terça-feira, 11 de maio de 2010

.:. BÓIA DO PROJETO AMBIENTAL ATLANTIC RISING ATRACA EM FORTALEZA .:.

Peça que visa à conscientização sobre mudanças climáticas foi encontrada pela equipe do Golden Tulip Iate Plaza

Criado pela ONG inglesa Atlantic Rising, com o intuito de conscientizar jovens em idade escolar sobre problemas causados pelo aquecimento global nas correntes marítimas, o projeto Message in a Bottle foi localizado em frente ao hotel Golden Tulip Iate Plaza, em Fortaleza (CE). A bóia desenvolvida pelo velejador James Clarck contém cartas de crianças da Costa Leste do Atlântico.

As cartas foram redigidas por habitantes da costa leste da África e da Europa, apontando as condições ambientais dos locais aonde vivem, bem como as suas preocupações com o futuro do planeta. Colocadas no interior de uma bóia dotada de um rastreador via satélite, o material foi lançado ao mar no final de fevereiro e algumas semanas depois encontrado por pescadores em frente ao hotel cearense.

Segundo um dos idealizadores do projeto, Will Lorimer, a criação de uma rede de mais de 15 mil crianças, em quatro continentes, visa a esclarecer a importância das correntes marítimas na distribuição do calor para manutenção do sistema climático global. Como essas correntes podem ser afetadas pelas mudanças climáticas e o impacto causado nos países da costa Atlântica.

O projeto Atlantic Rising explora a região da costa do Atlântico que ficará submersa, se os oceanos subirem um metro (o que deve ocorrer nos próximos 100 anos, se nada for feito). Os pequenos da Europa e da África puderam acompanhar via satélite o percurso das suas cartas e comemoraram quando a equipe do hotel Iate Plaza encontrou o material. Agora os europeus estão ansiosos para receber as respostas dos brasileiros.

Junto com a bóia, Tim Bromfield, Will Lorimer e Lynn Morris, membros da ONG Atlantic Rising, estão no Brasil para promover a ação, conscientizar brasileiros e anunciar o lançamento ao mar novamente do equipamento. Eles deixaram o Reino Unido em 1° de setembro de 2009, numa jornada de mais de 32 mil quilômetros pelo Oceano Atlântico. Após Fortaleza, os pesquisadores continuarão subindo a Costa Atlântica, pelas Américas Central e do Norte, até o Canadá.

Por Wagner Lima
wagner@mapacomunicacao.com.br

Nenhum comentário: