sexta-feira, 25 de setembro de 2009

.:. IPREDE É FINALISTA DO PRÊMIO CRIANÇA 2009 DA FUNDAÇÃO ABRINQ .:.

IPREDE É FINALISTA DO PRÊMIO CRIANÇA 2009 DA FUNDAÇÃO ABRINQ
Sulivan Mota
O ano de 2009 é um marco para o Instituto de Prevenção à Desnutrição e à Excepcionalidade (Iprede), que tem 23 anos de história. Além de consolidar as atividades no atendimento dos distúrbios nutricionais infanto-juvenis, com foco promoção do desenvolvimento da primeira infância e assistência às famílias das crianças atendidas, o Iprede é um dos 10 finalistas do Prêmio Criança 2009, realizado pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente.

A instituição foi a única selecionada para a etapa final no Estado do Ceará.Concedido pela Fundação Abrinq desde 1989, o Prêmio Criança tem como objetivo identificar e reconhecer iniciativas da sociedade civil (empresas e organizações sociais) na implementação de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida e defesa de direitos das crianças.

Desde a edição de 2002, passou a focar o trabalho desenvolvido junto a crianças com idade entre 0 e 6 anos - fase decisiva para o desenvolvimento do ser humano, quando cuidados e estímulos adequados podem fazer toda a diferença.

No País inteiro, inscreveram-se para o Prêmio Criança deste ano 355 iniciativas, sendo que foram selecionadas as 20 semifinalistas que receberam a visita da equipe técnica da Fundação Abrinq nos meses de julho e agosto.

Todo o processo de seleção foi conduzido por uma equipe da Fundação com apoio de um Comitê Técnico formado por especialistas em temas relacionados à primeira infância e de uma comissão julgadora. No dia 11 de novembro, no HSBC Brasil, em São Paulo, serão conhecidas as quatro instituições vencedoras de 2009.

Para o presidente do Iprede, Sulivan Mota, o Instituto estar entre os dez finalistas no Brasil já é uma vitória e representa o compromisso de todos que fazem a entidade para mudar a realidade de milhares de crianças de Fortaleza e também do Interior do Estado que vivem à margem de seus direitos, pela miséria e exclusão social.

Conforme ele, o Iprede atua fortemente para incentivar o desenvolvimento infantil, com foco na primeira infância, período fundamental para a formação do ser humano e vem intensificando as ações junto às famílias, assistindo principalmente as mães das crianças atendidas em atividades de capacitação humana e profissional para que elas sejam sujeitos da sua própria transformação social de suas famílias.

Dentro dessa visão, no final de mês de outubro deste ano, o Iprede inaugura a Unidade Profissionalizante da Mulher Lidia Bezerra, um espaço que vai fomentar capacitação humana e profissional das mães das crianças atendidas.

Além de formação humanística, as mães terão acesso a cursos de alfabetização e profissionalizantes para que tenham oportunidade de ter renda, emprego e assim possam mudar a situação de suas famílias.


NÚMEROS DO IPREDE:

23 anos de atuação no combate à desnutrição infantil
1200 crianças são atendidas mensalmente
25.271 crianças foram atendidas nos últimos 23 anos
1,5 milhão de atendimentos em 23 anos
250 latas de leite em pó por dia são distribuídas para crianças em tratamento da desnutrição

Nenhum comentário: