sexta-feira, 18 de setembro de 2009

.:. XI CAMPANHA NACIONAL DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS COMEÇA NESTA SEGUNDA EM FORTALEZA COM CERIMÔNIA NA SEDE DO GOVERNO E VAI ATÉ DIA 27 .:.

O Ceará é o Estado que registrou o maior crescimento da taxa de doadores no Nordeste e superou a média nacional no número de transplantes de coração em 2009

De 21 a 27 de setembro, data em que se comemora o Dia do Doador de Órgãos, todo o Brasil se une em prol de uma causa nobre: o incentivo ao crescimento do número de doações e transplantes realizados no país.

Hospitais, associações médicas, grupos de pacientes e as Centrais Nacionais de Captação e Doação de Órgãos (CNCDOs) de todos os Estados brasileiros promovem ações que integram a Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, promovida anualmente pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

No Ceará, haverá uma semana dedicada à conscientização sobre a importância da doação junto à população e voltada ao treinamento de profissionais ligados à prática do transplante, que deve contribuir ainda mais para o incremento desta prática no Estado que teve no primeiro semestre deste ano o maior crescimento da taxa de doadores efetivos na região Nordeste, junto com Pernambuco.

As atividades em Fortaleza têm início com a abertura solene da campanha, às 17h desta segunda-feira, no auditório do Palácio Iracema, sede do Governo do Estado.

Na ocasião, o governador Cid Ferreira Gomes e o presidente da ABTO, Valter Duro Garcia, farão um balanço dos dados de captação de órgãos e transplantes feitos na região, com destaque especial para o número de transplantes de coração, cujo índice, de 2,6 transplantes por milhão de pessoas, supera a média nacional, de 1,1. “O modelo do Ceará tem dado certo e deve ser seguido por outros Estados”, afirma Garcia.

A programação na capital cearense conta com um curso de remoção de órgãos, a fim de capacitar cirurgiões que ainda não estão envolvidos com captação de órgãos, sendo realizado por meio de cirurgias experimentais em animais, nesta segunda e terça-feira.

“O Objetivo é sensibilizar não só a população, mas os profissionais, pois eles são um elo importantíssimo no processo do transplante”, diz a coordenadora da CNCDO do Ceará, Eliana Régia Barbosa de Almeida.

Para ela, junto com a caminhada na Avenida Beira-mar, este curso é o destaque da programação em Fortaleza porque visa o contato de médicos do interior do Estado e de outras cidades do Nordeste com uma equipe transplantadora.

“Assim, cidades que têm potencial e não fazem captação de órgãos nem transplantes por falta de profissionais capacitados passarão a contar com o serviço”, comenta Eliana.

CONFIRA A AGENDA DA CAMPANHA:


Segunda-feira (21/9): Lançamento da XI Campanha Nacional de Doação de Órgãos
Local: Palácio Iracema, às 17h

Segunda e terça-feira (21/9): I Curso de Capacitação em Retirada de Múltiplos Órgãos
Local: Hospital de Messejana

Quarta-feira (23/9): Mutirão informativo sobre a dação de órgãos com distribuição de folders
Locais: Terminais de ônibus de Papicu e Antônio Bezerra, das 7h às 13h

Quinta e sexta-feira (24 e 25/9): Mobilizações nos hospitais e ação pública do projeto Doar e Prevenir e Hemoce - doação de sangue e medula óssea
Locais: Estação João Felipe (quinta-feira), das 8h às 16h, e praça do Ferreira (sexta-feira), das 7h às 12h

Domingo (27/9): Caminhada pela vida e show com artistas locais e pacientes transplantados
Local: Av. Beira-Mar, a partir das 8h

Informações e credenciamento:
Lado a Lado Serviços de Comunicação Ltda
Luciana Palmeira: Tel. (0/xx/11) 3888-2223 - Cel.: (0/xx/11) 7691-1722
E-mail: luciana.palmeira@ladoalado.com.br ou imprensaladoalado@gmail.com

Nenhum comentário: