sábado, 31 de outubro de 2009

.:. PRESIDENTE LULA SIMBOLICAMENTE LIGA O IVECO DAILY ELÉTRICO, O PRIMEIRO CAMINHÃO ELÉTRICO DA AMÉRICA LATINA .:.

Modelo movido à energia 100% limpa e renovável, apresentado pela primeira vez ao grande público chama a atenção do Presidente Lula

O presidente Lula ligou ontem (30/10) simbolicamente o primeiro caminhão elétrico da América Latina, o Iveco Daily 55C/E, a uma fonte de energia, durante a Fenatran 2009, Feira Internacional do Transporte, ao lado do presidente da empresa Marco Mazzu. O Daily Elétrico é o primeiro veículo de carga movido a energia 100% limpa, renovável e foi desenvolvido em parceria entre a Iveco e a Itaipu Binacional.

Seu motor é 100% silencioso e não polui, o que o tornará um importante aliado para diminuir as emissões de gases poluentes numa cidade, por exemplo, como São Paulo, pois o veículo atua na categoria de distribuições rápidas e entregas, que cresceu muito após as restrições a circulações de caminhões na capital. Dentro de apenas dois anos, o produto já estará disponível ao mercado.

Numa ação com a mesma simbologia, Felipe Massa, piloto da equipe Ferrari na Fórmula 1 e garoto propaganda da Iveco há dois anos, e Miguel Jorge, Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, também ligaram o veículo, na última segunda-feira (26/10).

Com a exposição ao grande público e a potenciais clientes, o Daily Elétrico já está despertando o interesse de diversas empresas do Brasil e da América do Sul. Um segundo protótipo está previsto para o início de 2010.

O Daily Elétrico pode ser carregado numa tomada comum, sendo equipado com três baterias Zebra Z5 – 100% recicláveis e sem efeito memória –, que garantem uma autonomia de 100 km. O modelo também utiliza à tecnologia KERS, a mesma usada por algumas equipes da Fórmula 1.

Além do Daily Elétrico, a Iveco apresenta ao público outras soluções ligadas à sustentabilidade que estarão disponíveis em breve nos veículos da marca. São elas: motor híbrido (diesel-elétrico), motor à etanol, motor GNV, Biodiesel B30, Euro 5, todos aplicáveis a caminhões.

IVECO

A Iveco projeta, produz e vende uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, ônibus, veículos comerciais para aplicações militares, fora de estrada, bombeiros, defesa civil e etc.

A Iveco emprega mais de 28.000 pessoas e possui 27 fábricas em 16 países do mundo, utilizando excelente tecnologia desenvolvida nos cinco centros de pesquisa e desenvolvimento. Além da Europa, a empresa opera na China, Rússia, Austrália e América Latina.

Mais de 6.000 mil concessionárias e pontos de serviços, distribuídos em 100 países, garantem suporte técnico onde quer que um produto Iveco esteja em serviço.Visite o site da Iveco no Brasil: http://www.iveco.com.br/.

Nenhum comentário: