quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

.:. FORD ANUNCIA A EXPORTAÇÃO DO MOTOR SIGMA PARA A AMÉRICA DO NORTE .:.

A Ford anunciou que a nova família de motores Sigma, cuja produção está sendo iniciada na fábrica de Taubaté, em São Paulo, além de atender o Brasil e a América do Sul será exportada para a América do Norte, onde vai equipar a nova geração do Ford Fiesta, na versão 1.6 L I-4. Com isso, o Brasil dá continuidade à tradição de abastecer a América do Norte com motores de quatro cilindros de alta qualidade, duráveis e econômicos, com volume e escala
"O Sigma 1.6L é o mais novo exemplo dentre os mais de 30 motores com tecnologia avançada que estamos lançando a partir de agora até 2013. Cada um desses motores entregarão a potência que os nossos clientes querem, combinado com a economia de combustível de que precisam", disse Jim Farley, vice-presidente de Marketing Global para as operações do Canadá, México e América do Sul. "Este é mais um exemplo tangível da nossa estratégia One Ford, que inclui fazer o melhor uso de nossas tecnologias e capacidades globais de manufatura."

"É um grande reconhecimento para o Brasil ter os seus motores escolhidos para abastecer um dos mercados mais exigentes do mundo, equipando um novo produto que tem importância estratégica para os negócios da Ford nos Estados Unidos", diz Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul. "O motor Sigma combina desempenho e economia de combustível e é mais um exemplo da estratégia global ONE Ford, que busca a otimização das tecnologias e da capacidade produtiva da companhia ao redor do mundo."

Para a produção da nova geração de motores, que está alinhada à estratégia global da marca, a Ford realizou um investimento de R$600 milhões na ampliação do Complexo Industrial de Taubaté. O primeiro veículo a utilizar a família Sigma na América do Sul é o Novo Focus, equipado com a versão 1.6 Flex desenvolvida no Brasil.

Na América do Norte, o motor Sigma brasileiro vai impulsionar o novo Ford Fiesta 2011, que sinaliza a entrada agressiva da marca no segmento de carros compactos na região. Com quatro cilindros e duplo comando de válvulas independente (Ti-VCT), ele é projetado para maximizar tanto a economia de combustível quanto o desempenho.

O motor Sigma 1.6 traz a tecnologia de correia flexível, que elimina a necessidade pré-tensionador. Além de funcionamento silencioso e durável, ela contribui para a redução do peso e economia de combustível. O uso de materiais de baixo peso e alta eficiência térmica é outro fator quer favorece a eficiência do motor.

Ele é produzido com bloco, cabeçote e pistões de alumínio e tem coletor de admissão feito de composto, com projeto desenvolvido para otimizar o torque em baixas rotações. A versão que vai equipar o Ford Fiesta 2011 na América do Norte desenvolve 120 cv e 147,8 Nm de torque.

TRADIÇÃO DE MOTORES ECONÔMICOS
De 1974 até 1990, a fábrica de Taubaté forneceu mais de 1,5 milhão de motores 2.0 L e 2.3 L de quatro cilindros para equipar os modelos Mustang, Ranger e Thunderbird na América do Norte. Em cada uma dessas linhas, os motores brasileiros representaram a opção mais econômica do segmento em sua época.

Hoje, a fábrica produz mais de 280.000 motores e mais de 440.000 transmissões por ano e emprega mais de 1.500 pessoas nas diversas áreas da manufatura. Desde o ano 2000, a unidade vem sendo gradualmente expandida para atender o crescimento na demanda do mercado brasileiro.

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