segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

.:. OBRA INTRODUZ O LEITOR AO PENSAMENTO SENEQUIANO E CONVIDA-O A REFLETIR SOBRE SEUS ENSINAMENTOS .:.

Sêneca nasceu, possivelmente, no ano 4 a.C, em Córdoba, Espanha. Filósofo, político, orador e dramaturgo, foi preceptor de Nero e pertenceu ao grupo de pensadores para os quais vida e filosofia são inseparáveis, sendo impossível de uma existir sem a outra
Sêneca nasceu, possivelmente, no ano 4 a.C, em Córdoba, Espanha. Filósofo, político, orador e dramaturgo, foi preceptor de Nero e pertenceu ao grupo de pensadores para os quais vida e filosofia são inseparáveis, sendo impossível de uma existir sem a outra.

Esse homem, pleno de carências, dificuldades e momentos de provocantes desvios do agir, foi motivo de muito estudo para Luizir de Oliveira, que lança, pela PAULUS, Sêneca – Uma vida dedicada à filosofia.

O livro recupera conceitos fundamentais do pensamento estoico que possibilitam uma análise mais detalhada da vida e da obra do filósofo, proporcionando estudo aprofundado e minucioso sobre o tema. “Sêneca é um desses autores cujos escritos refletem, de maneira muito límpida, suas inquietações de homem, suas contradições, dúvidas e incertezas”, explica o autor.

Para que o leitor possa compreender o pensamento senequiano, Oliveira dedica um capítulo à exposição de alguns fundamentos básicos da filosofia estoica antiga para só depois mergulhar na vida e obra do filósofo. “O cuidado do autor – ao fazer uma introdução sobre os princípios do Estoicismo Antigo, sobre cada uma das obras de Sêneca e sua contextualização e sobre sua reflexão quanto à arte de bem viver – torna a leitura desta obra particularmente importante aos próximos investigadores do cortesão-filósofo”, confirma Rachel Gazzola, doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo, no prefácio.

É com esse resgate da herança estoica de Sêneca que o leitor consegue extrair de suas reflexões e inquietações ensinamentos que são capazes de guiá-lo para uma vida mais harmônica e equilibrada, por meio de verdadeiras lições sobre como cuidar melhor de si mesmo.

Da coleção Ensaios filosóficos, Sêneca – Uma vida dedicada à filosofia é um excelente instrumento de estudo para os interessados na vida e na obra de um dos intelectuais mais importantes do Império Romano.

SOBRE O AUTOR

Luizir de Oliveira é professor de filosofia na Universidade Federal do Piauí. Atua na área de filosofia, com ênfase em Ética e Metafísica.

Seu campo de pesquisa concentra-se no “cuidado de si”, a partir da leitura comparada entre o pensamento antigo e a contemporaneidade, centrando-se especialmente no estudo das obras de Sêneca, Shopenhauer e Kierkegaard.

Dedica-se também aos diálogos interdisciplinares entre filosofia e literatura.

Nenhum comentário: