sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

.:. NA COMPRA DE PNEU, PESA CUSTO POR KM .:.

Por: Carlos Panzan (*)

Entre os critérios aplicados na manutenção e compra de pneus para a frota de uma empresa, é importante destacar que pneu é um dos custos mais expressivos do segmento.
Na Transportadora Americana, a gestão de pneus é terceirizada.

Com este modelo, conseguimos otimizar os recursos aplicados. Isto, porque os profissionais envolvidos no processo são todos especialistas, garantindo a qualidade e, principalmente, a segurança.

Na hora de reformar ou decidir pela compra de nova safra de pneus, o produto é avaliado por técnicos qualificados, que decidem se o mesmo pode ser reformado ou sucateado.

Se a decisão for sucatear, é feita somente a reposição deste pneu. No caso de ser reformado, o melhor método adotado é a recapagem a frio, porque agride menos a carcaça.

Um ponto importante a destacar é que Transportadora Americana faz o descarte adequado do pneu, destinando-o a empresas qualificadas para fins ecologicamente corretos.

No que diz respeito ao fator “segurança”, e considerando-se que os veículos de transporte de carga são dotados de alta tecnologia de bordo, mesmo assim os pneus ainda refletem diretamente na segurança não só do motorista, mas também da carga transportada.

Embora todos os fabricantes de pneus invistam em novas tecnologias, aprimorando seus produtos, a questão da segurança está mais ligada à qualidade das recapagens e, principalmente, à qualidade das estradas.

A melhor maneira de garantir a segurança do transporte, sob o ponto de vista dos pneus empregados na frota, é investir sempre em qualidade, treinamentos e ter como parceiros empresas sérias e responsáveis no trato com o pneu.

Mesmo garantindo que os fabricantes de pneus e recapagens, bem como seus parceiros na gestão terceirizada de manutenção dos pneus de sua frota o mantém atualizado sobre esse mercado, é necessário ampliar o debate para potencializar a difusão de informações.

Uma das atrações da PneuShow - Recaufair 2010 – Convenção Internacional de Pneus e Equipamentos - Reforma, Reciclagem, Comércio e Serviços é a 2ª Convenção Internacional de Pneus e Equipamentos, que se traduz em um fórum de debates, e trará em sua programação especialistas para ministrarem palestras temáticas.

Entre os temas que considero importante estarem no centro de debates, destaco a terceirização da gestão de pneus e ressulcagens de pneus, que normalmente geram muita divergência de opiniões; como difundir entre os borracheiros de beira de estrada os reparos corretos em pneus sem câmara; e descarte adequado. Essas são minhas sugestões para ampliar o debate!

Uma das alternativas para os profissionais dos setores de Transporte e Borracha se reciclarem e manter-se sempre atualizados é participar de eventos setorizados, que promovem a troca de informações e geram novos negócios.

De 13 a 16 de Abril, no Expo Center Norte-SP, acontecem simultaneamente a PneuShow - Recaufair 2010 – 9ª Convenção Internacional de Pneus e Equipamentos - Reforma, Reciclagem, Comércio e Serviços e a EXPOBOR 2009 – 9ª Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha, promovidas pela Francal Feiras. Não perca!

(*) O empresário Carlos Panzan, além de comandar a Transportadora Americana, é Presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Campinas e Região – Sindicamp. Há 68 anos atua no segmento de transporte rodoviário de carga nas regiões Sul e Sudeste.

Nenhum comentário: