sexta-feira, 9 de julho de 2010

.:. AUTO-NOTÍCIAS - 09-07-2010 .:.

CITROËN DS3 R3: A NOVA REFERÊNCIA

Em complemento à sua participação oficial no WRC, onde foi premiada com cinco títulos de campeã mundial FIA de construtores, a Citroën Racing sempre ofereceu produtos especialmente planejados aos clientes. Dentro desta óptica, foi imaginado o Citroën DS3 R3, que fará sua aparição em testes especiais no fim desta temporada de 2010. Versátil, com alta performance e acessível, o DS3 R3 tem, como ambição, criar uma nova referência em sua categoria.

Baseado nas novas regulamentações do Grupo R3T, editada pela FIA, o DS3 R3 retoma a arquitetura e a aparência estrutural do modelo de série. A carroceria original em aço é reforçada por uma gaiola de proteção com aro multiponto soldado, assegurando a rigidez do chassi e a segurança dos passageiros.

Embaixo do capô, o motor de quatro cilindros 1.6 THP (turbo alta pressão) é desenvolvido a partir do propulsor PSA de série. O uso de peças específicas para competição (admissão de ar, árvores de cames, pistões, bielas, linha de escape e de turbo, gestão eletrônica) permite chegar a uma potência de 210 cv. Além da potência pura, o torque do motor foi privilegiado para trazer melhor motricidade e garantia de um prazer de pilotagem eficaz. Com 350 Nm, o motor do DS3 R3 oferece versatilidade inigualável de utilização.

O DS3 R3 se beneficia da experiência adquirida pela Citroën Racing no Campeonato Mundial de Ralis. Como no C4 WRC, o controle da caixa seqüencial de seis velocidades é semi-automático. Este dispositivo assegura as mudanças de marchas duas vezes mais rápidas que numa caixa mecânica, tudo para garantir maior confiabilidade do grupo moto-propulsor.

Concebidas para serem utilizadas em todos os tipos de terrenos, da terra ao asfalto, as suspensões fazem também apelo às tecnologias mais modernas. Numerosas possibilidades de regulagens são oferecidas, permitindo adaptar o comportamento do DS3 R3 a todos os estilos de pilotagem. A Citroën Racing defende o uso dos pneumáticos BFGoodrich.

Construído a partir de componentes da série e de peças específicas para competição, o DS3 R3 é oferecido a um preço competitivo, sendo comercializado pela Citroën Racing em kit ou nas versões “ready-to-race” (pronto para competir).

CHASSI: A EXPERIÊNCIA DA CITROËN RACING EM TERMOS DE SEGURANÇA

O DS3 R3 se beneficia da ampla experiência da Citroën Racing em matéria de segurança passiva e rigidez de chassi. O chassi monocoque de série é mais leve, pois não possui os suportes utilizados no modelo de série. Ele foi re-soldado e fixado com uma gaiola de proteção em aro multipoint com mais de 45 metros de tubo de aço. Industrialmente planejada, a gaiola é pré-montada fora do carro, o que permite garantir uma melhor qualidade das soldas.

Vários detalhes do design do chassi, tais como a travessa de fixação e as barras transversais das portas, ajudam a melhorar a segurança dos passageiros. O chassi monocoque é entregue com todos os suportes e fixações necessários para montar o carro, o que reduz tempo e custo de construção.

Para uma melhor distribuição de peso, a bateria e o extintor automático são colocados atrás dos assentos. Uma placa de aço protege a parte de baixo do motor e, também, ajuda a baixar o centro de gravidade do carro. O tanque flexível, homologado pela FIA, conserva sua posição de origem.

MOTOR: 1.6 THP COM TORQUE FENOMENAL
Pela primeira vez em sua história, a Citroën Racing produziu um carro de competição para clientes equipado com um motor turbo. Sua concepção foi facilitada pela experiência adquirida pela marca no WRC há quase 10 anos.
O motor 1.6 THP (turbo de alta pressão) é estreitamente derivado do modelo de série utilizado pelo grupo PSA. Dotado de um flange de turbo de 29 mm, conforme regulamento, ele desenvolve uma potência de 210 cv e um torque de 350 Nm (com combustível comercialmente disponível). Este último valor favorece a tração e proporciona excelente versatilidade em todas as velocidades do motor.

CAIXA DE CÂMBIO: GRANDE EXCLUSIVIDADE COM CONTROLE SEMI-AUTOMÁTICO
Uma das grandes inovações do DS3 R3 se encontra na caixa de câmbio. Pela primeira vez, um produto de competição para clientes é equipado com uma caixa de câmbio semi-automática, que permite reduzir o tempo de passagem das marchas e aumentar a confiabilidade. O sistema de gestão eletrônica só autoriza a mudança de marchas quando os parâmetros do motor assim permitirem. Mais uma vez, a experiência desenvolvida pela Citroën Racing no WRC permitiu adaptar esta tecnologia de ponta ao DS3 R3.

DESENVOLVIMENTO: MAIS DE 10.000 KM DE TESTES
Após doze meses de concepção no estúdio de projetos da Citroën Racing, o DS3 R3 fez sua primeira aparição no final de agosto de 2009. Para validar a robustez dos diversos componentes, os testes iniciais foram realizados em pistas de terra deterioradas, típicas como as dos ralis mediterrâneos. Os testes de desenvolvimento continuaram em asfalto, terreno ideal para testar o desempenho, e em estradas de terra. No total, o DS3 R3 cobriu mais de 10.000 km em testes de desenvolvimento, divididos igualmente entre os diferentes tipos de pavimentação.

Vários pilotos fizeram parte dos testes. Todos eles com os mais variados níveis de experiência, diferentes preferências e estilos de dirigir, o que permitiu aos engenheiros acumularem dados que beneficiarão os futuros proprietários do DS3 R3. Todos os pilotos concordaram que o carro foi fácil de dirigir e salientaram três pontos fortes: o torque do motor 1.6 THP, o controle da caixa de câmbio semi-automática e a suspensão. O DS3 R3 oferece altos níveis de desempenho e parece que estabelecerá uma nova referência em sua categoria em rali.

CONSÓRCIO DO CAMINHÃO ACTROS DA MERCEDES-BENZ ALCANÇA RÁPIDO SUCESSO

Os caminhões pesados Actros 2546 LS 6x2 e 2646 LS 6x4 da Mercedes-Benz já fazem sucesso nas vendas via consórcio. Lançado em junho, o Plano Ultra Rodobens teve todas as 200 cotas do primeiro grupo vendidas em apenas 18 dias.

Um novo grupo já está em formação, contando com todas as vantagens do Plano Ultra Rodobens, com destaque para a garantia de entrega do Actros e uma viagem à Alemanha para o cliente e um acompanhante.

No Plano Ultra Rodobens, além de ter a garantia de entrega e tabela com preços diferenciados de fábrica, a contemplação é feita por sorteio ou lance livre, com diluição de até 50% do seu valor nas parcelas a vencer.

"Neste plano não há taxa de inscrição, fundo de reserva e nem taxa de transferência de cota. São muitas vantagens para a aquisição do Actros por meio de consórcio", explica José Antonio Cicote dos Santos, diretor executivo da Rodobens Consórcio.

Esse exclusivo e inédito plano desenvolvido para os caminhões Actros foi criado pela Rodobens Consórcio, numa parceria com a Assobens - Associação dos Concessionários Mercedes-Benz, com a Mercedes-Benz do Brasil e com os concessionários da marca. "Mais uma vez, estamos juntos, inovando na forma de facilitar a aquisição do caminhão zero quilômetro para os clientes. Este plano comprova o valor da sinergia do nosso trabalho", afirma o executivo.

GIGANTE EM TECNOLOGIA, SEGURANÇA E CONFORTO
Os caminhões rodoviários Actros 2546 LS e 2646 LS destacam-se no mercado brasileiro como o gigante da Mercedes-Benz em tecnologia, segurança e conforto. Suas principais inovações baseiam-se nas avançadas tecnologias Telligent® da marca, como sistema de orientação de faixa de rolagem, sistema de controle de proximidade, assistente ativo de frenagem e freio eletrônico com ABS e ASR. Entre os seus equipamentos de segurança incluem-se também freios a disco em todas as rodas e retarder.
Actros rodoviário introduz novos padrões de conforto e operação, que contribuem para um melhor desempenho do motorista. Este é o caso da inédita cabina leito Megaspace (com piso totalmente plano e altura interna de 1,92 metro e largura de 2,26 metros), da suspensão a ar e do câmbio PowerShift totalmente automatizado sem pedal de embreagem, o único de série em sua categoria.

CADEADOS PADO BMW PARA MOTO GANHAM PRÊMIO IDEA AWARDS 2010

Mais uma vez a parceria exclusiva entre a PADO e a BMW DesignWorks USA rende grandes conquistas, desta vez, internacional. Os cadeados para moto, resultados desta parceria e desenvolvidos especialmente para o mercado de duas rodas, conquistaram o Prêmio International Design Excellence Award - IDEA Award - um dos mais consagrados e disputados prêmios de design do mundo, considerado um passaporte VIP para o bom desempenho no mercado internacional. A PADO conquistou bronze, sendo que a última edição do prêmio obteve mais de 1500 concorrentes, de 25 países, além dos norte-americanos, com 204 premiados.

Os cadeados para moto apresentam design com a ergonomia ideal, tornando-o pratico para o dia a dia e estão disponíveis no mercado com dois modelos inéditos - Stone e Rock - que atendem todas as motos, desde as de menores cilindradas até as de alta performance.

Os novos cadeados para moto foram desenvolvidos especialmente para se fixarem diretamente no disco de freio, localizado na roda. “Um dos grandes diferencias da PADO no mercado de ferragens é que sempre buscamos criar produtos que atendam diversos segmentos e, além disso, que também ofereçam segurança, qualidade, praticidade e, acima de tudo, tranquilidade para o consumidor”, afirma Alexandre Zanatta, diretor comercial e de marketing da PADO. “A conquista de mais este prêmio é resultado dos nossos investimentos em grandes parcerias e também do cuidado que temos em desenvolver produtos que atendam as reais necessidades dos nossos clientes. É gratificante ganhar mais este reconhecimento internacional”, completa o executivo.

Os cadeados apresentam corpo em alumínio, sistema de chave multiponto antiviolação, cilindro revestido com capa e tampa em aço inox, resistente à corrosão e intempéries. Os novos cadeados PADO BMW podem ser encontrados nas principais revendas do País pelo 0800 701 4224 ou pelo site www.pado.com.br. O preço médio é de R$110,00, a depender da revenda.

GOODYEAR ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DA REVISÃO DOS PNEUS ANTES DA VIAJEM PARA AS FÉRIAS

Companhia dá dicas e orientações para você aproveitar com segurança as viagens com a família

Com a chegada das férias aumenta o número de viagens e veículos automotivos que circulam pelas rodovias do país. Mas, para desfrutar deste período de descanso não basta só entrar no carro e “pegar a estrada”, a revisão geral nos veículos de passeio é necessária e importante para evitar imprevistos e aumentar a segurança de toda a família. Pensando nisso, a Goodyear oferece as principais dicas e orientações para uma viagem mais segura e prazerosa.

“É comprovado que os cuidados básicos com a manutenção do veículo podem proporcionar uma viagem segura e mais tranquila para toda família. Além disso, para garantir que o pneu tenha o desempenho esperado a revisão deve incluir a verificação da pressão de ar e se há necessidade de balanceamento, alinhamento e rodízio dos pneus. A verificação do peso ideal de carga que o veículo e os pneus suportam também deverá ser respeitado”. Explica Patricia La Porta, Gerente de Marketing Pneus para Automóveis e Camioneta da Goodyear.

SEGUEM AS PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES DA GOODYEAR:

Escolha o pneu correto: Verifique se o desenho da banda de rodagem, o índice de carga e o símbolo de velocidade, são compatíveis com o recomendado pela montadora verificando o manual do fabricante do veículo, sempre respeitando essa recomendação em caso de reposição.

Nunca misture pneus de marcas, medidas, tipo de construção (radial ou convencional) e desenhos da banda diferentes, bem como pneus novos com usados ou reformados. E, por último, se repor apenas dois pneus, instale-os no eixo traseiro do veículo.

Verifique a pressão de ar: Por ser um dos fatores críticos que afetam o desgaste do pneu e, conseqüentemente, sua vida útil, a pressão de ar deve ser checada semanalmente ou, no máximo, a cada 15 dias. Muito importante é checar a pressão quando os pneus estão frios, de manhã, evitando que o pneu rode longas distâncias e usar a pressão especificada pelo fabricante do veículo.

Balanceamento: O balanceamento das rodas deve ser feito sempre que for realizada a troca dos pneus, o rodízio (que deve acontecer a cada 5 mil quilômetros) ou algum reparo no pneu ou na câmara de ar. Outros indícios de que o serviço deve ser feito são sinais de vibração ou desgaste irregular na banda de rodagem. Ele é importante porque rodas desbalanceadas danificam os pneus, diminuem sua vida útil e provocam desconforto ao dirigir.

Alinhamento: O alinhamento é indicado para oferecer uma eficiência maior da rodagem do pneu, melhor dirigibilidade e eficiência na hora de esterçar. A maneira mais simples de saber se há necessidade de alinhamento é prestar atenção se os pneus estão cantando nas curvas e se os volantes ficam tortos nas retas.

Rodízio: O rodízio deve ser feito a cada 5 mil quilômetros, indicado para compensar diferenças em desgastes, permitindo um aumento em quilometragem e em eficiência e proporcionando boa estabilidade, especialmente em curvas e freadas. Importante: o primeiro rodízio do veículo é o mais importante. Cada veículo possui um esquema específico de rodízio (dependendo do tipo de tração, tipo de veículo, etc), portanto o ideal é consultar um revendedor oficial para saber qual é o esquema recomendado para o seu.

Outras informações sobre pneus e manutenção podem ser obtidas por meio do telefone de atendimento ao consumidor da Goodyear ou pelo site:

SAC: 0800 72577638
http://www.goodyear.com.br

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