terça-feira, 29 de dezembro de 2009

.:. PARLAMENTO DA CATALUNHA DÁ MAIS UM PASSO PARA A PROIBIÇÃO DE TOURADAS .:.

Como resultado direto de uma campanha popular na Catalunha, os políticos locais aceitaram discutir alterações na Lei de Proteção Animal catalã. Atualmente todos os animais, exceto os touros e cavalos utilizados em touradas, são protegidos por essa lei.
O resultado coloca em movimento um processo parlamentar, que terá lugar no Parlamento da Catalunha durante o primeiro semestre de 2010. Votos futuros poderão resultar na ampliação da Lei de Proteção dos Animais para esses touros e cavalos, o que irá efetivamente resultar na aplicação de uma proibição das touradas.
A Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) está apoiando a campanha “PROU” (“Basta”, em português) pelo fim do tratamento cruel de touros e cavalos em touradas. A Plataforma “PROU” é composta de cidadãos espanhóis que “deram um basta” à recusa do Parlamento em reconhecer o seu desejo por uma proibição.
(Nota 1)A Plataforma liderou a Iniciativa Legislativa Popular (PLI), em favor da proibição de touradas na Catalunha e, no tempo previsto, recolheu três vezes o número necessário de assinaturas para forçar uma votação no Parlamento regional.

(Nota 2) Alyx Dow, Gerente de Programas da WSPA, comemorou a vitória parcial:— Os deputados catalães mostraram o seu respeito pelos 180.000 cidadãos da Catalunha que querem ver as touradas proibidas. Mais de 85.000 colaboradores da WSPA de 140 países participaram do abaixo-assinado em apoio à campanha “PROU”, uma indicação do nível de interesse internacional neste importante passo que a Catalunha irá tomar.

Uma Iniciativa Legislativa Popular bem sucedida na Catalunha não só evitaria que 100 touros fossem abatidos de forma desumana na arena, mas também poderia mostrar o caminho para o resto da Espanha e outros países que realizam touradas, no sentido de abraçarem uma cultura moderna sem crueldade.

O movimento antitouradas tem recebido crescente apoio em todo o mundo, com um aumento nos últimos dois anos das cidades e regiões da Europa, e depois da América Latina, se declarando “antitouradas”.

(Nota 3)— Estamos felizes que o debate irá continuar. É importante, no século 21, que uma lei de proteção dos animais seja aplicada a todos os animais, incluindo os touros –, disse Leonardo Anselmi, porta-voz da PROU.

Declínio da indústria local de touradas: fatos e números

* 70 municípios da Catalunha declararam sua oposição às touradas, incluindo Barcelona.
* De acordo com o jornal espanhol “La Vanguardia”, apenas 1/5 dos assentos das arenas de Barcelona estavam ocupados na abertura da temporada (foi preciso reduzir as competições, passando de semanal para quinzenal, devido à baixa frequência).
* Pesquisas realizadas na Catalunha têm repetidamente mostrado uma falta de apoio dos catalães em relação às touradas.
* Em março de 2007, uma pesquisa de opinião do Instituto Gallup, sobre touradas, constatou que 80,7% da população da Catalunha não estavam interessados na atividade.

A Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) é a maior federação de organizações de bem-estar animal. Através de parcerias com mais de mil ONGs afiliadas em 156 países, lutamos para criar um mundo onde o bem-estar animal importe e os maus-tratos contra os animais tenham fim.

Apoiamos e desenvolvemos campanhas públicas, trabalho legislativo, projetos com embasamento científico e iniciativas inovadoras em educação. Com nossas afiliadas, governo e agências internacionais, também auxiliamos animais em regiões afetadas por desastres.

Nenhum comentário: