terça-feira, 13 de outubro de 2009

.:. FIAT 500 - UM ÍCONE CHEGA AO BRASIL .:.

Ele é um objeto de desejo em qualquer lugar do mundo, e atributos para isso não lhe faltam. É um carro moderno, de design singular, repleto de soluções inteligentes, tecnologicamente avançado, seguro e divertido. Com um detalhe a mais: tem um passado e tanto.
O Fiat Cinquecento não é simplesmente um produto de seu tempo. Suas formas bem pensadas contam mais de meio século de história em cada linha.
Mas não faria sentido rotular o Fiat 500 do século XXI como um fenômeno simples e nostálgico de reinterpretação. Quando a Fiat o concebeu, a ideia não era criar um carro que se parecesse com um 500 – mas, sim, um que poderia ter todo o sucesso por ele conquistado e algo mais. O que inclui seu espírito, sua espontaneidade e seu charme – todas as suas qualidades originais em um pacote extremamente cativante, que fosse ao mesmo tempo moderno e transparente em suas referências ao passado.

E a Fiat acertou em cheio. Desde o seu lançamento, em julho de 2007 – exatos cinquenta anos após a estreia do carrinho que se transformaria em mito –, o novo Fiat 500 foi acolhido pela crítica e pelo público. Recebeu mais de 40 prêmios, entre eles Car of the Year 2008 na Europa, EuroCarBody 2007, AutoEuropa 2008, 2009 Design Car of the Year em Nova York e City Car of the Year 2009 na Inglaterra e mais uma infinidade de títulos outorgados pela mídia mundial.

Se a crítica reagiu extremamente bem ao Fiat 500, o público não ficou atrás. No início da produção, a previsão era de que seriam vendidas 80 mil unidades por ano. Passados dois anos, a marca chega aos quase 400 mil exemplares.

E agora o Fiat 500, produzido na Europa, desembarca ao Brasil disposto a mostrar por que se transformou em tamanho sucesso. O pequeno hatchback, medindo 3,55 metros de comprimento, vai provar que tamanho não é documento.

Porque, além das belas e originais linhas que chamam a atenção mundo afora, o cliente brasileiro tem um automóvel inovador e completo, com equipamentos normalmente só vistos em modelos de segmentos superiores, como teto solar elétrico Sky Wind, Blue&MeTM e direção elétrica Dual Drive. Tem níveis de segurança que obedecem às normais europeias mais exigentes (ganhou cinco estrelas no EuroNCAP) – com sete air bags e diversos dispositivos que auxiliam o motorista a manter o controle direcional em qualquer situação, como o ESP (Electronic Stability Program) mais o Hill Holder.

O cliente tem ainda um motor econômico, limpo e potente que gera 100 cavalos de potência. Tem uma mecânica confiável e apurada, incluindo câmbio Dualogic® automático. Tem conforto absoluto. E tem, sobretudo, o prazer de dirigir um automóvel que responde com agilidade e presteza a todos os seus comandos, desejando permanecer o máximo tempo possível ao volante do Fiat 500.
UM DESIGN ATUAL COM UM TOQUE ESPECIAL

Criar linhas modernas que remetam ao passado não é uma tarefa simples. O fruto desse esforço deve ser, ao mesmo tempo, atual – um claro produto de sua era –, e imediatamente evocar sua fonte de inspiração. No caso do Fiat 500, o resultado não poderia ser mais feliz: ele une, com harmonia, traços extremamente atuais com formas que revivem um dos grandes ícones do design italiano do Pós-Guerra.

Ao olhar o Fiat 500, logo dá vontade de conhecer melhor o carro, compreender sua singularidade, conviver mais com ele. Ele é realmente incomum e exala charme. E embora haja referências ao passado, todos os elementos no Fiat 500 são modernos, seja na função, na forma ou no estilo.

Concebido pelo Centro Estilo Fiat na Itália, o Fiat 500 é um hatchback de duas portas de dimensões compactas: tem 3,55 metros de comprimento, 1,63 metros de largura, 1,49 metros de altura e entre-eixos de 2,30 metros. Um carro compacto, mas que surpreende pelo seu generoso espaço preenchido com muita autoridade, e que imediatamente chama a atenção com suas linhas suaves e arredondadas, fazendo muito sucesso por onde passa.

A dianteira concilia o atual “family feeling” dos modelos Fiat com elementos que decididamente nasceram no primeiro Fiat 500. Por exemplo, a referência mais forte ao carro anterior é a combinação de faróis redondos superiores com luzes de posição inferiores e o logotipo inserido entre frisos, ou “bigodes”. O capô curto e arredondado transmite ao mesmo tempo uma impressão de robustez e dinamismo. A linha da cintura levemente inclinada na dianteira reforça esses atributos.

O desenho da lateral somado ao teto em forma de concha forma um conjunto muito harmonioso, no qual as proporções e os detalhes estéticos atraem o olhar. Os cortes na carroceria, sempre curvos, remetem às origens; suas superfícies mais modernas e limpas também deixam clara a grande atenção dedicada a cada traço do modelo e a busca por um carro verdadeiramente atemporal. Além disso, o capô se estende sobre as laterais, harmonizando os diversos elementos, dando-lhes uma continuidade estilística.

Da lateral podem-se ver os conjuntos de luzes dianteiro e traseiro devido ao modo como os contornos arredondados ligam as diversas partes do carro. E, finalmente, a coluna do teto forma um arco que simplifica o design dos vidros, que é contínuo e esconde a beirada superior das portas com um friso preto.

A traseira destaca uma grande maçaneta cromada que imediatamente relembra o apoio da placa do primeiro Fiat 500. As luzes foram colocadas nas bordas da porta traseira, levemente inclinadas na parte interna e quase verticais na externa. Elas são divididas cromaticamente de acordo com a função, de tal forma que parecem mais verticais e distantes uma da outra. A janela traseira termina limpamente nos limites da tampa, dando ao conjunto um aspecto moderno e puro.

Internamente, o Fiat 500 leva, igualmente, ao seu bem-sucedido passado. Os estilistas prestaram máxima atenção aos detalhes, mas sem perder de vista a simplicidade, que é um dos motes do Fiat 500. Mas “simples” não significa “despojado”: trata-se de uma vertente estética que privilegia o prazer desfrutado em um ambiente claro, arejado, limpo, que provoca bem-estar e o desejo de conviver mais com o carro e com toda a tecnologia presente neste novo 500.

O habitáculo do Fiat 500 resume sua proposta moderna e ergonômica em um design inspirado no antecessor. Vamos começar pelos instrumentos agrupados em um único painel que contém velocímetro, conta-giros e computador de bordo, todos concêntricos e visualizados em conjunto, instantaneamente.

A conclusão imediata a que se chega ao ver o painel de instrumentos é de que ele é a combinação ideal entre estilo retrô e tecnologia moderna – o que se harmoniza perfeitamente com o conceito do Fiat 500. Prolongando a unidade estética do modelo, o requinte fica para a pintura brilhante na cor da carroceria do carro na parte central do painel.

O console central agrupa os controles de climatização e áudio, e ainda acrescenta praticidade, com os diversos porta-objetos. Seu principal destaque é a alavanca de câmbio, próxima ao volante, concebida para parecer um refinado componente mecânico, com suas partes cromadas e uma manopla preta simples, porém eficiente. Os vários botões foram desenhados para lembrar as alavancas e indicadores do Fiat 500 original, e são muito fáceis e rápidos de usar.

Os bancos merecem uma menção especial. Claramente inspirados nos bancos do Fiat 500 F dos anos 60, eles incorporam o mesmo efeito “dividido”, com revestimento bicolor coordenado com a cor do volante. Eles podem ser visualmente parecidos, mas foram desenhados privilegiando a ergonomia e o conforto.

O jogo de cores se estende aos painéis das portas: uma parte é revestida para combinar com os bancos e outra, em plástico, incorpora um grande porta-objetos e os alto-falantes. Vale destacar também as maçanetas, uma clara referência ao Fiat 500 do século passado.

