segunda-feira, 28 de junho de 2010

.:. AUTOMOVEL - 28-06-2010 .:.

JAGUAR COMEMORA 75 ANOS COM SÉRIE ESPECIAL DO XKR

A série XKR 75 foi criada em comemoração aos 75 anos da marca
Apenas 75 unidades serão produzidas, o que faz do XKR 75 um dos veículos mais exclusivos da marca britânica em toda a sua história
O modelo apresenta desempenho incomparável: 0 a 60 mph em apenas 4.4 segundos. Velocidade máxima é de 280 km/h
Motor com 530 cv de potência e torque de 655Nm
Dirigibilidade e sistema de suspensão adaptados para maior precisão e agilidade
Escapamento mais esportivo
O exclusivo Jaguar XKR 75 será apresentado ao público no próximo dia 2 de Julho, durante o tradicional Goodwood Festival, evento organizado anualmente no interior da Inglaterra que reúne raridades do mundo automobilístico, além de pilotos e amantes de automóveis de todas as partes do globo.

Encabeçado pelo novo CEO da Jaguar Land Rover, Dr. Ralf Speth, o projeto de construção de um superesportivo XKR que marque os 75 anos de história da lendária marca britânica de automóveis de luxo tinha por objetivo combinar no mesmo veículo uma performance excepcional com níveis de dirigibilidade e controle que inspirassem um motorista a explorar todo o potencial do XKR.

Para Mike O’Driscoll, diretor-geral da Jaguar, “o XKR 75 proporcionará exclusividade e um pouco da grande herança da marca. Essa é a maneira ideal que encontramos para celebrar as credenciais esportivas de um XK, que chega para marcar os 75 anos da nossa marca”.

Os engenheiros da Jaguar conseguiram aumentar a potência e o torque do já aclamado motor 5.0 Supercharged para 530 cavalos e 655 Nm respectivamente, o que proporcionou a esta série especial um desempenho inigualável. O veículo chega aos 280 km/h de velocidade final e sai da imobilidade aos 100 km/h em apenas 4.4 segundos.

Assim como os tradicionais XK, o modelo utiliza carroceria inteira produzida em alumínio, com estrutura extremamente rígida e peso reduzido que, em conjunto com o potente motor de 5.0 litros, proporcionam uma relação peso-potência invejável, além de alto desempenho e confortável dirigibilidade.

Outra grande adaptação sofrida pela série especial XKR 75 foi dada ao sistema de suspensão, revisada para proporcionar maior controle e precisão em manobras, principalmente as realizadas em altas velocidades.

O modelo também teve toda a sua parte aerodinâmica revisada, trazendo um pacote que inclui saias frontais e laterais mais longas e, na parte traseira, um difusor e um grande aerofólio, para maior estabilidade e redução de arrasto.

A tecnologia Active Differential Control ajusta automaticamente a direção do veículo, aumentando a sensibilidade nas respostas em situações de alta velocidade, que garantem mais controle ao motorista.

Para criar a sensação de um verdadeiro carro de competições, o escapamento esportivo ainda garante que o ronco do motor 5.0 seja ouvido em cada uma de suas rotações.

Apesar da grande esportividade, o DNA de luxo e sofisticação da Jaguar fica evidente no XKR 75, um modelo notadamente refinado e confortável.

“O XKR 75 foi concebido como um verdadeiro esportivo com um caráter duplo que o faz percorrer confortavelmente as ruas e estradas da Europa, dar voltas realmente rápidas em um circuito como o de Nurburgring e, depois disso, voltar sem problemas para casa”, afirma Mike Cross, engenheiro chefe de segurança em veículos da Jaguar.

As únicas 75 unidades do modelo serão comercializadas com acabamento na cor Stratus Grey. Pinças de freio vermelhas podem ser vistas por entre os aros das rodas de 20 polegadas em liga leve, com acabamento em cinza escuro.

Detalhes que percorrem as curvas da carroceria, da frente à traseira, serão opcionais aos clientes.

As 75 unidades produzidas serão distribuídas entre os mercados do Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Holanda e Bélgica e deverá custar aproximadamente £85.500, com previsão de chegada às ruas durante o próximo mês de outubro. No Brasil, o XKR é vendido a R$ 489 mil.

Nenhum comentário: