terça-feira, 1 de setembro de 2009

.:. BRIGA INTERNA ACABA NO CONAR .:.

Tucson, o veículo que é carro chefe das vendas da Hyundai no Brasil
Soul, o grande lançamento da Kia no mercado brasileiro

A Kia Motors do Brasil registrou ontem, dia 31-08, no Conar – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária nova queixa contra a Hyundai Caoa do Brasil, importadora e distribuidora da montadora sul-coreana Hyundai no mercado brasileiro, responsável pela veiculação do anúncio intitulado “A notícia que abalou o mercado automobilístico mundial”, no qual se utiliza informações inverídicas sobre o posicionamento da Hyundai Motor Company – em favor da importadora brasileira –, induzindo o leitor e o consumidor a equívocos mercadológicos.

Na realidade, a nova queixa da denunciante Kia Motors do Brasil possui lastro em três vertentes daquele anúncio veiculado pela Hyundai Caoa do Brasil, nos jornais o Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, do dia 26 de agosto último, e na revista semanal Veja, em circulação desde o último sábado, 29 de agosto.

A primeira vertente é quanto à auto-denominação de que a Hyundai Motor Company, relativas às vendas mundiais no primeiro semestre de 2009, ultrapassou a Ford (2.153.000 unidades contra as 2.145.000 de veículos da montadora norte-americana), quando – na verdade – na totalização sul-coreana foi simplesmente excluída a participação da Kia Motors Corporation e quando o correto teria sido a menção de Hyundai-Kia Motors Automotive Group. Vale ressaltar que das 2.153.000 unidades vendidas, a Kia Motors Corporation foi responsável pela comercialização de 754.000 unidades, ou seja, cerca de 36% do grupo sul-coreano.

Ainda em anúncio de rodapé da capa dos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, mais três páginas inteiras do Caderno A, da edição de 26 de agosto, a Hyundai Caoa do Brasil utiliza-se de comentários da publicação U.S. News – Rankings & Reviews para, com tradução propositadamente equivocada, prejudicar a denunciante, com frases de efeito como “Até a Kia, sua divisão barata, ganhou notícia”, quando o comentário na íntegra é “Even its inexpensive Kia division won good press, with its news Soul wagon and Forte smal car impressing most reviewers”, ou seja “Até sua econômica divisão Kia ganhou publicidade com sua nova van Soul e o pequeno carro Forte, impressionando muitos críticos”.

Na mesma peça publicitária, a Hyundai Caoa do Brasil ilude o consumidor brasileiro ao afirmar que “eleita a melhor do mundo em qualidade entre as marcas em grande volume de vendas”, baseando-se no J.D.Power 2009 Initial Quality Study. Além de a consultoria automotiva realizar pesquisas somente no mercado norte-americano – e portanto, não teria sido possível afirmar que foi “eleita a melhor do mundo...”, a Hyundai Motor Company foi eleita a 4ª montadora em qualidade inicial, mesmo entre marcas de grande volume, até porque a Lexus é a 1ª e a Cadillac é a 3ª, respectivamente, com vendas em 2008 de 260 mil e 161 mil unidades. A Porsche é a 2ª colocada, mas está em outra categoria de automóveis.

Vale ressalta também que a Hyundai CAOA Brasil já recebeu 12 representações no Conar, de autoria de consumidores, de montadoras e da própria Kia Motors do Brasil. Em todas as queixas, a acusada recebeu advertência, alteração (de anúncio) e sustação.

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