Como já é tradição na Fiat, o habitáculo deste modelo compacto é agradavelmente generoso, graças a uma inteligente distribuição de espaços de armazenagem e a estruturas internas bem pensadas. Há um console entre os bancos, próximo do túnel, que funciona como uma mesinha de centro: ficam ali pequenos itens como latas e copos; e ele contém uma tomada de 12V com acendedor e uma porta USB para conectar acessórios funcionais como um MP3 player e outros eletrônicos. O carro acomoda, e bem, quatro ocupantes, e em seu porta-malas cabem 185 litros de bagagem (ou 550 litros com o banco traseiro totalmente rebatido).

TECNOLOGIA APLICADA AO CONFORTO E AO PRAZER
Que ninguém se engane ao pensar que o Fiat 500 é um carro básico. Sob as linhas de inspiração retrô reside um verdadeiro arsenal tecnológico, sempre pronto para ampliar o conforto e a segurança dos ocupantes. Aqui, o objetivo do Fiat 500 não poderia ser mais simples: tornar a experiência de dirigir um carro singular extremamente prazerosa.

Para tanto, o hatchback incorpora diversos equipamentos, alguns dos quais incomuns em modelos compactos. Abaixo algumas das tecnologias que proporcionam conforto e entretenimento aos passageiros.

DIREÇÃO ELÉTRICA DUAL DRIVE
Ela substitui a tradicional direção hidráulica, proporcionando uma condução leve e sem esforço, facilitando as manobras. O motorista pode escolher dois modos de direção: em trânsito fluido, o modo Normal é o indicado; já para uma condução mais esportiva, o consumidor poderá utilizar a função Sport.

BLUE&METM

O cliente Fiat já sabe que este dispositivo é inigualável em termos de comunicação e entretenimento, e que ele pode comandá-lo por voz. Com o Blue&MeTM, o motorista atende telefonemas usando um dispositivo Bluetooth®, ativando o sistema por meio dos botões localizados no volante. Faz, também, chamadas de celular por comando inteligente de voz – com a agenda telefônica no carro sempre atualizada –, e ouve mensagens SMS recebidas. Para escutar arquivos MP3, ele pode usar o CD player do carro ou conectar seu MP3 player ou pen drive à entrada USB.

TETO SOLAR ELÉTRICO DO TIPO SKY WIND
Ele compreende uma lâmina fixa de metal preto na parte da frente – criando uma efeito estilístico de continuidade com o pára-brisa –, e uma móvel, ocupando quase que todo o teto. Essa construção permite modular a luminosidade e a ventilação no habitáculo.

Mantendo a parte móvel fechada, mas a sua cobertura aberta há luz. Deixando a cobertura fechada, o teto, por dentro, se assemelha ao de qualquer veículo sem teto solar. Mas, ao apertar o botão, em sete segundos o vidro e a cobertura se abrem, revelando o céu.

AR-CONDICIONADO DIGITAL
O avançado sistema de climatização do Fiat 500 é capaz de controlar a temperatura, o fluxo e a distribuição de ar, a atividade do compressor e a recirculação de ar automaticamente. Diversos sensores monitoram a temperatura externa e interna e avaliam a sensação de bem-estar térmico percebida pelos ocupantes – uma tarefa complexa que leva em conta a troca de energia entre o corpo humano e o habitáculo, afetada pela umidade, temperatura e pelo fluxo de ar tratado.

Todos estes parâmetros constantemente monitorados para ajustar a distribuição, ventilação e mistura de ar, de tal modo que as condições internas permanecem constantes, não importa o que esteja acontecendo fora do carro. A única coisa que o motorista precisa fazer é escolher a temperatura desejada: o resto fica a cargo do sistema de climatização.

TECNOLOGIA APLICADA À SEGURANÇA
É ponto de honra para a Fiat construir veículos que não só evitem acidentes, como também protejam os ocupantes. O Fiat 500 não é exceção. Nele, a tecnologia foi empregada desde o primeiro esboço para resultar em um carro que obedece às mais rígidas normas de segurança vigentes na Europa e que auxilia o motorista a conduzir o carro com segurança – mas sem interferir em sua experiência de dirigi-lo. Valem os recursos mais avançados para atingir esses fins.

AIR BAGS
O Fiat 500 vendido no Brasil possui sete air bags: dois na frente, dois window bags, dois side bags e um knee bag. Este último, novidade na linha Fiat, evita lesões aos joelhos do motorista em caso de impacto.

ABS

O sistema antitravamento dos freios do Fiat 500 possui quatro sensores ativos, quatro canais, uma central de controle hidráulico e EBD (Electronic Brake Distribution, distribuição eletrônica da força de frenagem). O ABS assegura o menor espaço de frenagem possível, o que permite o controle direcional do veículo em situações de emergência. Já o EBD distribui a força de frenagem entre as rodas dianteiras e traseiras, garantindo uma resposta equilibrada do veículo em qualquer condição.

ESP (ELECTRONIC STABILITY PROGRAM)

O sistema eletrônico de estabilidade garante completo controle do carro e entra em ação quando percebe condições que ameacem sua estabilidade. Ele reconhece a perda de aderência das rodas tanto no sentido longitudinal quanto no transversal. Se isso acontecer, o ESP intervém para recuperar a trajetória e a estabilidade. Ele incorpora sensores que medem a velocidade das rodas, a rotação do veículo em torno de seu eixo vertical, a aceleração lateral e o ângulo de direção determinado pelo motorista (o que indica a direção que ele escolheu).

O ESP então compara estes dados com os parâmetros processados por um computador e, empregando um complexo modelo matemático, conclui se está havendo perda de controle na dianteira ou na traseira. Se isso estiver de fato ocorrendo, o sistema corrige a trajetória, freia a roda prestes a perder aderência e reduz a potência do motor – tudo sem incomodar o motorista.

HILL HOLDER

O 500 é o primeiro carro Fiat vendido no Brasil equipado com esse dispositivo que auxilia o motorista nas saídas em aclive ou declive. Este sistema é parte integrante do ESP e permite maior facilidade nas arrancadas em subida. Funciona com o motor ligado, o veículo parado, com a primeira marcha ou a marcha à ré engatada e o pedal da embreagem e do freio pressionados.

Numa subida o sistema mantem pressionado o freio nas rodas dianteiras por 2 segundos ou até que o pedal do acelerador seja pressionado. Se antes disso o pedal da embreagem for solto, o sistema segura o veículo por 10 segundos ou até que o torque necessário para a arrancada seja atingido. Após esse tempo o sistema desativa-se automaticamente.

ASR (ANTI SLIP REGULATION)

Este sistema de segurança ativa controla a tração do veículo, intervindo automaticamente sempre que verifica patinamento de uma das rodas. O ASR funciona em todas as velocidades e ajusta o torque de acordo com a aderência detectada.

PRAZER AO DIRIGIR

Seguindo a tendência mundial de motores compactos e tecnológicos – mais econômicos, eficientes e limpos – mas nem por isso com menos desempenho, o Fiat 500 vem equipado para o mercado brasileiro com um moderno motor 1.4 16V Fire produzido na Itália.

Trata-se de um motor cujo rendimento volumétrico foi otimizado ao longo de toda a faixa operacional. Ele gera potência de 100 cavalos e torque de 13,4 kgm a 4.250 rpm, proporcionando ótimas acelerações e retomadas. Ágil no trânsito e capaz de excelente performance na estrada, este motor só vem ampliar ainda mais o prazer de dirigir o Fiat 500.

Sua principal novidade é a função Sport. Quando acionada, ela altera o mapeamento da centralina do motor, proporcionando uma pronta resposta ao comando do acelerador. Também altera a resposta da direção, deixando-a mais esportiva. A função está presente em todas as versões do Fiat 500.

Para complementar o excelente motor, pode-se escolher entre o câmbio mecânico de seis marchas e o câmbio Dualogic® automático de 5 marchas. O mecânico de seis marchas é muito compacto e seu manuseio é suave, silencioso e preciso, proporcionando mais conforto ao motorista. Além disso, as relações de marchas foram otimizadas para aproveitar ao máximo a potência e o torque do motor.

O câmbio Dualogic® automático foi desenvolvido com tecnologia da Fórmula 1. Ele permite ao motorista escolher, a qualquer momento, se as trocas de marchas acontecerão automaticamente ou se ele as controlará sequencialmente, através de toques na alavanca do câmbio ou dos controles no volante – as “borboletas”, semelhantes às utilizadas na Fórmula 1. Essa escolha pode ocorrer com o veículo em movimento: para tanto, basta deslocar a alavanca de câmbio para a esquerda, na posição A/M, por um período superior a 0,7 segundos.

Ao contrário dos câmbios automáticos tradicionais, o Dualogic® oferece a opção de arrancada esportiva. Ela é proporcional à pressão exercida no pedal do acelerador. Se a pressão é maior – posição mais comprimida e acionamento mais rápido –, o câmbio permite uma subida no giro do motor e só então o carro arranca.

Para preservar a durabilidade do motor, o câmbio Dualogic® automático evita que o motor exceda o limite de giros previsto. Em modo manual, se o motorista tentar reduzir as marchas muito bruscamente – digamos, colocar a 2ª marcha com o veículo a 100 km/h –, o sistema não mudará a marcha e emitirá um sinal sonoro e uma mensagem no painel de instrumentos. O mesmo ocorrerá se o motorista tentar engatar uma marcha muito alta a uma velocidade muito baixa.

E, igual aos câmbios automáticos, o Dualogic® inclui a função “kick down”, que reduz a marcha automaticamente quando o motorista pisa fundo no acelerador. Esse rápido incremento no desempenho torna diversas manobras mais seguras, sobretudo em ultrapassagens.

Este conjunto motor e câmbio proporciona ao motorista que está ao volante do 500 uma direção cômoda e segura, com excelente performance e respostas rápidas em qualquer situação.

Para o mercado brasileiro, algumas modificações foram feitas visando adequar o motor às características de nossa gasolina. O sistema de injeção recebeu uma nova calibração em função dos 22% de álcool na gasolina. Além disso, novos materiais foram utilizados nos componentes que têm contato com o combustível, mais corrosivo do que a gasolina pura.

Outro ponto importante é o conjunto da suspensão que assegura o equilíbrio ideal entre estabilidade, conforto e segurança. A dianteira é independente, do tipo MacPherson, com braços oscilantes inferiores transversais ancorados a uma travessa auxiliar e barra estabilizadora ligada aos amortecedores. A traseira é semi-independente, com eixo de torção e barra estabilizadora.

Para as condições de rodagem brasileiras a suspensão do Fiat 500 também recebeu uma nova calibração, as molas tiveram sua flexibilidade aumentada e os amortecedores tiveram seu curso aumentado. Assim, o sistema absorve as constantes irregularidades do piso enquanto os ocupantes trafegam com todo o conforto.

QUATRO VERSÕES PARA O MERCADO BRASILEIRO
O Fiat 500 é oferecido em quatro versões ao consumidor brasileiro, todas com motor 1.4 16V Fire a gasolina. Independente da escolha, elas são sempre bem completas, com grande oferta de equipamentos de série – muitos deles normalmente não encontrados sequer em modelos de segmentos superiores – e acabamento impecável. São elas:

Fiat 500 Sport, com câmbio de 6 marchas
Fiat 500 Sport Dualogic®, com câmbio de 5 marchas
Fiat 500 Lounge, com câmbio de 6 marchas
Fiat 500 Lounge Dualogic®, com câmbio de 5 marchas

Entre as versões Sport, a única diferença de equipamentos está no câmbio. Ambas possuem, de série, ABS + EBD, sete air bags – dois frontais, dois laterais, dois window bags e um knee bag para o motorista –, Blue&MeTM, ESP + ASR + Hill Holder, ar-condicionado, direção elétrica Dual Drive, rádio + CD player com MP3, função Sport para o motor e direção, vidros e travas elétricos, telecomando de abertura e fechamento das portas, faróis de neblina, sensor de estacionamento, banco traseiro bipartido 50/50, volante Sport em couro com comandos de rádio (na versão Dualogic®, também os comandos do câmbio), rodas de liga-leve aro 15”, mais espelhos retrovisores externos elétricos e aerofólio na tampa traseira, ambos na cor do veículo, além de diversos outros itens de comodidade e acabamento. Resultado: um carro completo, extremamente confortável e seguro.

Opcionalmente, as duas versões Sport podem receber, ainda, um pacote completo composto por rodas de liga-leve 16”, teto solar elétrico Sky Wind, retrovisor interno eletrocrômico e bancos revestidos em couro – o do motorista vem com regulagem de altura.

Os Fiat 500 Sport e Dualogic® estão disponíveis em quatro cores: Amarelo Birichino e Vermelho Sfrontato (sólidas), Preto Provocatore (metálica) e Branco Gioioso (perolizada). Internamente, o acabamento pode ser em tecido Sport cinza e couro preto (série) ou revestido totalmente em couro preto.

Ainda mais sofisticadas, as versões Lounge trazem alguns itens de série diferenciados. Além dos equipamentos das versões Sport, os Fiat 500 Lounge e Dualogic® vêm com teto fixo de vidro, ar-condicionado automático digital, banco do motorista com regulagem de altura, banco do passageiro com porta-objetos, retrovisores externos elétricos com calotas cromadas, frisos cromados, interior Lounge e volante exclusivo em couro com comandos do rádio. A versão Dualogic® possui, ainda, comandos do câmbio no volante.

O pacote opcional para as versões Lounge traz teto solar elétrico Sky Wind, espelho retrovisor interno eletrocrômico, bancos revestidos totalmente em couro e rodas de liga-leve aro 16” com desenho exclusivo.

A escolha de cores externas é diferente também. São duas sólidas (Branco Caldo e Vermelho Sfrontato) e três metálicas (Azul Magnetico, Cinza Sfrenato e Preto Provocatore). Para o interior, o cliente encontra acabamentos diferentes.

O tecido Lounge preto e marfim (série) pode ser combinado com as cores de carrocerias branca, vermelha, cinza e preta. Já o tecido Lounge azul e marfim é exclusivo para os veículos com a carroceria azul. O banco em couro opcional é preto, com exceção do 500 vermelho, que vem com o couro também vermelho.

PERSONALIZAÇÃO

Há, ainda, vários acessórios disponíveis para personalizar o Fiat 500. E também para dar ao carro um visual mais esportivo. O cliente pode acrescentar minissaias laterais, spoilers dianteiro e traseiro, aerofólio na tampa traseira e frisos cromados.

Mas tem mais itens que podem deixar um 500 “para chamar de seu”, badges e faixas adesivas laterais nas versões Itália e Sport (vermelha e preta), e faixa (vermelha e preta) no teto e no capô. Além de duas opções de kits de capas exclusivas para as chaves. Para deixar o interior do veículo mais aconchegante e confortável, há tapetes de carpete com design exclusivo 500. E para finalizar, na lista de assessórios o cliente pode encontrar ainda o kit de parafusos antifurto.

GARANTIA NO PÓS-VENDAS
Em 150 pontos de vendas em todo o Brasil há um espaço FIAT 500 localizado no Show Room da concessionária, que dá destaque ao modelo e aos itens exclusivos para personalização do 500. Ele chega com garantia de dois anos e atendimento Confiat durante este período. A assistência técnica do 500 poderá ser realizada em 100% da rede de concessionários Fiat, o que representa 520 pontos em todo o Brasil.
PREÇOS DO FIAT 500

Com câmbio manual de seis marchas, o 500 Sport tem preço sugerido de R$ 62.870. Com a transmissão manual automatizada Dualogic de cinco velocidades, o valor é de R$ 66.930.
O top de linha, denominado Lounge, agrega ao modelo teto fixo de vidro, ar-condicionado automático digital, banco do motorista com regulagem de altura, retrovisores externos cromados, frisos cromados, interior exclusivo e volante com acabamento em couro e comandos do rádio.
O 500 Lounge custa R$ 64.900 com câmbio mecânico ou R$ 68.970 com a caixa automatizada Dualogic.

Nenhum comentário: