista. O pelotão se reagrupou, e custou muitas posições ao piloto paulista em sua parada no box, na volta 21. Serrinha retornou em 21º, e seguiu ganhando posições até o final para receber a bandeirada em 16º.

Enquanto isso, Cacá herdava posições à medida que os demais pilotos à sua frente reabasteciam. Com a parada de Duda Pamplona na volta 31, o carro 0 finalmente tomou a ponta de fato e de direito, e nela permaneceu até a bandeira quadriculada, na volta 36, resistindo aos ataques de Marcos Gomes e Ricardo Sperafico, que completou o pódio. As três últimas voltas foram em bandeira amarela, devido a acidente com Átila Abreu.

Após seis etapas, a matemática do campeonato coloca Cacá mais do que garantido nos play-offs, com 91 pontos, 26 à frente de Gomes. Valdeno Brito é o terceiro, com 58, e Max Wilson tem 55. Serrinha é agora 14º, com 32 pontos.

A “nota de corte” do play-off está nos 42 pontos de Allam Khodair e Antonio Jorge Neto, que dividem a nona posição.Entre as equipes, a Red Bull Racing é a nova líder com 116, 20 a mais que a EurofarmaRC de Max Wilson e Ricardo Maurício. A próxima etapa da Stock Car 2009 será no Rio de Janeiro, no dia 20 de setembro.

NA MINHA OPINIÃO...
Cacá Bueno, Red Bull Racing, Peugeot 307 #0: “Essa vitória começou com uma bela posição no grid, em terceiro, o que seria fundamental numa pista tão apertada. Eu sabia que o Thiago Camilo e o Ricardo Maurício eram muito rápidos, por isso, após a largada, em nenhum momento pensei em persegui-los – a ideia era economizar freios e pneus desde o início.

Consegui fazer um ritmo bastante conservador nas voltas iniciais, forçando só antes da minha parada no box para tentar abrir uma diferença em relação aos pilotos que vinham atrás”.“A quebra do Thiago facilitou a nossa vida, e o Ricardinho acabou tendo um problema nos freios justamente numa parte suja da pista, e bateu no muro. Daí em diante era uma questão de administrar.

O Marquinhos deu um pouco de trabalho no final, mas sabia que seria muito difícil ele me passar aqui. Foi uma semana muito prazerosa e uma corrida muito suada, literalmente, mas com um sabor todo especial. Para mim, foi uma vitória inesquecível”.Daniel Serra, Red Bull Racing, Peugeot 307 #29:

“Meu carro era muito bom desde o início da corrida; eu conseguia chegar nos pilotos à minha frente sem forçar, mas passar aqui em Salvador é muito arriscado. Infelizmente, a bandeira amarela no acidente do Ricardinho derrubou minha estratégia, e me tirou dos pontos”.

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