quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

.:. PRESENTE DE IEMANJÁ .:.

O dia 2 de fevereiro será mais um marco de respeito às diferenças religiosas e culturais. Nesse dia a comunidade afro-brasileira, em vários pontos do país, festeja o Dia de Iemanjá. No Rio, uma das comemorações é o presente a Mãe D´Água, que sai da Lapa, Cantinho Baiano, FEBARJ, Rua Mem de Sá, 37- em procissão com destino a Praça XV e lá ruma para Baia de Guanabara. Concentração: 9 horas da manhã
Há quinze anos a Casa de Cultura e Afoxé Estrela D´Oyá realiza o PRESENTE DE IEMANJÁ. Nessa data comemora-se o dia de Iemanjá, um dos mais importantes legados que os africanos somaram a cultura brasileira e vista através de oráculos, regente do ano 2010. Dona de imenso respeito e culto em todas as classes sociais representa a Grande Mãe das Águas, Rainha do Mar. É a mãe de todos os Orixás e resultado da miscigenação de elementos ameríndios, europeus e africanos.

O evento começou com cinco pessoas e um balaio e ano a ano novas adesões chegam. Em 2010 estima-se uma procissão com três mil pessoas entre religiosos com diversos balaios de casas de santo, zeladores com seus filhos de santo, autoridades, turistas e simpatizantes.

IEMANJÁ, PARA MUITOS UMA DEUSA BRASILEIRA

É impossível ignorar a riqueza cultural e ancestralidade histórica que a crença nas Entidades trazidas “involuntariamente” nos navios negreiros para as terras de Santa Cruz/Brasil contribuíram para formação da nossa identidade cultural.

A Casa de Cultura e Afoxé Estrela D´Oyá, entidade sem fins lucrativos, tem por finalidade preservar, resgatar e divulgar valores afro e cigano. Atanízia D’Oya, presidente da Casa, é a idealizadora do evento motivada por uma promessa que pedia o fim de uma enfermidade que comprometia a saúde de seu filho, na época com dois meses de vida, estando hoje com 35 anos.

Todos os envolvidos no evento e participantes, não têm custos. A única exigência é que esteja de branco e o não consumo de bebida alcoólica antes e durante o festejo. O brilhantismo do acontecimento conta com o apoio da Polícia Militar, Guarda Civil, Guarda Costeira e Polícia Federal.

PRESENÇAS CONFIRMADAS:

Mãe Abigail Kanabogi; Babalorixá Pai Paulo D’Ode; Pai Anderson D’Oxoguiã; Pai Maurício de Barú; Pai Marcelo D’Oxum; Pai Liminha de Marica; Pai Jair D’Ogum; Pai Renato D`Obaluaê; Mãe Miriam D´Oyá; Pai Osvaldo Mutalê, escritora Maria Hene Farelli, CEDIM E CEUB, UNIÃO CIGANA DO BRASIL, LIGA INDEPENDENTE DOS BLOCOS DE EMBALO DO RIO DE JANEIRO – FEDERAÇÃO DOS BLOCOS AFROS E AFOXÉS DO RJ e SINDICATO DOS ESTIVADORES.

Nenhum comentário: