domingo, 27 de dezembro de 2009

.:. AMAROK - A VOLKSWAGEN ACELERA FUNDO COM SUA NOVA PICAPE .:.

Com a Amarok, a Volkswagen passa a atuar no segmento das pick-ups médias, um mercado de dois milhões de veículos por ano em todo mundo. A Amarok é a primeira pick-up média desenvolvida pela marca e o quarto modelo da Volkswagen Veículos Comerciais, da Alemanha
A Amarok estabelece novos padrões para pick-ups médias
Motores TDI econômicos e duas opções para o Brasil
Os mais altos níveis de segurança ativa e passiva
Lançamento na América do Sul, seguida pela Europa, em 2010

O novo modelo alia a robustez característica das pick-ups a uma tecnologia inovadora, elevados padrões de segurança e desempenho excelente em consumo, conforto e ergonomia. A produção inicia este mês na fábrica de Pacheco, próximo a Buenos Aires, na Argentina.

A Amarok será lançada mundialmente na versão cabine dupla, com quatro portas. O modelo com cabine simples entrará em produção no primeiro semestre de 2011.

Do ponto de vista conceitual e estilístico, a Amarok parece saída diretamente do caderno de esboços de um estilista. Com 5,25 m de comprimento e chassi tipo "escada", a nova pick-up revela em sua carroceria os traços inconfundíveis do novo DNA de design da Volkswagen, com ênfase nas linhas horizontais, na interrelação entre as superfícies e na qualidade da construção.

Para o lançamento da Amarok, a Volkswagen selecionou dois motores turbodiesel de alta tecnologia, confiáveis, econômicos e com baixo índice de emissões. O TDI 2.0 com 120 kW / 163 cv e injeção common-rail conta com dois turbocompressores sequenciais, que disponibilizam um torque de 400 Nm a apenas 1.750 rpm.
O segundo motor, que será oferecido no segundo semestre de 2010, é um TDI também de quatro cilindros com 90 kW / 122 cv. Utilizando um turbocompressor de geometria variável, atinge o torque máximo de 340 Nm a partir de 2.000 rpm.

Para as duas versões de motores, a Amarok conta com câmbio manual, de 6 velocidades. Além da pronta resposta à solicitação do condutor, os dois motores impressionam pelo baixo consumo, referência para todo o segmento.

Na Amarok com tração integral não permanente, mesmo no modo 4x4 o TDI de 122 cv percorre 13,1 km por litro de combustível. O TDI de 163 cv é igualmente econômico, atingindo 12,8 km por litro.

Graças ao tanque de combustível de 80 litros, pode realizar viagens de mais de 1.000 km sem necessidade de reabastecimento.

TRÊS OPÇÕES DE TRAÇÃO: DINÂMICA E SEGURA EM QUAISQUER CONDIÇÕES

No Brasil, a Amarok será oferecida com dois tipos de tração: integral não permanente e tração traseira. A Amarok com tração integral não permanente utiliza acoplamento rígido, tecnologia consagrada pelo uso no segmento das pick-ups. A tração 4 x 4 é acionada por meio de um botão e o torque é dividido igualmente para os dois eixos.

Para situações mais difíceis, a pick-up conta com tração reduzida, que permite transpor caminhos bem mais difíceis. Esse recurso possibilita enfrentar subidas com 100% de inclinação (45º) com carga total.

A suspensão progressiva de alta capacidade, com três lâminas de molas principais e duas auxiliares, garante proteção em caso de sobrecarga.

Para o mercado brasileiro, será oferecida inicialmente a Amarok Highline para oferecer mais conforto. O modelo conta com retrovisores externos parcialmente cromados, detalhes cromados no exterior e interior e molduras das caixas das rodas alargadas, pintadas na cor da carroçaria, alojando rodas de alumínio de 18 polegadas.

A versão topo de linha é caracterizada, também, pelo painel de instrumentos com cor de fundo exclusiva, ar-condicionado digital (Climatronic), revestimento dos bancos e detalhes de acabamento em couro e sistema de som mais sofisticado.

Além dos equipamentos de série, a Amarok conta também com uma variada lista de acessórios, como estribos laterais, capota marítima, "santantonio", protetor de caçamba, ganchos de reboque, e rodas de liga leve de 19 polegadas.

AMPLO ESPAÇO PARA PASSAGEIROS E CARGA: INTERIOR ESPAÇOSO E A CAÇAMBA MAIS LARGA DA CATEGORIA

O habitáculo espaçoso e projetado ergonomicamente, o maior do segmento, é muito semelhante ao interior de outros modelos da Volkswagen. Acesso fácil, amplo espaço e teto elevado caracterizam a "área de trabalho" do motorista, junto ao volante.

Essas características e o espaço para as pernas dos passageiros do banco traseiro permitem levar cinco ocupantes com o máximo conforto. Com apenas duas pessoas a bordo, é possível aumentar a capacidade de carga no interior da cabine rebatendo o banco traseiro.

A caçamba da Amarok conta com as maiores dimensões da categoria. Com altura de acesso de apenas 525 milímetros, tem área útil de 2,52 m2 (1.555 mm de comprimento e 1.620 mm de largura). Mas isso não é tudo: a distância de 1.222 mm entre as caixas das rodas é a maior disponível no segmento. A Amarok é a única pick-up capaz de transportar paletes transversalmente, aproveitando melhor o espaço de carga.

Graças às suas medidas e à capacidade de carga de até 1,15 tonelada, é possível transportar equipamentos esportivos e de lazer, como motocicletas ou quadriciclos, ou equipamentos de trabalho volumosos. Quatro pontos de amarração nos cantos da caçamba mantêm a carga no lugar. Além disso, com o acoplamento opcional, a Amarok pode rebocar trailers de até 2,8 toneladas.

QUATRO AIRBAGS, ESP, ASR, ABS E SISTEMAS DE ASSISTÊNCIA: A AMAROK ESTABELECE NOVOS PADRÕES DE SEGURANÇA PARA PICK-UPS MÉDIAS

A Amarok conta com cintos de segurança dos bancos dianteiros com pré-tensores e sensores de uso com alerta sonoro e visual no painel de instrumentos. ABS e ASR são de série, assim como o bloqueio eletrônico do diferencial (EDL). A Amarok conta também com um sistema ABS específico para utilização off-road, acionável por meio de um botão, que reduz significativamente a distância de frenagem em pisos de terra ou cascalho.

Os carros equipados com sistema eletrônico de estabilidade (ESP), em velocidades abaixo de 30 km/h, além do ABS para off-road contam também com o assistente de descida (Hill Descent Assist), equipamento que mantém a velocidade constante nas descidas, aumentando a segurança e o controle em declives acentuados.

Pela primeira vez neste segmento, o motorista pode ajustar a velocidade nas descidas, desde que abaixo dos 30 km/h, através do freio ou do acelerador.

Além disso, todos os veículos com ESP dispõem do assistente de subida (Hill Hold Assist), que imobiliza automaticamente o veículo nas subidas até que o condutor acelere o suficiente para impedir o recuo involuntário.

LANÇAMENTO NA AMÉRICA DO SUL, AUSTRÁLIA, ÁFRICA DO SUL E EUROPA

Os principais mercados da Amarok são a América do Sul, África do Sul e Austrália. Nessas regiões, as pick-ups estão entre os veículos utilitários e de lazer mais procurados, devido à flexibilidade de uso.

Graças à eficiente tecnologia de tração e à enorme versatilidade, espera se que a Amarok estabeleça novas tendências no mercado de pick-ups também na Europa. O lançamento no Brasil está previsto para o primeiro semestre de 2010, com a chegada à Europa no segundo semestre.

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