quinta-feira, 24 de setembro de 2009

.:. CIRURGIA PLÁSTICA EM ADOLESCENTES: NECESSIDADE OU VAIDADE? .:.

O período da adolescência vai dos 10 aos 20 anos e compreende o período de transição entre a infância e a idade adulta. É um tempo marcado por diversas transformações corporais, hormonais e comportamentais – “muitas adolescentes apresentam os primeiros sinais de insatisfação e dúvidas, principalmente, com o corpo, ainda mais numa sociedade onde existe uma busca desenfreada pela perfeição estética”, diz o cirurgião plástico Alexandre Barbosa, titular da Clínica de Cirurgia Plástica de São Paulo.
O descontentamento com as características corporais tem impelido muitas garotas a buscarem na cirurgia plástica a solução para o seu ‘problema’. Tem crescido a procura de cirurgias plásticas estéticas entre as adolescentes, mas, qual o impacto dessa situação? Como os pais podem lidar com esse desejo de seus filhos?

“Entre os fatores que influenciam as adolescentes a procurarem a clínica estão à opinião de amigos e o padrão de beleza que é imposto, no dia a dia pela moda, novelas, publicidade, levando essas garotas a desejarem ter um corpo perfeito”, avalia Dr. Alexandre.

Mas se submeter a uma cirurgia plástica nesta fase é realmente uma necessidade física ou é pura vaidade, satisfação do ego? Na opinião do especialista é necessário avaliar o tipo de cirurgia que a adolescente deseja, idade, maturidade corporal e emocional.

Atualmente as cirurgias plásticas mais requisitas pelas adolescentes são de aumento e redução de mama, lipoaspiração para eliminar gorduras, principalmente da barriga, rinoplastia e otoplastia (orelha de abano). Dessas somente a rinoplastia pode ser enquadrada como problema de saúde, pois ela corrige problemas funcionais que afetam a respiração do paciente. E eventualmente, a redução das mamas é procurada por adolescentes com problemas de coluna.

“Esta é uma fase de construção da personalidade, na qual a auto-estima, à vontade e a necessidade de sentir-se bem são aspectos emocionais importantes e, praticamente, determinantes na decisão de se realizar uma cirurgia plástica, porque ela é um procedimento que realça alguma parte do corpo e, com isso, a auto-estima tende a crescer, proporcionando mais segurança. A adolescente espera se sentir mais confiante entre os amigos e frente aos garotos” explica Dr. Alexandre sobre os fatores que influenciam as adolescentes a procurarem um cirurgião plástico.

A plástica deve ser feita no momento em que há plena maturidade corporal, pois se uma garota menstrua com 9 anos, aos 16 ela já vai ter seu corpo todo formado, suas mamas não crescerão mais, então é possível fazer uma cirurgia de aumento dos seios. Tudo precisa de muito bem avaliado pelo cirurgião plástico em conjunto com o paciente e seus responsáveis.

“É fundamental que os pais acompanhem de perto e também sejam conscientes. A família precisa participar de todo o do processo, de consultas, dos exames pré-operatório e do pós-operatório”, conclui Dr. Alexandre.

SERVIÇO:
Clínica de Cirurgia Plástica de São Paulo
Tel: (11) 3887 0100


SOBRE O DR. ALEXANDRE BARBOSA:
Dr. Alexandre Barbosa formou-se em Medicina pela PUC Campinas, em 1991. Fez residência em cirurgia geral e plástica no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, e se tornou especialista em cirurgia plástica em 1996. Atualmente, é sócio-proprietário da Clínica de Cirurgia Plástica de São Paulo.

Nenhum comentário: