quarta-feira, 23 de setembro de 2009

.:. EXISTE VIDA SEXUAL APÓS A MENOPAUSA .:.

Assim como existe um nome para a primeira menstruação da mulher, conhecida tecnicamente como menarca, a última é chamada de menopausa. O período que antecede a menopausa é conhecido como climatério
Na maioria dos casos, as mulheres entram no climatério por volta dos 45 anos e o seu término se dá aos 65 anos de idade, culminando com a menopausa. Neste período são observadas alterações hormonais importantes, ocasionando sintomas que vão desde ondas de calor com transpiração excessiva ao aparecimento de problemas sexuais.

Para muitas mulheres, a função sexual diminui significativamente durante o climatério e mais ainda com chegada da menopausa. Segundo dados apresentados no XI Congresso Mundial de Menopausa, realizado em Buenos Aires no ano de 2005, a prevalência de disfunção sexual entre as mulheres de meia de idade tem sido relatada como acima de 50%.

As queixas de dor na penetração, decorrentes das alterações hormonais, geram dificuldades na manutenção da excitação, diminuindo ainda mais a lubrificação vaginal, conseqüentemente, reduzindo as possibilidades para se alcançar o orgasmo e por conta disto, diminuindo ou inibindo o desejo sexual.

A partir destas informações, o psicólogo e terapeuta de casais e família com Título de Especialista em Sexualidade Humana (TESH), Paulo G. P. Tessarioli, e as médicas ginecologistas e sexólogas, Dras. Ana Lúcia Cavalcanti e Ana Paula Junqueira Santiago, desenvolveram uma pesquisa sobre a satisfação sexual em mulheres com a chegada da menopausa, intitulada “A influência do uso do tonificador na consciência do assoalho pélvico das mulheres na menopausa”.

A apresentação desta pesquisa ocorreu no X Congresso da Sociedade Latinoamericano de Medicina Sexual, em agosto. O trabalho foi desenvolvido na cidade de São Paulo com oito mulheres com disfunção orgástica, com dificuldade em ter orgasmos, com idade média de 52 anos. Todas receberam kits compostos por três tonificadores de diferentes pesos e diâmetros e foram orientadas a fazer exercícios diários de contração e relaxamento da musculatura do assoalho pélvico.

O resultado foi positivo, provando que o uso do tonificador facilitou a percepção vaginal e conseqüentemente reativou o interesse pela atividade sexual em cinco das oito mulheres que participaram da pesquisa. Os especialistas concluíram ainda que a associação do trabalho de orientação psicossexual e o uso de artefatos que contribuam para a melhora da resposta sexual das mulheres no climatério e na pós-menopausa influência positivamente o desenvolvimento da consciência corporal.

PAULO G. P. TESSARIOLI
Psicólogo com Título de Especialista em Sexualidade Humana (TESH). Especialista em terapia de casais e famílias. Apresentador e consultor do programa “Affair com Você”, transmitido pela allTV –
http://www.alltv.com.br/ e presta consultoria para revistas, jornais, programas de televisão e rádio - http://www.vivendomelhor.com.br/.

Nenhum comentário: