domingo, 22 de agosto de 2010

.:. RALLY DOS SERTÕES 2010 .:. 22-08-2010

GUILHERME SPINELLI CONQUISTA SEU TERCEIRO TÍTULO DO SERTÕES

AO LADO DO NAVEGADOR YOUSSEF HADDAD, PILOTO É O PRIMEIRO NA CATEGORIA CARROS
KLEVER KOLBERG TERMINA EM SEGUNDO E PAULO NOBRE "PALMEIRINHA" É O TERCEIRO

Fotos: TheoRibeiroeEliseoMiciu /http://www.webventure.com.br/

Spinelli conquista tricampeonato no Sertões ao lado de Youssef Haddad

Klever Kolberg e Flávio França se sagram vice-campeões

Palmeirinha/Luiz Palu termina em terceiro no Sertões

Foram 4.486 quilômetros de desafios, aventuras, muita poeira e adrenalina. A partida em Goiânia (GO) contou com 60 carros e 120 competidores. Destes, apenas um seria o campeão do 18º Rally Internacional dos Sertões. Coube ao experiente Guilherme Spinelli, o Guiga, ao lado de seu navegador Youssef Haddad (Mitsubishi Triton RS), a honra de ficar com o título da edição de 2010 da maior prova fora de estrada do Brasil, seu terceiro na competição.

O vencedor de 2003 e 2004 voltou após duas edições ausente. Depois de uma dura disputa com Klever Kolberg ao longo dos dez dias de prova, chegou a Fortaleza na sexta-feira (20/08), como campeão. "É demais ganhar o Rally dos Sertões. O mérito é de toda a equipe, do Youssef Haddad, que foi um excelente navegador, e também do carro. A Triton RS se mostrou um carro muito resistente e o equipamento tem que ser perfeito para vencer uma prova longa e difícil como é o Sertões", afirmou Guiga.

Como a maioria dos competidores das quatro categorias do rali, o piloto também destacou a etapa maratona, quando os competidores não podem receber apoio da equipe após uma especial, como uma das mais difíceis. "O Sertões é um rali muito difícil como um todo, mas destaco a etapa maratona e o penúltimo dia de prova como os pontos chaves deste ano. O Sertões é um desafio gigante e estou muito feliz por superá-lo", comemorou.

Segundo colocado este ano e primeiro na categoria etanol, Klever Kolberg estreou uma nova parceria com Flavio França (Mitsubishi Proton) e fez questão de enaltecer o trabalho da equipe como um todo. "Valeu muito. Não fossem os problemas da roda, que me fez parar algumas vezes para trocar pneus, talvez tivéssemos vencido na geral. Mas devo dizer que esta edição do Sertões superou todas as minhas expectativas, assim como o carro que tivemos. Eu gostaria de agradecer a ProMacchina por ter preparado esse equipamento fantástico, gostoso de guiar e muito rápido. O time todo fez um trabalho sensacional e teve muita coragem para tomar essa iniciativa. Pena que só pudemos sentir o gostinho de estar na liderança, e não a confirmamos no final. De qualquer forma, foi uma honra pilotar este carro por esta equipe", disse.

Considerado pelos pilotos como um dos melhores carros do Sertões, o BMW X3 foi conduzido por Paulo Nobre, o Palmeirinha, e navegado por Luiz Carlos Palu, ao terceiro lugar. O fanático torcedor do alviverde paulista fez um balanço do Rally dos Sertões 2010. "De todos os anos em que participei do Sertões, este foi o mais light. A etapa maratona que, normalmente, é um divisor de águas, foi paz e amor. Recebemos algumas penalizações, com isso ficamos muito atrás e não conseguimos nos recuperar. De todos os dias, o penúltimo foi o mais duro, mas o carro é muito bom e conseguimos andar muito bem", analisou.

112 VEÍCULOS COMPLETAM O RALLY DOS SERTÕES 2010

A 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões cumpriu o prometido e apresentou aos seus competidores um dos roteiros mais difíceis de sua história.

No duro percurso de 4.486 quilômetros por seis Estados - Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará - em dez dias de prova, muitos veículos enfrentaram dificuldades e não chegaram à capital cearense nesta sexta-feira.

Dos 155 que largaram - 70 motos, 60 carros, 15 quadris e 10 caminhões - no dia 11 de agosto, 112 conseguiram chegar ao Beach Park - 47 motos, 45 carros, 12 quadris e oito caminhões.
CONFIRA O RESULTADO EXTRA-OFICIAL DA ESPECIAL SOBRAL (CE) - FORTALEZA (CE):
1º) Jean Azevedo/ Emerson Cavassin - (Mitsubishi L200 EVO) - 01h15min21s1
2º) Paulo Nobre (Palmeirinha)/Luiz Carlos Palu - (BMW X3) - 01h15min54s6
3º) João Antonio Franciosi/ Rafael Capoani - (Sherpa) - 01h16min12s1
4º) Marlon Koerich/ Deco Muniz (Sherpa V2) - 01h17min32s7
5º) Guilherme Spinelli /Youssef Haddad - (Mitsubishi Triton SR) - 01h19min59s3
6º) Cristian Baumgart/Beco Andreotti - (Mitsubishi L200 Triton) - 01h20min12s9
7º) Marcos Baumgart/ Kleber Cincea - (Mitsubishi L200 Triton) - 01h22min012s1
8º) Sven Fischer/ João Luiz Stal - (Mitsubishi Pajero Full) - 01h22min58s6
9º) Elson Cascão/ Elson Meneses - (Sherpa V2) - 01h23min11s7
10º) Rodrigo Meimberg/ Luis Eckel - (Mitsubishi TR4R) - 01h23min12s1

CONFIRA O ACUMULADO GERAL DOS CARROS - EXTRA-OFICIAL:
1º) Guilherme Spinelli /Youssef Haddad - (Mitsubishi) - 25h39min39s0
2º) Klever Kolberg/Flavio Marinho de França - (Mitsubishi) - 25h54min58s2
3º) Paulo Nobre (Palmeirinha)/Luiz Carlos Palu (BMW) - 26h20min21s6
4º) Cristian Baumgart/Beco Andreotti - (Mitsubishi) - 26h50min27s9
5º) João Antonio Franciosi/ Rafael Capoani - (Sherpa) - 26h57min44s6
6º) Luiz Facco/Silvio Deusdara - (Mitsubishi) - 27h53min34s0
7º) Riamburgo Ximenes /Stanger Welerson Eler - (Mitsubishi) 28h05min07s9
8º) Jean Azevedo/ Emerson Cavassin - (Mitsubishi L200 EVO) - 28h12min05s6
9º) Richard Vanders/ José Spacassassi - (Sherpa V2) - 28h38min32s1
10º) Reinaldo Varela/ Eduardo Bampi - (Mitsubishi Pajero Full) - 29h02min52s0

Com patrocínio de Petrobras, Gillette Desodorantes e Camargo Corrêa, a 18ª edição do Rally dos Sertões contou com o apoio dos Estados de Goiás, Tocantins e Ceará e do Ministério do Esporte através da Lei de Incentivo ao Esporte. O evento teve supervisão da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

SERTÕES FAZ TRÊS CAMPEÕES MUNDIAIS

DAVID CASTEAU, MARC COMA E RAFAL SONIK SAEM DE FORTALEZA COM MAIS UM TÍTULO MUNDIAL EM SUAS BAGAGENS

O francês David Casteau ficou em quarto no geral de motos

Marc Coma conquistou seu quarto título na categoria motos acima de 450 cm³

Rafal Sonik fez sua estréia no Rally dos Sertões em grande estilo

Desde 2005 o Rally dos Sertões ganhou status internacional ao valer pontos para os Mundiais Cross Country para motos e quadriciclos. E, na (20), em Fortaleza, depois de 4.486 quilômetros percorridos em dez dias desde Goiânia (GO), o segundo maior rali do planeta e maior aventura do fora de estrada brasileiro consagrou três pilotos como campeões mundiais.

Foi o quarto título de Marc Coma na categoria motos acima de 450 cm³ de cilindrada, o primeiro do francês David Casteu na 450, e do polonês Rafal Sonik, o "Super Sonik", nos quadriciclos.

Com sua KTM 690, o espanhol Marc Coma fechou um ciclo em grande estilo. Já tricampeão mundial e bicampeão do Dakar, o Rally dos Sertões era o único título que faltava ao piloto de 34 anos. De quebra, conquistou o tetracampeonato mundial. Na temporada, ele venceu os ralis da Sardenha, Tunísia e Abu Dhabi.

Seu concorrente mais próximo na luta pelo título, o polonês Kuba Przygonski, seguiu Coma até o Brasil e foi o terceiro colocado no geral do Sertões, tendo acumulado mais 20 pontos na tabela do Mundial. No entanto, com apenas a disputa do Rally dos Faraós, no Egito, a ser completada, ele só pode chegar a 75 pontos. Coma já acumula 100 pontos e confirma, assim, o tetracampeonato.

"Disputar o Sertões valendo pelo Mundial é extremamente importante porque ao mesmo tempo em que conta pontos, ele também prepara para o Dakar. As outras etapas que temos no campeonato são mais curtas, o equivalente a uma especial do rali brasileiro. E aqui, se quiser ir bem ao Mundial, tem que ir bem aos dez dias. É a etapa mais longa do campeonato", observou Coma.

Mesmo sendo quarto colocado no geral da 18ª edição do segundo maior rali do planeta, o francês David Casteau sagrou-se Campeão Mundial de Rally Cross Country FIM (Federação Internacional de Motociclismo) na categoria para motos com até 450 cm³ de cilindrada, somando 88 pontos contra apenas 25 do italiano Andrea Mancini.

Rafal Sonik fez sua estréia no Sertões em grande estilo. Venceu e acumulou mais 25 pontos na tabela do Campeonato Mundial de Rali Cross Country e mesmo a uma etapa do fim da temporada, ele não pode ser mais alcançado pelo russo Dmitry Pavlov, que não veio ao Brasil. O polonês acumula 90 pontos contra 57 do segundo colocado.

IRMÃOS CASSOL FAZEM DOBRADINHA E FATURAM DISPUTA DE CAMINHÕES

MARCOS LEVA A MELHOR SOBRE VANDERLEI ENTRE AS MÁQUINAS LEVES

ULYSSES MARINZECK FOI O CAMPEÃO DE 2010 ENTRE OS CAMINHÕES PESADOS Marcos Cassol é o campeão na disputa dos caminhões
Vanderlei Cassol/Lelio Júnior são vice-campeões entre os caminhões
Felício Bragante comemora com equipe

Os pesos pesados do Rally Internacional dos Sertões mais uma vez foram dominados pelos caminhões Ford F-4000. A equipe Território 4x4 conquistou a dobradinha ao sagrar o caminhão 406 de Marcos Cassol, Rodrigo Mello e Davi Fonseca (Ford F4000) campeão da 18ª edição da prova e colocar o trio formado por Vanderlei Cassol, Lelio Carneiro e Henrique Oliveira (Ford F4000) na segunda colocação.

Apesar da disputa entre os dois irmãos, o título e o vice-campeonato foram muito comemorados por todos. "Tive tudo o que uma pessoa precisa em um rali: uma equipe sensacional, um chefe maravilhoso, que foi o Edu Piano, um equipamento à altura e a cabeça para administrar os momentos difíceis. E dentro do caminhão tive outra peça fundamental que foi o Davi, um navegador tricampeão do Sertões, com quem tive a honra de dividir mais um título", comemorou Marcos.

A disputa com o irmão, dentro da mesma equipe, também foi lembrado pelo campeão. "O mais difícil neste rali foi dentro de casa, literalmente. Ter um irmão como companheiro de equipe, com o mesmo equipamento, é difícil. Mas aprendemos desde pequenos que tudo que a nossa família fazia era pensando na união, pregando amizade, companheirismo, e trouxemos isso para dentro de nossos caminhões. Espero ter espalhado essa atitude no rali, principalmente na nossa categoria, que tem crescido muito nas últimas edições do Sertões. Agora quero comemorar e voltar para casa", complementou.

Mesmo tendo sido superado pelo irmão, Vanderlei ficou muito satisfeito com a segunda colocação. "Minha estratégia foi diferente do restante dos pilotos, pois eu tomei duas punições de uma hora logo nas duas primeiras etapas. Então, enquanto todos pensavam em poupar o equipamento na etapa maratona, a minha tática foi forçar ao máximo o ritmo o tempo todo. Com duas horas de desvantagem, era o mínimo que eu tinha de fazer. Entrei no Jalapão ocupando a quinta posição do acumulado e saí em segundo lugar. Pena que já não dava mais para alcançar o meu irmão. Parabéns à Dunas Race pela 18ª edição do Sertões. São 18 anos de muita emoção e adrenalina. O trajeto da penúltima especial foi a mais completa que já vi na história deste rali", analisou.

Completando os três primeiros, mais um caminhão da categoria leve. Felício Bragante/Ricardo Costa/Nelson Corder (Ford F4000) completaram os 4.486 quilômetros entre Goiânia (GO) e Fortaleza (CE) menos de três horas atrás dos campeões.

O trio formado por Ulysses Marinzeck, Cesar Botas e Adriano Silva (Ford Cargo 1722), campeão entre os caminhões pesados, terminou em quinto no geral e comemorou muito o título da categoria. "Conseguimos chegar até o final com o caminhão perfeito, sem forfetar (não completar uma especial), sem quebras. Não vencemos nenhuma prova na geral dos caminhões, mas fomos constantes, com o nosso jeitinho mineiro. O caminhão está super confiável, e temos uma equipe maravilhosa. A harmonia do trio se encaixou no segundo dia, mesmo com o novo navegador", analisou Ulysses.

CONFIRA O RESULTADO EXTRA-OFICIAL DA ESPECIAL SOBRAL (CE) - FORTALEZA (CE):
1º - Vanderlei Cassol/Lelio Carneiro/Henrique Oliveira (Ford F4000) - 01h29min52s7
2º - André Azevedo/Maykel Justo/Ronaldo Pinto (Mercedes Benz Atego) - 01h30min04s7
3º - Kenner Santos Garcia/Ronie Von Silva (Ford F250) - 01h30min16s1
4º - Felicio Bragante/Ricardo Costa/Nelson Corder (Ford F4000) - 01h30min58s1
5º - Marcos Cassol/Rodrigo Mello/Davi Fonseca (Ford F4000) - 01h34min39s6 6º - Guido Salvini/Weidner Moreira/Fernando Chwaigert (Mercedes Benz Atego 1725) - 01h38min19s5
7º - Luciana Bragante/Roberlena Moraes/Carla Martin (Ford F4000) - 01h39min08s3
8º - Ulysses Marinzeck/Cesar Botas/Adriano Silva (Ford Cargo 1722) - 01h44min21s3

VEJA O RESULTADO EXTRA-OFICIAL ACUMULADO DOS CAMINHÕES
1º - Marcos Cassol/Rodrigo Mello/Davi Fonseca (Ford F4000) - 27h55min44s1
2º - Vanderlei Cassol/Lelio Carneiro/Henrique Oliveira (Ford F4000) - 30h03min52s1
3º - Felicio Bragante/Ricardo Costa/Nelson Corder (Ford F4000) - 30h49min20s8
4º - Kenner Santos Garcia/Ronie Von Silva (Ford F250) - 32h41min19s6
5º - Ulysses Marinzeck/Cesar Botas/Adriano Silva (Ford Cargo 1722) - 32h47min51s1
6º - Guido Salvini/Weidner Moreira/Fernando Chwaigert (Mercedes Benz Atego 1725) - 33h38min40s6
7º - Luciana Bragante/Roberlena Moraes/Carla Martin (Ford F4000) - 37h00min18s6
8º - Edu Piano/Solon Mendes/Marcos Alves (Ford Cargo 1722 4x4) - 39h44min58s2
9º - Amable Barrasa /Marcos Macedo (Ford F4000)- 42h48min50s8
10º - André Azevedo/Maykel Justo/Ronaldo Pinto (Mercedes Benz Atego) - 42h49min28s5


"TEMOS CONDIÇÕES DE TER O MELHOR RALI CROSS COUNTRY DO MUNDO", DIZ MARCOS MORAES

ORGANIZADOR DO RALLY INTERNACIONAL DOS SERTÕES COMEMORA SUCESSO DE MAIS UMA EDIÇÃO E EXALTA COMPETITIVIDADE DA PROVA ENCERRADA NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA (20)Marcos Moraes faz balanço positivo da 18ª edição da maior prova off-road do País

A 18ª edição da maior prova off-road do Brasil terminou na última sexta-feira (20), após 4.486 quilômetros percorridos ao longo de dez dias entre Goiânia (GO) e Fortaleza (CE). Para Marcos Moraes, organizador do rali, a disputa em todas as categorias foi um dos destaques de 2010. Outro destaque do Rally Internacional dos Sertões foi sua impacável organização e nível de segurança -- algo que foi extensamente elogiado pelos participantes, em especial os estrangeiros.

Estes últimos, aliás, garantiram metade dos títulos máximos entre os quatro tipos de veículos que disputaram a corrida. O espanhol Marc Comas e o polonês Rafal Sonik levaram para seus respectivos países os troféus de campeões na categoria geral das motos e dos quadricilos.

"Fazia tempo que não tínhamos em todas as categorias uma competitividade tão grande como tivemos neste ano. Nos últimos anos, tivemos carros com uma tecnologia mais avançada do que o que tínhamos aqui no Brasil, e essas equipes eram superiores, era praticamente um carro de Fórmula 1 competindo contra um Stock Car. Neste ano, conseguimos equilibrar isso. As equipes dos carros alternavam a liderança do rali a cada dia. Até o oitavo dia, os cinco primeiros colocados ainda tinham chances de ganhar. Isso aconteceu também nas motos, categoria na qual sempre tivemos a presença de grandes pilotos internacionais, mas os pilotos brasileiros também já tinham acesso à mesma tecnologia, colocando-os em igualdade de condições, e fazendo com que a disputa fosse acirradíssima. Nos quadris o Rafal (Sonik, polonês) quebrou a hegemonia dos pilotos nacionais no Sertões. Foi a primeira vitória de um estrangeiro na categoria. Já nos caminhões, tivemos os pesados chegando próximos dos leves na disputa pelo título, tornando-a bem diversificada e completa. Enfim, foi uma ótima maneira de comemorar 18 anos do Rally dos Sertões", comentou.

Ainda falando sobre a maioridade da prova, Moraes relembrou como o Sertões cresceu e como o Brasil progrediu ao longo destes 18 anos de aventura. "Realmente foi um grande desafio, um longo tempo se passou nestes 18 anos. Aprendemos muitas coisas, mas o que mais marcou pra mim foi ver como as fronteiras do Brasil cresceu. A cada ano, a gente sobrevoa cada região e consegue enxergar melhor o nosso País, e o quanto está que está crescendo. Percebemos cidades pequenas com infra um pouco melhor, as áreas agrícolas sempre se desenvolvendo, e eu, que ando pelo Brasil afora há 18 anos, percebo um crescimento muito significativo nesta questão social, de infra-estrutura, estradas... enfim, nisso houve de fato uma evolução muito importante. Os caminhos pelos quais passamos, o tamanho do nosso País, pudemos provar que temos condições de ter aqui, no Brasil, o melhor rali cross country do mundo", afirmou.

Ao falar especificamente da prova deste ano, Marcos fez uma análise sobre as dificuldades do percurso enfrentado pelos competidores este ano, levando em conta o baixo número de abandonos, se comparado há anos anteriores.

"Os quatro primeiros dias do rali foram de velocidades médias e com menos quebradeiras, com menores dificuldades. Isso fez com que um maior número de pilotos chegasse ao final. Da metade para o fim todos estão mais acostumados com o ritmo da prova, com menos adrenalina e pensando na chegada, isso faz os pilotos terem mais precaução e evitar problemas. Acredito que fizemos um bom roteiro. Há alguns anos, as equipes de apoio dos pilotos não tinham tanto acesso para realizar o resgate, e neste ano conseguimos trazer mais pilotos à chegada", revelou.

Acesse o site do evento: www.sertoes.com

Nenhum comentário: