quinta-feira, 27 de maio de 2010

.:. “A IGREJA PRECISA BEIJAR A CULTURA” .:.

Peregrinos do novo século, de Leonard Sweet, discute tensão entre a tradição e a cultura digital

De um lado, o acesso. Internet, TV a cabo, iPad, 4G, novas diretrizes que estão tentando guiar a convivência entre o homem e o meio digital. Do outro, a tradição de mais de 2 mil anos de história cristã. O que uma e outra têm a ganhar e a perder com esse encontro? É o que Leonard Sweet propõe discutir em Peregrinos do novo século, um dos lançamentos da Garimpo Editorial para o mês de maio.

Como pensar as relações entre os cristãos e os novos meios, Leonard? “Pessoas do mundo contemporâneo e cidadãs da dimensão espiritual precisam lutar para manter o passado e o futuro em interação permanente, só assim poderão desenvolver uma nova expressão da mensagem do Evangelho firmemente ancorada nas raízes da fé”, ele responde.

O autor defende que, para encarnar o Evangelho no mundo “pós-moderno”, a igreja deve resgatar a experiência de suas raízes. Isso não significa retrocesso; é o que Leonard chama “cultura E.P.I.C.”: Experiencial, Participativa, Imagística e Conectada.

“As igrejas cristãs estão presas aos modelos modernos de pensamento e ação; seus meios de personificar e cumprir a tradição cristã congelaram nos padrões da alta modernidade. O declínio do cristianismo ocidental está tão bem documentado que nenhuma pesquisa se faz necessária quanto a esse assunto”, alfineta o autor, que acredita que a igreja do século 21 deve aprender a mensurar o sucesso por sua criatividade e imaginação, e não por seu orçamento e seus prédios.

O desafio de Peregrinos do novo século é oferecer à cultura atual uma “testemunha”; “fazer igreja” de modo que meça o sucesso pela imaginação. Qualquer igreja que diz e faz outra coisa é um produto “desta presente era perversa”, e não do Evangelho de Cristo, segundo o autor. O livro é fundamental para quem quer saber para onde a igreja cristã precisa ir. Leonard sinaliza na direção da cultura: “Em outras palavras, beije e anuncie.”

Mais informações em www.leonardsweet.com; @lensweet

SOBRE O AUTOR

Leonard Sweet é fundador da organização SpiritVenture Ministries e leciona na Universidade Drew, em Madison, Nova Jersey (EUA). Tem mais de dez anos de dedicação ao ensino e à consultoria de instituições acadêmicas de renome.

Em 1996 foi um dos principais conferencistas do Congresso Metodista Mundial, no Rio de Janeiro. Escreveu mais de duzentos artigos, publicados em veículos como Theology Today, Theological Studies, Christianity Today e Christian Century.

É autor de dezenas de livros, com destaque para A Cup of Coffe at the SoulCafe [Uma xícara de café na Cafeteria da Alma], Quantum Spirituality [Espiritualidade quântica] e Faithquakes [Terremotos da fé].

TRECHOS DO LIVRO

“O maior símbolo para a inerente “duplicidade” da fé cristã é a cruz: a interseção entre o horizontal e o vertical, a superposição do divino no humano, a interface do passado e do futuro.”

“Peregrinos do novo século lê o que está acontecendo no mundo à luz da Bíblia. Tenta interpretar a cultura de hoje à luz da cruz e entender a vida à luz da tradição cristã. O movimento para o futuro se baseia na interação dinâmica dos opostos (preservação e transcendência), que são menos oposições binárias do que forças complementares que se unem a fim de formar uma síntese superior.”

“Madison Avenue pode fazer nossa cabeça com anúncios de produtos que lembraremos por mais de 25 anos. A igreja tem a maior mensagem que já foi enviada: você é aquele que Jesus ama! Por que não conseguimos imprimir as boas-novas do Evangelho nessa cultura? Por que não conseguimos mostrar ao mundo que o amor de Jesus Cristo é a força mais poderosa do universo? Por que não conseguimos beijar a cultura pós-moderna?”

FICHA TÉCNICA

PEREGRINOS DO NOVO SÉCULO ― A paixão do primeiro século pelo mundo contemporâneo
Título original: Post-modern Pilgrims
Autor: Leonard Sweet
Tradução: Roselene Sant´Anna da Silva
Número de páginas: 192
Formato: 14x21cm
Acabamento: Brochura com orelhas
ISBN: 978-85-62877-10-0
Áreas de interesse: Espiritualidade, Tecnologia, Comunicação, Sociedade
Lançamento: maio de 2010
Preço sugerido: R$ 27,90

A EDITORA

A Garimpo Editorial oferece um material amplo e relevante, que estimula a reflexão, a transformação pessoal e a releitura do cotidiano a partir de uma vida vivida de forma plena e integral.

Assim como o garimpeiro usa com maestria a bateia, a pá e a peneira, as nossas ferramentas são a prosa, a poesia, o design. Trabalhamos com dedicação para que todo o nosso conteúdo — livros, revistas, e-books, audiolivros e outros recursos literários — enriqueça a vida e a experiência de nosso público.

Nenhum comentário: