sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

.:. BRASIL SERÁ O PRIMEIRO PAÍS DA AMÉRICA DO SUL A RECEBER O CHALLENGE BIBENDUM .:.

Esta é a 10ª edição desse evento mundial voltado à mobilidade sustentável, que discutirá o futuro da indústria automobilística
A próxima edição do Michelin Challenge Bibendum será realizada, pela primeira vez, no continente sul-americano. O Rio de Janeiro (RJ), cidade escolhida para sediar as Olimpíadas de 2016, receberá de 30 de maio a 02 de junho de 2010 representantes da classe política, empresários, dirigentes industriais, pesquisadores e jornalistas do mundo inteiro para debater sobre os desafios da mobilidade rodoviária sustentável.

O Challenge Bibendum é um esforço conjunto dos envolvidos no mundo dos transportes. A proposta é oferecer, aos representantes das classes política e econômica e formadores de opinião, informações objetivas sobre os últimos avanços tecnológicos.

Essas inovações permitem uma mobilidade rodoviária sustentável, ou seja, mais limpa, mais segura e mais eficiente permitindo maior acesso à mobilidade.

Criado pela Michelin em 1998 para comemorar o centenário do Bibendum – o boneco da Michelin, símbolo da marca –, o Challenge Bibendum visa a discutir as questões ligadas ao transporte rodoviário, como o fornecimento de energia, emissões de gases de efeito estufa, segurança rodoviária e poluição urbana. O objetivo é obter o apoio necessário e colocar em prática as possíveis soluções de uma mobilidade rodoviária sustentável.

O evento dá ainda a oportunidade para a indústria automotiva e diversos outros setores mostrarem a capacidade de recuperação e de mudança, por meio de uma mobilidade sustentável inserida em novas realidades econômicas e de mercado pós-crise. O Challenge Bibendum buscará continuar os debates sobre as mudanças climáticas que foram apresentados em dezembro de 2009 pela ONU, na cidade de Copenhague.

Segundo o Banco Mundial, o setor de transportes é a principal causa de poluição do ar na América Latina. O Brasil é um dos dez maiores consumidores de energia e, até 2030, deverá dobrar o uso de fontes de energia e emissões de gás de efeito estufa. Diante desse contexto, o Challenge Bibendum tem como missão agir para enfrentar estes desafios globais.

Assim, o evento propõe a reunião dos expoentes mundiais do setor - empresários, representantes da indústria e cientistas – para compartilhar, com as autoridades e a mídia, os projetos, pontos de vista e diretrizes em prol de uma melhor mobilidade.

Em 2007, em Xangai, na China, o Challenge contou com a presença de aproximadamente quatro mil participantes, entre montadoras, fornecedores de energia, universidades, instituições governamentais e ONGs. Mais de 500 jornalistas de 40 países também estiveram presentes na 9ª edição do evento.

A 10ª edição do evento, agora no Brasil, oferece uma oportunidade de continuar o debate sobre os desafios enfrentados pelo setor do transporte rodoviário no século XXI. Além disso, promove a transferência de conhecimento sobre as particularidades do continente sul-americano, sem descuidar do compromisso com a evolução do transporte rodoviário em nível mundial.

TEMAS EM DESTAQUE

A verdadeira necessidade de renovar o transporte rodoviário após a crise que afetou o mundo, se preparar para um avanço significativo no segmento da mobilidade rodoviária e agir de maneira coerente para enfrentar o desafio de limitar as emissões de CO2 até o ano de 2015 serão os destaques dentre os vários assuntos que serão debatidos nessa edição.

Durante o Challenge Bibendum, diversas atividades ocorrerão simultaneamente. Serão feitos testes técnicos e um rali, que permitirão avaliar o desempenho dos diversos veículos equipados com as novas tecnologias apresentadas. Veículos que atingirem as melhores performances em poluição local, ruído, eficiência de cada combustível e emissões de CO2 (ambiental), aceleração, dirigibilidade e rali (desempenho) serão premiados.

Em um centro de exposições tecnológicas, serão apresentadas as inovações associadas à mobilidade sustentável. Já nas sessões de demonstrações, os convidados poderão testar os veículos e assistir às simulações organizadas pelas montadoras, pesquisadores e empresas fornecedoras de energia.

Ocorrerão, no primeiro dia do evento, seis mesas-redondas nas quais especialistas do setor discutirão temas voltados à busca de soluções para a melhor mobilidade sustentável. Os pontos de destaque dessas discussões serão apresentados para convidados e imprensa durante o evento.

Especialistas independentes do setor automobilístico internacional, sem ligação com as fabricantes dos veículos, irão compor o júri de um concurso de design que avaliará a pertinência das novas tecnologias, a maneira como estão integradas ao veículo, o apelo emocional, design exterior e interior e a percepção do grau de aceitação do conceito como um todo, e também do ponto de vista da responsabilidade social.

MISSÃO DA MICHELIN

A missão da Michelin é contribuir de maneira sustentável para a mobilidade das pessoas e dos bens. Assim, o Grupo fabrica e comercializa pneus para todo tipo de veículo, incluindo aviões, automóveis, motocicletas, equipamentos de mineração e terraplenagem, caminhões e até mesmo para os ônibus espaciais da NASA.

A Michelin também presta serviços online de ajuda à mobilidade (ViaMichelin.com) e edita Guias turísticos, de viagem, de hotelaria e de alimentação, mapas e atlas rodoviários.

O Grupo, cuja sede é localizada em Clermont-Ferrand (França), está presente em 170 países, emprega 124 mil pessoas no mundo inteiro e possui 69 unidades industriais implantadas em 19 países. (www.Michelin.com)

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